Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

01 – IDENTIFIQUE UMA “LAVAGEM CEREBRAL” – Durante a Guerra da Coreia (1950-1953), os soldados americanos capturados pelos inimigos coreanos eram submetidos a um processo que os faziam mudar de lado, passando a lutar contra seus conterrâneos. Os cientistas batizaram este processo de “lavagem cerebral”, dando origem a uma expressão usada até hoje para designar pessoas que mudam repentinamente de comportamento.

Há duas formas de submeter alguém a uma “lavagem cerebral”: através de torturas e privações, quando a vítima perde a capacidade de raciocinar e passa a crer naquilo que lhe é dito e ensinado, tal ocorre nos casos de guerra e sequestro. A outra forma é através de “intensivão”, que geralmente ocorre nos casos que envolvem religião e política. A vítima é submetida a horas seguidas de leituras e atividades ligadas a uma ideologia. O objetivo é envolver tanto a pessoa que o cansaço dela o impeça de pensar. A fragilidade da vítima também contribui para a lavagem cerebral. Pessoas que passaram por algum problema tornam-se mais vulneráveis. Outra artimanha utilizada pelos que promovem lavagens cerebrais é associar sensações com ideias. Eles pegam alguém que está com muita fome e, enquanto o alimentam, professam a nova ideologia. O inconsciente deste pessoa irá associar a nova ideologia a uma coisa boa. Muitos são os exemplos que poderíamos citar envolvendo esta associação entre boas sensações e ideais, mas deixaremos que o leitor as imagine.

Feita a lavagem, a manutenção se torna mais fácil. Há, sobretudo, o induzimento constante para que a pessoa se sinta diferenciada. Pregam a constante diferenciação entre “nós” e “eles”, mostrando que “nós” somos incontestáveis e “eles” representam o errado e o perigo. Tal, inclusive, deve ser alardeado, defendido e constantemente pregado.

Identificar uma mente blindada não é tão difícil, isso pode ser feito através do humor. Caso você brinque com alguém em razão de sua ideologia e este não aceite a brincadeira, tudo indica que ele foi vítima de lavagem cerebral.

Eu, particularmente, costumo brincar com alguns amigos petistas, perguntando sobre o mensalão, os dólares na cueca, o favorecimento aos bancos etc. Eles simplesmente sorriem e contra-argumentam. Caso tivessem a “mente blindada”, agiriam com exagerada parcialidade ou iriam embora. Ainda bem que não tenho amigos assim, mas sei de alguns desses casos por “ouvir dizer”. Apenas lamento.

Não precisa, entretanto, ter medo de ouvir novas ideias com medo de ser vítima de lavagem cerebral. Afinal, não precisamos ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ser persuadido e mudar de ideia não têm problema nenhum. Nossa vida está construída sobre o controle psicológico que as pessoas têm sobre as outras. A todo instante influências externas fazem com que mudemos nossa atitude, dos aspectos mais banais aos mais sérios.

 

Vejam os oito passos da “lavagem cerebral”:

 

1 – Controle de pensamento (a vítima é isolada da família e dos seus amigos);

2 – Hierarquia rígida (a autoridade do líder é absoluta e inquestionável);

3 – Mundo dividido (“nós” somos o bom e “eles” são maus, não há meio-termo);

4 – Delação premiada (confessar-se e apontar erros de alguém do grupo);

5 – Verdade verdadeira (a vítima é levada a crer que sua doutrina é a única detentora da verdade);

6 – Código secreto (uso de linguagens específicas e cifradas);

7 – Meu mundo e nada mais (o grupo é a coisa mais importante, até mesmo que a família) e

8 – Ninguém sai (inexiste vida feliz e completa fora do grupo).

 

As pessoas de mente sã conseguem facilmente trocar ideias e conviver com os desiguais, o que não ocorre com aqueles de “mente blindada”, que mantêm amizade apenas com as pessoas do mesmo grupo, não aceitando qualquer questionamento contrário a sua ideologia, seja política ou religiosa.

 

Há, ainda, a lavagem cerebral nos relacionamentos amorosos, onde uma pessoa muda completamente depois que passa a conviver com outrem, chegando, muitas vezes, a abandonar mãe, pai, irmãos e amigos.

 

OBS. Post feito com base em matéria publicada na mais recente edição da revista Superinteressante.

 

 

02 – TIO COLORAU ENTERTAINMENT – O drama 3 Macacos **** (2008), feito na Turquia, é um filme complexo, conceitual, mas mesmo assim tentador e envolvente. Desde seu lançamento vem conquistando prêmios mundo a fora. Na película, um empregado aceita assumir a autoria de um crime de trânsito cometido pelo patrão, um líder político, e por isso passa nove meses na cadeia. Na sua ausência muitas coisas acontecem na sua família, causando um retorno muito difícil, onde o silêncio e o faz-de-conta passam a ser a forma encontrada por todos para continuarem juntos. O nome do filme é baseado naquela conhecida fábula dos três macacos que tampam a boca, os olhos e os ouvidos.  

 

03 – CONHEÇA SEUS DIREITOS – Você sabe o que faz a Advocacia-Geral da União? Sabe ao menos onde ela funciona em Mossoró? Qual sua principal competência em nossa região?

Estas e outras dúvidas serão esclarecidas na edição de amanhã do programa Conheça seus Direitos (TV Mossoró, às 20h), onde o jornalista Marcos Antônio entrevistará dois procuradores federais lotados na Advocacia-Geral da União em Mossoró. Assistam e aprendam.

 

Ouvindo A FLOR DO MARACUJÁ, com CIDADE NEGRA, encerro esse post.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *