Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

1408

OS MAIORES DE CADA TIME – Em alguns times o assunto melhor de todos os tempos tão unanimidade que não é preciso nem dar maiores detalhes. É o caso do Santos. Em outros, a polêmica é grande.

peleh

Definir os maiores jogadores da história dos clubes não é tarefa fácil. É preciso levar em consideração vários critérios como conquistas de títulos, comando do time em sua época mais vitoriosa e a relação com a torcida.

Em alguns times a junção de todos esses fatores não traz maiores discussões. É caso do Flamengo com Zico. Já times como Fluminense carecem de uma definição mais clara a respeito de quem é o maior jogador de sua história. Para uns é Rivelino que comandou a “Máquina Tricolor” dos anos 1970, para outros essa honra cabe a Telê Santana (atuou no time nos anos 1950) ou a Assis (astro do tricampeonato carioca e do título brasileiro de 1984). Garrincha é o maior jogador da história do Botafogo antes de tudo pelo que ele representa. Foram apenas 5 títulos do “Anjo das Pernas Tortas” com a camisa alvinegra (foram três cariocas e dois Rio/São Paulo). O Vasco é um caso a parte. Analisando friamente o maior jogador da história do “Gigante da Colina” seria Romário pelas conquistas que ele teve com o time, mas suas declarações de amor ao rival Flamengo sempre despertou desconfiança em São Januário. Por isso a honra de maior jogador do time fica para de Roberto Dinamite. É consenso.

Nos times de São Paulo volto a afirmar que é perda de tempo escrever sobre o Santos. No Palmeiras Ademir da Guia é o maior de todos os tempos. No São Paulo a honra é de Rogério Ceni. É no Corinthians é que a polêmica reside. Para muitos deveria ser Rivelino, para outros Sócrates, mas se for levado em consideração conquistas não há o que discutir: o nome é Marcelinho Carioca. O polêmico “Pé de Anjo” comandou o “Timão” nas seguintes conquistas: 4 paulistas, 1 Copa do Brasil, 2 brasileiros e 1 mundial.

Apesar de não ter participado das conquistas dos títulos do Cruzeiro na Libertadores Tostão é o maior jogador da história cruzeirense por um simples motivo: o Cruzeiro dos anos 1960 comandado por ele mudou o eixo da rivalidade em Minas Gerais que até então era entre América e Atlético. Já o Atlético se enquadra naqueles casos de dificuldade para definir o maior de todos os tempos. Para uns é Reinaldo, para outros Dadá Maravilha.

No Rio Grande do Sul é fácil identificar. Para quem torce pelo Internacional o cara é Falcão. Já para os gremistas o ídolo é Renato Gaúcho (autor dos gols do título mundial de 1983), apesar de sua identificação com o futebol carioca.

No Rio Grande do Norte vou me limitar aos dois grandes de Natal e aos times de Mossoró. No ABC o maior de todos os tempos é Alberi, vencedor da Bola de Prata da Placar em 1972 com a camisa do alvinegro de Ponta Negra. No América é Souza. Já no Potiguar o nome é Canindezinho, principal jogador do título estadual de 2004. No Baraúnas aponto Cícero Ramalho pela mítica campanha da Copa do Brasil de 2005.

Quem discorda disso apresente os argumentos nos comentários ou no e-mail [email protected].

Compartilhe

2 respostas

  1. Na minha opinião, o ex-botafoguense ROBERTO DINAMITE não tem comparação alguma com outro jogador que já tenha usado o manto sagrado do VASCO DA GAMA – RJ, pelo menos nas últimas quatro décadas; é “hors concour”. Ainda em minha opinião, a diferença para o segundo – quem quer que seja – é abissal, e foram vários os grandes nomes do futebol que já jogaram no VASCO DA GAMA – RJ; a ordem seria mais ou menos esta: ROBERTO DINAMITE – BEBETO – EDMUNDO – VALDIR – SORATO, para deixar em cinco (na minha lista Romário não entra). Da época do primeiro campeonato mundial do VASCO DA GAMA – RJ (1948) há vários nomes, que vão ficar para sempre na memória, dado o time absolutamente imbatível que era o VASCO DA GAMA – RJ, embora nunca os tenha visto jogar.

  2. Cada craque em seu tempo, os tres que voce citou foram perfeito, o Canindé foi o unico a ser goleador e levar o time macho ao titulo, e isso faz a diferença, infelizmente o que fica marcado é o titulo, os grandes nomes ficam apenas pelo seu bom futebol, Odilon, Dequinha, etc etc tc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *