Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

26

 

 O que diabos o presidente do Brasil quer se metendo numa briga que lhe é totalmente alheia?

 

Nessa disputa entre o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, com o presidente golpista, Roberto Micheletti, não se pode afirmar racionalmente quem está certo e quem está errado.

 

Manuel Zelaya é um Fidel Castro ou Hugo Chávez da vida, ou seja, um populista de esquerda. Pretendia se manter perpetuamente no poder, conquistando, para tanto, a simpatia da massa com programas assistencialistas e agradando, de outra forma, os grandes empresários e banqueiros. (qualquer semelhança com certo país tropical não é mera coincidência).

 

O presidente do Congresso e seu inimigo político, Roberto Micheletti, prevendo o golpe na democracia prestes a acontecer, promoveu o golpe militar, o que também é errado.

 

Não caberia ao Brasil, de forma alguma, entrar nesta disputa dizendo quem está certo e quem está errado. É apenas mais uma trapalhada do nosso cômico e trágico Ministério das Relações Exteriores.

 

Compartilhe

26 respostas

  1. Caro Erasmo, fiquei bastante surpreso ao ler o que escreveu. bem, vamos aos fatos. 1. O que o presidente do Brasil quer se metendo nessa briga é cumprir o art. 4º da nossa Constituição: “Princípio da Defesa da Paz, Princípio da Solução Pacífica dos Conflitos, etc. 2. O fato do presidente Zelaya ser amigo dos presidentes Fidel Castro e Hugo Chávez, ou ser “Populista de Esquerda” como você bem frisou, não se constitui em nenhum demérito e muito menos motivo para um Golpe de Estado. (Sugiro que leia alguma biografia de Fidel Castro). 3. A proposição de alteração Constitucional para implantar a reeleição é algo legítimo nos regimes democráticos e as opiniões contrárias possuem métodos democráticos para criticar ou sugerir, ou mesmo, os tribunais para interpelações.

  2. Pois é, só falta agora os EUA, que é de longe o nosso maior parceiro econômico, perceber a estupidez que o Lula cometeu quando trouxe de volta o Zé Laya para Honduras na tentativa de dar um golpe na Constituição hondurenha, pois, quem deve dizer se está certo ou errado aquele normativo são os hondurenhos, ademais, o dito polemico dispositivo constitucional hondurenho foi criado justamente para se evitar a perpetuação no poder. Acredito que o Lula deve pedir socorro urgentemente a ONU na tentativa agora de limpar a sujeira de seus aloprados. Não vejo como o Brasil colherá algum bom fruto ao final dessa crise.

  3. O nosso Douto Erasmo carlos tremendão….Tio Colorau, continua com seus “equívocos” a se manifestar tal e qual um alter ego da nossa “grande mídia”. Caro amigo, precisas conhecer um pouco que seja da história das nossas américas especialmente a nosssa américa latina, e,aí, quem sabe, o senhor poderia emitir um juízo de valor mínimamente ponderado com relação ao que acontece em honduras, na venezuela e, especialmente sobre a história cubana que o senhor não só não conhece como faz questão de desconhecer.

    A propósito o senhor leu, viu e (ou) ouviu uma linha sequer da nossa grande mídia, sobre a releição do Sr. URIBE (presidente Constitucional da Colombia) que acaba de aprovar o processo de sua reeleição para o terceiro mandato. Lá não é golpe já na venezuela…é golpe é populismo de esquerda e quanto adjetivos mais os interesses obscuros e inescusáveis possam utilizar.

    Acorda cara pálida, pois a américa latina já acordou e tomou as rédeas do seu destino, que, bem ou mal terá decisões oriundas de um processo democrático, decidido e ungido pelos seus próprios filhos e irmãos e não pela CIA e pelos IANQUES, como acontecias há algumas décadas passadas com o silêncio e a cumplicidade quase absoluta dos grandes meios de comunicação que sob a direção e o beneplácito das nossas ignorantes, golpistas e putrefatas elites comandavam toda a canalhice.

    ACORDA IRMÃO, POIS DESCONHECER A HISTÓRIA É PERDER A OPORTUNIDADE E A BUSSOLA QUE NOS AJUDARIA A CONSTRUIR UM FUTURO NÃO DE MEIA DUZIA, MAS DE UMA NAÇÃO E DE UM CONTINENTE HISTORICAMNETE SANGRADO PELOS INTERESSES DOS COLONIZADORES DO PASSADO,E, ESPECIALMENTE DOS NEO-COLONIZADORES….do presente EUA.

    UM ABRAÇO

    FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO

  4. Só vejo um grande erro do Brasil nesse episódio: deixar o presidente Zelaya usar a nossa Embaixada, que é território brasileiro, como escritório político e dali convocar seguidores a fazerem manifestações políticas. No mais nada de absurdo, não concordo que o governo brasileiro esteja se metendo em assuntos soberanos daquele país, apenas o Itamaraty e o presidente emitem, daqui, suas opiniões a respeito do ocorrido, pois nem mesmo os Diplomatas brasileiros lá em Tegucigalpa emitem qualquer nota a respeito dos acontecimentos. Agora ameaçar de invasão o território brasileiro naquela capital seria um absurdo. É o mesmo que uma declaração de guerra, atitude a qual o Brasil sempre foi contrário, pois somos uma nação acustumada a usar meios pacíficos para resolver problemas diplomáticos.

  5. Erasmo,

    Gosto de quase tudo do que escreves, acho você um cara inteligente, bem humorado e até mesmo sagaz… Mas, desta vez acho que você perdeu uma grande oportunidade de ficar calado!!! Que fora em véie!!! Tem certos assuntos que por não entendermos muitíssimo bem é minhoca lá.

  6. Não concordo que seja uma trapalhada. Trapalhada é confundir um governo “populista de esquerda” com com ditatorial. Democracia é o governo onde a vontade da maioria se sobrepõe à da minoria. Se a maioria quer um governante 20 anos no poder, por que não? Se foi esse mesmo povo que criou sua Constituição, por que ele não pode mudá-la? Por que só os governos “não-populistas de direita” podem ser reeleitos? É errado passar 8, 10, 15 anos governando uma nação? Tony Blair passou dez anos a frente da Grã-bretanha num governo de democracia indireta. O povo não o elegeu, e sim um colegiado, esse sim, eleito pelo povo. E nem por isso chamaram-no de ditador.

    Os governantes de todo o mundo tem o dever de defender a democracia intransigentemente, e o Brasil faz parte desse mundo. Todos nós temos a obrigação de defender a democracia. Se um governo foi eleito pela maioria, só pode ser derrubado pela maioria e não por um grupinho que não foi eleito pela maioria. Parabéns ao Governo Brasileiro pela posição de não omissão diante dessa ameaça à democracia!

  7. Se a reeleição do Brasil tivesse sido aprovado dorante o governo LULA tinha sido golpe mais como foi FHC não tem nada.

  8. Perguntar não ofende!

    Qual nação do chamado mundo democrático, governado por político de direita, centro ou esquerda, reconhece a legitimidade do atual “governo” de Honduras?

  9. Caro Erasmo,

    Agradeço por publicar na íntegra o meu comentário anterior… Se estivéssemos na em Honduras isto não seria possível. Hoje em Honduras existe uma espécie de AI-5 jurrasico.

    Para os que defendem os golpistas, informo alguns dados interessantes: Honduras possui os piores índices de desenvolvimento econômico entre todos os países da América Latina. 70% da população é analfabeta ou semi-alfabetizada. 90% da receita do país advêm da atividade agrícola (matéria prima sem valor agregado), isso faz com que cerca de 4,8 milhões de pessoas (65% da população economicamente ativa) atuem nesse setor da economia.

    Os principais produtos agrícolas destinados à exportação são: café, banana e camarão e os EUA consomem sozinhos tão somente 90% de toda a exportação Hondurenha. O que os golpistas pretendem é manter indefinidamente este “status quo” perverso e suicida onde apenas 2% da população possui 95% de toda a renda do pais.

    O Brasil possui atualmente uma condição de liderança inquestionável em todo o mundo, principalmente na América Latina. Por sermos um povo pacifico, temos uma diplomacia que é respeitada e ouvida por todas as facções e ideologias em todo o Globo, podemos e devemos assumir esta posição de liderança e de mediadores antes que algum radical o faça (Chaves ou Uribe. Nenhum pais reconheceu até agora o governo golpista de Honduras, nem os EUA reconheceram.

    O discurso de Lula na ONU condenando o golpe foi aplaudido de pé por quase cinco minutos.

    Gostaria de sugerir ainda a leitura de dois títulos bem interessantes:

    1) As Veias abertas da América Latina de Eduardo Galeano

    2) História Secreta do Império Americano, A – John Perkins

    Obrigado pelo espaço.

  10. Estou com os amigos:Pablo Vinícius Barros , FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO, Antonio, Allison Araújo e vejos a colocação do Tio Coloral uma povocação a nós que somos leitores ou fussadores do vosso blog pra nos se manifestar…para bater mais um record de comentarios…..

  11. Eu não acredito que li isso!

    Mas para quem defendia os escandalos de Adail Vale e familia..
    não era de se esperar outra coisa…

    Vc é apenas mais um oportunista a procura de um lugar ao sol!

  12. Tio, você está coberto de razão, o que é que quer um País que se diz Democrático e tem na sua Presidência um mal assessorado e arrogante se metendo em assuntos Soberanos de outros Países? Quer aparecer arranjando confusão para os brasileiros que residem em Honduras? Tanto o Zelaya quanto o Micheletti foram eleitos pelo mesmo partido político de Direita hondurenha, acontece que diferentemente de Micheletti que segue rigorosamente os preceitos constitucionais de seu País, o Zelaya foi na onda de Chavez e tentou sem sucesso dar um golpe na Democracia de Honduras, tentando fazer um plebiscito/consulta popular com a intenção de se reeleger Presidente novamente, mas, está previsto na Constituição Hondurenha como crime a incitação popular ou qualquer forma de ato que sugira o instituto da reeleição, significando que o povo de Honduras não está afim de ditador do tipo Chaves, Morales e quase o Brasil, onde só com os rumores dessa conversa, a re-re-reeleição, a maioria dos Parlamentares e o povo brasileiro repudiaram o que era e é desejo/sonho dos aloprados do Lula. O Brasil perdeu a oportunidade de ficar quieto e não mostrar essa faceta tola, infantil e boba do querer aparecer de um Presidente que figurará na História Política Brasileira como detentor de Mandato de Governo mais corrupto. Nem seus grandes amigos, o Sarney e Collor foram tão ousados nesse quesito.

  13. Prezado Erasmo,
    Curto muito teu blog mas quando vc tem que falar do Presidente Lula sempre comete o erro de se deixar levar pela emoção… assim fica impossível para você fazer algum comentário equilibrado quando se trata do Presidente rs rs rs

  14. O grande defeito de Lula é ser nordestino, ter nascido pobre, ter passado fome, não ter uma formação de nível superior e mesmo assim ter chegado a presidência de uma das nações mais ricas e populosas do planeta e hoje sentar à mesa com todos os poderosos e falar com a mesma autoridade que estes. Certamente os mais de 80% de aprovação pessoal são só de analfabetos e miseráveis, pois os intelectuais, banqueiros, mega-empresários e principalmente a grande mídia não o aprovam. Por que será? Será pelo seu jeito simples de falar a linguagem do povo? Por que durante toda a história da República só tivemos intelectuais governando, não houve corrupção, não existiam miseráveis, havia uma exemplar distribuição de renda, a democracia reinou, principalmente entre 64 e 85 e mesmo assim não conseguimos chegar ao nível de desenvolvimento e reconhecimento internacional que agora chegamos?? Sejamos racionais, uma coisa é ser oposição, outra coisa é simplesmente ser do CONTRA. É mais louvável errar e ser criticado por ter tentado a ter consciência de que podia fazer e ter sido omisso.

  15. e democracia é fechar a da embaixada quando algém bater???

  16. e democracia é fechar a porta da embaixada quando algém bater???

  17. Impressiona a quantidade de gente que deixa de comentar uma notícia para comentar o Blogueiro. Gente, o Blogueiro não é a notícia. Ele é portador da notícia. E portador não merece pancada. A opinião que ele apresenta não é verdade absoluta de massa, ou seja, de todos. É apenas a verdade dele, a do blogueiro. Quem não concorda, não precisa esculhambar, basta apenas de forma elegante como faz com frequencia o nobre Rui Nascimento, apresentar seus argumentários contrários. Se o Erasmo não gosta de Lula, ele está sendo sincero a ele mesmo. Ele escreve e fica com a consciência tranquila. Ele não é obrigado a gostar do que você gosta. Aliás, jamais. Este tema é apenas para exemplificar. A todos os outros, aplica-se a mesma idéia. PORTANTO, CONSIDERO UM TANTO POBRE DE CONHECIMENTO, DE ESPÍRITO E TAMBÉM CULTURAL O CARA SE LIGAR EM CRITICAR O BLOGUEIRO PORQUE ESTE TEM OPINIÃO CONTRÁRIA A SUA. Esquece que ele tem opinião, porque é um direito dele assim como o seu. Por fim, se não tem capacidade para discordar com elegãncia, apresentando argumentos claros e concisos, o melhor é ficar calado, porque do contrário termina por expor uma pobreza de espírito muito grande.

  18. Caro RUI NASCIMENTO, de todos os comentários postados com relação ao destrambelhado comentário-editorial do Tio colorau, o seu foi o que mais se encaixou no chamado tempo-espaço.

    É isso, não estamos na HONDURAS do democrata Roberto Michelete, e, exatamente por este detalhe podemos debater, discordar e enriquecer o debater sobre qualquer assunto, inclusive sobre a ditadura do barbudo nordestino LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA….

    SEGURA PEÃOOOOOOOOOO…..FUI!!!!

    ADORDA TIO COLORAU….SENAÃO TU PERDES A COLORAÇÃO…

    UM ABRAÇO

    FRANSUELDO VIERIA DE ARAÚJO.

  19. É isso ai, respeito á liberdade de expressão e educação em primeiro lugar e, vamos que vamos.

  20. Sem qualquer intenção ou propósito de criticar sua posição e a dos leitores divergentes. Acho que o que deve ser louvado é a liberdade de expressão. Você entende que o caso de Honduras foi uma trapalhada e alguns leitores entendem que não. Como é bom viver isso, as idéias que digladiam, ora mais feroz, ora mais amena. E em pensar que há poucos anos, nos porões da ditatura, isso nos era vetado a “mão de ferro” e sob o “fio da espada”. Então vamos fazer valer o que foi conquistado a duras penas, onde muitas vidas foram ceifadas para que hoje possamos viver com plenitude a “Liberdade”. Sejamos verdadeiros “sentinelas” desta conquista que muitas vezes o Poder (Executivo, Legislativo e Judiciário) tenta nos surrupiar.

  21. Obrigado pelas referências aos “web-companheiros” (isso existe? rs rs), CÉZAR ALVES e FRANSUELDO VIEIRA, realmente costumo deixar minhas humildes opiniões a respeito de aglguns temas e não gosto criticar, contestar ou reprovar opiniões contrárias, pois ninguém está obrigado a compartilhar das mesmas idéias nem a gostar das mesmas pessoas, políticos ou seja lá do que for. Ter opiniões próprias e poder expressá-las é o que torna este espaço tão democrático e importante, posso não concordar com um ou outro posicionamento, porém isso não me dá o direito de usar grosserias contra quem quer que seja. Entendo que o assunto em pauta é bastante polêmico, por isso mesmo às vezes o nível de discussão se excede um pouco, mas nada que não possa ser contornado, afinal percebe-se que as pessoas envolvidas na discusão são todas bstante esclarecidas, o que eleva o nível do debate.

  22. Lula e um grande presidente mais nesta ele errou feio,colocando o Brasil em saia susta,

  23. Desta vez Lula errou feio. Antes de apoiar a entrada de Zelaya na embaixada do Brasil em Honduras , era para ter a certeza de que estava fazendo a coisa certa. A embaixada brasileira está servindo de esconderijo para Zelaya que não está preocupado com a nossa reputação. Lula jamais deveria ter dado apoio àquele indiciplinado de Honduras, todos os países têm suas normas, Zelaya como Presidente sabia o que poderia acontecer se continuasse com essa atitude de querer mudar a constituição a seu favor. O Brasil agora está correndo um grande risco de ser desmoralizado, se a embaixada Brasileira for invadida, não temos moral suficiente para punir a invasão. O Presidente atual de Honduras Micheletti tem o apoio da cúpula política e até mesmo da igreja. O Brasil não deveria estar se envolvendo em assuntos internos de Honduras, a democracia de lá não está em risco, pelo contrário ela respeita a constituição. Também é normal que Zelaya tenha seus seguidores, afinal ele foi eleito pelos hondurenhos. Já era para ter começado um processo político para nova eleição, já que Zelaya não tem mais como voltar ao poder. democracia de verdade exsiste assim, onde o presidente seja punido caso inflija a costituição do seu país.

  24. Não me era estranho esta posição por parte do gonverno brasileiro, se ao menos uma vez ele fizesse uma critica ao ditador CHAVES que vem ao longo do seu governo acabando com a democraçia.

  25. quen euso quero sabe diondi eu vin quenhen mia mai pofavo quero saba quenhe meupai quero sabe meiretisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *