Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

6

 1408

Era a época do bordão “Onde a Arena (partido que sustentava a ditadura militar) vai mal mais um no nacional”. Foi assim que o Potiguar de Mossoró se tornou o único clube do interior do Rio Grande do Norte a participar da primeira divisão do futebol brasileiro. A façanha completa 30 anos em 2009.

Nos anos 1970 e 80 o Campeonato Brasileiro era uma verdadeira “casa da mãe Joana”. Certame com 40 times era considerado “enxuto”.

A competição de 1979 teve a participação do Potiguar graças a uma vitória do “Príncipe” sobre o rival Baraúnas em uma seletiva.

O Campeonato Brasileiro de 1979 é especial não pela participação do time mossoroense, mas por ter sido o certame com o maior número de participantes (94), ter tido o único campeão invicto que é o Internacional que naquele ano se tornou o primeiro time a chegar a três títulos brasileiros.

Apesar do status de ter participado da elite, nenhum gigante do futebol brasileiro passou pelo gramado do “Nogueirão”.

Diante do exagerado número de clubes na competição, a CBF optou por formar chaves regionais. O Potiguar caiu num grupo com dez equipes, todas do Nordeste.

A estréia do time mossoroense foi um empate por 0x0 com o CSA/AL no “Nogueirão”. O segundo jogo foi no dia 30 de setembro, mais uma vez em casa. O Ferroviário impôs a primeira derrota do “Príncipe” (2 x1). O compromisso seguinte foi um empate em 1 x 1 com o ABC em Mossoró.

A primeira vitória de um time do interior do Rio Grande do Norte na elite do futebol brasileiro foi um grande feito. Foi 1×0 sobre o Fortaleza na capital do Ceará. Na volta para casa mais uma glória: vitória por 1×0 sobre o América/RN. Enchendo a torcida de esperança de uma histórica classificação.

Uma seqüência de três partidas fora de casa trouxe decepção ao alvirrubro. Primeiro um empate em 0x0 com o Itabaina/SE e depois duas derrotas para o Leonico/BA por 2×0 e 3×0 para o CRB. De volta ao “Nogueirão” o Potiguar voltou a perder desta vez por 1×2 para o ASA/AL.

O potiguar fez sete pontos (na época a vitória valia 2) e ficou na 8ª colocação da chave que levou cinco times a segunda etapa. O único time do Rio Grande do Norte que seguiu na competição foi o ABC.

Na classificação geral do Campeonato Brasileiro de 1979 o Potiguar ficou em 75° lugar.

Para quem duvidar desse feito basta pesquisar o ranking geral do Campeonato Brasileiro (só vale participações na primeira divisão) onde o time mossoroense aparece em 119° lugar.

 

novembro2009 162

OBS. Aos domingos, o jornalista Bruno Barreto (foto acima) abrilhanta este espaço com curiosidades do futebol. Você leu o terceiro texto publicado. Um parceria que vem recebendo muitos elogios.

Compartilhe

6 respostas

  1. O nome do clube baiano em destaque é o Leônico e não Leôncio.Parabéns,estás abrilhantando o blog do Tio Colorau.

  2. Muito bom Bruno parabens, so faltou dizer a escalação do time, fazer jus aquele timaço

  3. Obrigado Genildo e Karly. Karly, o nome “Leônico” foi grafado corretamente. Genildo, infelizmente meu material de pesquisa em relação a esse assunto não tinha a ficha técnica dos jogos. Até tentei alguma informação com o pessoal mais antigo, mas ninguém sabia. Alguns sequer lembravam do fato e outros disseram que era mentira. KKK. Tenho a impressão de que Odilon (o “baixinho bom de bola”) e Ananias eram os destaques, mas não tive a confirmação dos mais experientes.

  4. ESTE É O TIME MACHO!!! FOI, É , E SEMPRE SERÁ O MELHOR TIME DO MUNDO!!!

  5. VALEU pela atenção bruno, cá pra nós e pra todos rs, vc torce pro nosso time macho né? valeu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *