Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

4

 

Dia desses o governo federal intencionava taxar as poupanças que tivessem saldos superiores a R$ 50 mil. A justificativa era que muitas pessoas estavam deixando de investir nos fundos de renda fixa para guardar seu dinheiro na poupança, que passou a ser mais rentável em razão das altas taxas cobradas pelos bancos nas operações de renda fixa. Mais uma vez o presidente Lula da Silva mostra que valoriza os banqueiros em detrimento da classe média.

 

No caso acima, por que o governo não força os bancos a baixarem as taxas cobradas nas operações de renda fixa? Seria muito mais lógico.

 

Para completar o massacre à classe média, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que o governo enfrenta dificuldades para efetuar a restituição do imposto de renda dos contribuintes. Costumeiramente esta restituição é feita em sete lotes mensais, sempre de junho a dezembro. Neste ano, os cinco primeiros lotes trouxeram apenas 30% das restituições, ou seja, o governo teria que pagar 70% dos contribuintes nos lotes de novembro e dezembro. Teria. O ministro Guido Mantega já disse que não tem os R$ 15 bilhões para pagar estes 70% de contribuintes.

 

A solução encontrada pelo governo foi estender o pagamento para 2010, em três novos lotes (janeiro, fevereiro e março), algo até então inédito no Brasil. Ante a ira da classe média, o presidente Lula da Silva disse que se tratava de “falta de compreensão” (frise-se que Lula recebeu sua restituição no primeiro lote, em junho). Até quando o governo Lula da Silva vai massacrar a classe média para favorecer banqueiros e grandes empresários? 

Compartilhe

4 respostas

  1. Na primeira parte do seu comentario fica claro a sua deficiencia com os numeros, só pegaria ” que não vai mais” 1% das aplicações qur creio que não corresponde a classe madia do Brasil que é bem maior e a diferença da poupança para os demais fundos de inverstimento é que a poupança tem remuneração quase que fixa e não depende da taxa basica de juros que grasas ao governo Lula esta chegando proximo de valores aceitaveis.

  2. Um governo, que de fato, efetivamente faz chegar aos verdadeiramente necessitados em seu dia-a-dia a maior distribuição de renda já ocorrida neste país e o senhor ainda tem a pachorra e a fleuma de chamar de governo do banqueiros….ou banqueiros prá o senhor seriam os que teriam bancas no mercado…mercado da cobal e vendem, frutas carnes, verduras etc…é isso…!!!??? ou não mais estarei entendendo nada, ou seria saudades das doações quando do desgoverno de FHC, essas sim aos banqueiros vampiros de plantão em nosso Brasil …lembra-se do aliado dos senhores Salvatorre Cattiola….só esse levou quando na era FHC 2 (Dois) bilhões de doláres, lembra senhor ou está sendo acometido pela amnésia seletiva muito comum ao tucanato.

    A propósito quem investigou, buscou de todas as maneiras repatriar os valores desviados pela corja do tucanato durante a era do Principe da Sorbone, quem…quem foi….

    Há um lembrete para o tucanato… o Senhor….Salvatorre Catiola está devidamente encarcerado em presídio de segurança no Rio de Janeiro,e, quem envidou todos sos esforços para prendê-lo……!!!!????

    Quanto aos demais pontos…não cabe analizar perfumaria…bijuteria…pois em economia devemos ter como prioridade o todo e não meia duzia que sempre foi prioridade das prioridades dos senhores udenistas …golpistas emperdenidos de plantão…

    NÃO ESQUEÇA QUE BEM AO CONTRÁRIO DA MAIORIA DOS GOVERNOS ANTERIORES, NOSSA PAUTA DE GOVERNO SE DIRECIONA À MAIORIA DA SOCIEDADE ESQUECIDA E VILEMPIADA EM SEUS DESEJOS, SONHOS E DIREITOS, E, O MAIS É BÁ…BLÁA BLA´AA,AA,,A,A,,A,A,!!!!!!

    Um abraço…Caro Tio Colorau…

    Quem sabe uma Pepsi com limão não o faça acordar por alguns minutos…..

    FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO

  3. O grande problema (ou vantagem) no caso da poupança é que o rendimento mínimo da poupança é garantido por lei (0,5% ao ano) e para operações em renda fixa não há. Com a diminuição das taxas de juros os grandes fundos vão começar a achar os investimentos mais seguros (como títulos do governo) menos atrativos em termos de rendimento (além das altas taxas) e conseqüentemente deixar de emprestar para o governo.
    As taxas de administração só diminuirão com a concorrência, como o Banco do Brasil e outras administradoras de fundos de fundos já fizeram este ano (inclusive aplicações que algumas adminstradoras não cobram taxas), e acredito que há muito pouco como o governo forçar a diminuírem as taxas de administração, acho que estimulando a concorrência.
    O caso é que na atual realidade do Brasil, quem quiser ganhar mais, vai ter que em renda variável.
    Acredito que o governo deva desitir deste projeto de taxar a poupança, pelo menos neste e no próximo ano, pois o desgaste político seria muito grande.

    ————————————————————

    Agora mudando de assunto, gostaria apenas de registrar que lia o blog com mais freqüência quando não tinha tendências política. Era mais divertido, com informações inteligentes que não aparecem com frequência de outros blogs ou de outros sites informativos, com conteúdo bem próximo do nosso dia a dia. Não estou deixando de ler, mas apenas diminuindo a freqüência de leitura.

    É apenas um feedback.

  4. Pois é, além desse arrocho na classe media, a moda agora é jogar dinheiro pelo ralo anti-social, inventar acompanhamento de obra no Nordeste em qualquer fase desta(no caso da transposição, esta ainda não atingiu 5% da sua confecção)mas, tendo com esse pretexto, carregar á tiracolo a peso pesadissima Dilma, numa tentativa desesperada em fazer com que ela atinja, pelo menos no Nordeste, a marca de 50% de aceitação popular, que desespero, que coisa não? Tio, gostaria de saber quando o Lula incentivou ou implantou algum NOVO(eu disse novo) perímetro irrigado no Nordeste do Brasil, você sabe? Acredito sim, que o Lula sendo muito mais ortodoxo do que FHC foi junto a Economia brasileira, encaixa-se/acomoda-se de vez ao gosto do capitalismo selvagem, ao gosto burguês e, essa é a cara do Lula e não é a realidade social de nosso País.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *