Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

6

 25092009-0141

 

Na última sexta-feira à noite, o presidente da OAB-Mossoró, advogado Humberto Fernandes, reuniu mais de uma centena de advogados no escritório do advogado Diógenes Neto, no bairro Santo Antônio. Na oportunidade, mostrou aos colegas o que já havia feito a frente da OAB-Mossoró e ouviu sugestões, críticas e elogios dos presentes, entre estes Paulo Fernandes, Lauro Gurgel e Olavo Hamilton.

 

Humberto Fernandes evitou dizer que a reunião tinha caráter de lançamento extra-oficial de sua candidatura à reeleição, mas confirmou que pretende ir para a disputa, contando, para tanto, com o apoio dos entusiastas e simpatizantes de sua gestão.

 

 25092009-0102

 

Já no COPÃO, após o evento, o advogado Humberto Fernandes disse que por pouco a classe não chegou a um consenso e saiu com uma candidatura única. Sem citar nomes, disse que o posicionamento de dois colegas advogados impediu uma eleição consensual e com chapa única.

 

 25092009-0191

 

As eleições para a presidência da OAB-Mossoró serão realizadas no dia 20 de novembro, com inscrições de chapas no próximo mês. Além do advogado Humberto Fernandes, que tentará à reeleição, já foi anunciada extra-oficialmente a candidatura da advogada Samara Couto.

 

Conforme um advogado com quem mantive contato no COPÃO, a disputa deste ano deverá ser bem acirrada, vez que a advogada Samara Couto – nora da deputada federal Sandra Rosado – contará com o apoio dos advogados Marcos Araújo, Paulo Gameleira, Tarcísio Jerônimo, entre outros.

 

Compartilhe

6 respostas

  1. Eita, essa sim é uma reunião de campanha. A foto mostra os presentes na reunião, diferente de uma foto que vi em um jornal relatando um encontro no travessia. Na ocasião mostraram apenas 5 pessoas em uma mesa, mas informaram que havia mais de 50 pessoas. Era para ter mostrado a foto da assembléia. Talvez nao mostraram porque nao tivesse as 50 pessoas, e sim apenas os 5 medalhoes que apoia a outra candidata.

  2. Prezado Erasmo,
    A convite dos amigos José Tarcísio Jerônimo, Paulo Luiz Gameleira, José Severino de Moura e Herbert Mota, estive na reunião do Travessia. Sou testemunha de que ali haviam pelo menos cinquenta pessoas, ou cinquenta advogados. E não se tratava de lançamento de candidatura, mas de uma conversa informal para se formar uma chapa de oposição, um direito, por sinal, de qualquer advogado que, atendidos certos requisitos legais, queira se lançar candidato.
    Não entendo o porquê do espanto de algumas pessoas ante o lançamento de uma chapa de oposição. As eleições da OAB no Estado do RN e na Subseção de Mossoró sempre foram marcadas por acirradas disputas. Passadas as eleições, quem ganha administra sem qualquer retaliação ou revanchismo de quem perdeu. Sempre foi assim. Quem deve ganhar, sempre, na verdade, são a OAB e os advogados.
    Quanto ao uso do termo “medalhão”, não sei a que se refere. Se for para designar advogado mais antigo, com mais tempo de atuação, supostamente mais forte economicamente, ou de escritório de maior tradição, então podemos dizer que há “medalhões” dos dois lados.
    Do fundo do coração, desejo que os advogados-candidatos Humberto Fernandes (da situação) e Samara Maria Morais do Couto (da oposição) façam uma campanha de alto nível, debatendo os assuntos que realmente interessam à categoria.
    Quantos haviam numa reunião e quem é ou não “medalhão”, isso realmente não interessa à campanha de nenhum dos dois.
    E boa sorte aos candidatos!

  3. Meus caros, Dr. Alcimar Antonio tem toda razão quando exprime o desejo que a campanha seja de alto nível. Creio que essa é, ou deveria ser, a aspiração de todos que fazem parte da situação ou da oposição. O lançamento de uma chapa de oposição é por demais legítima, típica da nossa democracia. Temos que discutir idéias para melhorar ainda mais nossa Ordem, bem como analisar o trabalho já desenvolvido e ainda verficar a contribuição que os atuais candidatos deram ao processo de fortalecimento da classe.

  4. Prezado Erasmo:

    Realmente foi uma reunião marcante. Repita-se: não foi ainda o lançamento da candidatura de HUMBERTO FERNANDES. Foi um grupo de advogadas/advogados que foram discutir o futuro da OAB.
    Quanto as fotos, ainda não retrataram totalmente, pois havia um grupo muito grande fora do pqueno auditório. A Rua Duodécimo Rosado e as cercanias das “caixas-d’água” e do cemitério ficaram totalmente tomadas pelos carros dos colegas.
    Finalmente, esclareça-se que os responsáveis por tamanha demonstração de apreço foram os vários grupos de apoio a HUMBERTO.
    Um abraço.

    Diógenes Neto – Advogado

  5. olá colegas:

    nosso escritório abriga um dos comitês de apoio a Dr. Humberto. Por isso a reunião lá. A grande participação das colegas e dos colegas foi fruto do chamamento de muitos amigos que entenderam a necessidade de fortalecer a OAB em sua marcha de crescimento. Não se tratou de uma reunião liderada por minha pessoa, apenas colaboro na coordenação e nossos 16 colegas advogadas e advogados estamos empenhados na consolidação da futura Vitória de HUMBERTO FERNANDES em Mossoró e região e Paulo Eduardo na direção estadual da OAB.

    Vânia Gomes Brito Diógenes – advogada

  6. Meu caro Daniel Victor,
    Sabes do apreço pessoal que tenho pelo nobre colega, independentemente de eleições e de seus resultados. Obrigado por endossar a corrente dos que querem ver um debate de alto e bom nível nessa campanha da OAB. Que percam todos os que pensam pequeno (e refiro-me às eleições da OAB como um todo, do Oiapoque ao Chuí)e que ao final vença, sempre, a nossa OAB, instituição de respeito e de enorme credibilidade.
    A campanha logo, logo estará nas ruas. Que bom! Os ventos da democracia trazem consigo o cheiro gostoso da liberdade de escolhas.
    Ao contrário do que diria um colega que conheces bem, não haverá gládio nesta disputa, mas apenas debates de idéias puxados por pessoas que, ao menos em tese, defendem os interesses da categoria e da instituição.
    Um forte abraço,
    Alcimar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *