Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

corrupcao

A revista IstoÉ da semana passada trouxe uma matéria desalentadora sobre a corrupção no Brasil. Os dados e as informações trazidas pelos repórteres mostram que o desvio de dinheiro público neste Florão da América está longe de acabar. Os órgãos de fiscalização, como os tribunais de contas, não possuem estrutura para impedir o mau uso das receitas públicas. Outro ponto a favor dos corruptos é a certeza da impunidade, vez que as ações que apuram crimes contra a administração pública costumam durar anos e anos.

Uma informação interessante trazida pela revista, após consulta à Controladoria-Geral da União, é que o grosso da corrupção está nos pequenos desvios, e não nos grandes escândalos. A soma de todos os desvios existentes nos pequenos municípios representa uma dinheirama incalculável. São licitações fraudadas, notas fiscais falsas, recibos forjados, ou, a apropriação pura e simples.

Não raro, o governo federal libera recursos para a construção de uma obra e os administradores municipais simplesmente embolsam o dinheiro, pois sabem que a fiscalização é falha e até mesmo inexistente. Como os órgãos competentes não conseguem impedir o mau uso do dinheiro público, cabe ao cidadão se organizar em grupo e fiscalizar pari passu a aplicação das receitas públicas. Muitas ONGs já foram criadas com este propósito, merecendo destaque a Amarribo, que já conseguiu grandes feitos contra prefeitos corruptos.

Se ficarmos apenas sentados jamais conseguiremos diminuir a roubalheira que toma conta do país, pois os órgãos existentes para este fim são ineficientes. O fim da corrupção começa por cada cidadão consciente.

Compartilhe

2 respostas

  1. Então, que o Brasil sempre foi considerado um País não sério, não é novidade prá ninguém, agora, fazer apologia á corrupção é inadmissível, e pior quando se constata explicitamente o mau exemplo do Governo Federal que assumiu de publico ser “NECESSÁRIO” fazer “ACORDOS” com os “JUDAS” do Congresso, com isso, imagine quem são os MENSALEIROS, os SANGUESUGAS……. os ALOPRADOS DO LULA? É a banalização do mau exemplo partindo com força de cima pra baixo, assim fica difícil reparo, né não?

  2. Todos tem seu preço, uns cobram pouco e outros muito. Deixamos a hipocresia de lado, todos nós somos passiveis de corrupçao. O que deve existir é fiscalizaçao e penas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *