Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

4

 celibato

Na semana passada a Diocese de Santa Luzia de Mossoró completou 75 anos de existência. Foi fundada – inicialmente apenas Diocese de Mossoró – em 18 de novembro de 1934, por decisão do Papa Pio XI.

A data é propícia para refletirmos sobre o papel da igreja católica na sociedade. Desde tempos idos os dogmas vindos do Vaticano provocam polêmicas e muitas discussões.

Em Mossoró, a igreja católica desempenha importante função social, sobretudo com os projetos que buscam tirar crianças e adolescentes do submundo das drogas. A catequização em si também contribui com uma sociedade mais saudável, pois uma pessoa temente a Deus, dedicada a igreja, tem menores possibilidades de cometer crimes e se transformar num inimigo da sociedade.

Por outro lado, a igreja perde fieis por causa de seu conservadorismo exacerbado, o qual proíbe padres de se unirem em matrimônio, condena o aborto e prega o não uso de preservativo. Há alguns meses, a imprensa noticiou o caso de uma criança de nove anos que foi barbaramente estuprada e depois, com autorização do pai, abortou o feto gerado naquele ato criminoso. Na época, a sociedade ficou revoltada com o estuprador e depois com a atitude da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que excomungou o pai da criança e os médicos que fizeram o aborto, nada fazendo em desfavor do perverso estuprador.

São atos assim que afastam a sociedade da igreja católica, cada vez mais vista como uma instituição arcaica e desconhecedora da realidade atual. O celibato é outra regra que confronta com o bom senso. A própria Bíblia, em 1Tm 3.1-7, traz as características que deve ter um bispo e entre elas está a fidelidade a sua esposa. Enquanto a igreja católica não se reciclar ela continuará perdendo seu rebanho.

Compartilhe

4 respostas

  1. A Igreja católica não perde fies e sim infieis, pois quem conhece a Igreja e dela participa, tendo conhecimento de seus documentos, principalmente de sua opção preferencial pelos pobres, e sua doutrina social, jamais deixará a igrteja católica

  2. sou catolico não praticante por causa desse conservadorismo idiota, no caso desse epsódio o estrupo de uma criança de onzi anos, condenar o pai e os medicos e absorver o estrupador…

  3. No campo prático e social, a Igreja Católica desempenha importante papel na diminuição das misérias sociais, e tem feito um bom trabalho em países da África. De outro lado, em matéria de fé e espiritualidade, é notório que ela vem perdendo fiéis para outras religiões. Isso porque a sociedade evolui, os costumes mudam, e a Igreja Católica ainda permanece conservadora em alguns assuntos, como: proibição de mulher se ordenar, celibato, indissolubilidade do matrimônio, etc. Sem falar na questão de seus dogmas, como inferno, purgatório, pecado, castigo de Deus, que durante tanto tempo amedrontaram a humanidade. Hoje, como as pessoas estão cada vez mais informadas e esclarecidas, aforta ao bom senso essa ideia distorcida e medieval de Deus. Por isso que as outras religiões, notadamente a Doutrina Espírita, estão crescendo bastante no Brasil e no mundo, uma vez que apresentam à sociedade a imagem de um Deus menos carrancudo e mais bondoso e misericordioso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *