Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

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CONDENAÇÃO – A juíza de Direito Welma Menezes, de Governador Dix-sept Rosado, proferiu sentença (processo n.º 140.05.000398-3), condenado o ex-prefeito Gilberto Martins (PMDB) a (1) ressarcir o erário em R$ 680 mil, (2) perda da função pública, (3), suspensão dos direitos políticos por seis anos e (4) proibição de contratar com o poder público por cinco anos. A decisão só tem efeito após o trânsito em julgado (quando não couber mais recurso), o que deverá ocorrer daqui a uns 10, 15 anos.

Histórico – Neste processo, o ex-prefeito foi acusado de fraudar licitação para compra de medicamentos. 

TRINDADE – Garibaldi Filho (PMDB) apoiará a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) ao governo do Estado para tornar seu PAI, Garibaldi Alves, senador da República. Ele também já transformou seu FILHO, Walter Alves, em deputado estadual. Depois do pai, do filho, falta apenas o espírito santo. Coisas da oligárquica política potiguar.

ENSINO PÚBLICO MUNICIPAL – De uns dias para cá tive oportunidade de conversar com três profissionais de ensino que trabalham em escolas municipais da rede pública. Todos elogiaram bastante a administração Fafá Rosado, sobretudo pela constante preocupação em qualificar professores, diretores e secretários. Eles reconheceram que há problemas em algumas escolas, sobretudo de ordem estrutural, mas são casos isolados. No geral, a educação do município vai bem. É bom saber disso, é bom ouvir sempre os dois lados.

ZÉ DIAS, O DESTEMIDO – Depois de lutar incessantemente para que não houvesse investimentos no sistema de abastecimento de água de Mossoró e região, o que mais se esperava era que o deputado estadual José Dias (PMDB) passasse um bom tempo sem andar por aqui. Aconteceu justamente o contrário. Na quarta-feira à noite ele estava lépido e fagueiro na festa do padroeiro São Sebastião, em Governador Dix-sept Rosado. Na oportunidade, era ciceroneado por alguns líderes peemedebistas locais, com os quais Zé Dias têm forte ligação.

VESTIBULAR – É preciso cuidado para que o nível de nossas universidades públicas não caia por causa das cotas e vantagens para estudantes de escolas públicas. Há cursos onde as vagas estão ficando quase exclusivamente para quem é oriundo da rede pública de ensino, mesmo com pontuação baixa. Concordo com a existência de um sistema de cotas, mas deve haver equilíbrio, para o bem do ensino público superior. Afinal, faculdade é lugar para as pessoas que se dedicam aos estudos.

AUDIÊNCIA PÙBLICA – No próximo dia 19 de janeiro, às 9h, na Câmara Municipal de Upanema, haverá uma importante audiência pública sobre a BR-110 (Mossoró-Upanema). É de suma importância a participação de toda a sociedade. Dizem que, formalmente, esta BR é asfaltada, mas quem transita pelo local se depara com uma péssima estrada de barro. Vamos todos lotar a Câmara Municipal de Upanema para tentar entender este mistério de anos.

MAIS – Ao longo do dia outras PÍLULAS serão incluídas neste post.

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16 respostas

  1. Pois é, e viva as “Onivecidade”, esse é o País desenvolvido anunciado aos quatro cantos pelos aloprados do Governo do PT. Será que o Lula está certo em querer saltar ou ignorar a etapa mais importante do ensino educacional humano? O Governo Lula deveria tratar de forma extremamente responsável as primeiras formações educacionais, é repetitivo e obvio mas, primeiro qualificando e remunerando dignamente os Professores e em seguida criando condições reais para que a criança e o jovem tenham apoio logístico adequado ás suas necessidades educacionais. Quando não se tem parâmetro igualitário para que se mude de etapas na Educação, com certeza, uns pagarão caro pela incompetência de outros e, todos sofrerão com o descompasso do progresso científico e tecnológico de seu País. Só que esse processo é lento, o Lula sabe, e seus aloprados não podem esperar tanto tempo para queimar os recursos da Educação, então, sabendo que a fatura será cobrada após seu Governo, o Lula não se preocupa com o destino da Educação, se não bastasse o injusto sistema de cotas onde um preto pobre briga com um branco pobre e, ao final desse processo abarrotarão as Universidades brasileiras com semi-analfabetos(universitários que não sabem falar português, quiçá escrever), como querer que esses desvalidos do sistema educacional equivocado do Lula consigam qualificação e possam competir no mercado de trabalho? Pense num desmantelo grande? O Lula quer porque quer passar por cima do ensino fundamental e médio e lotar as Universidades, porque? De certo, na melhor das hipóteses ele imagina ser o Brasil isolado do resto do mundo, onde se formam Engenheiros, Médicos, Advogados……sem condição alguma de exercer a profissão aqui quiçá lá fora. Não venham me dizer ou querer dizer a alguém não alienado ou anestesiado pelas idéias de alguns alopradas do PT do Lula que, quem teve conhecimento precário no ensino fundamental e médio e teve que usar cotas ou algum desses atalhos criados pelo Lula para entrar na Universidade, não terá uma precária desenvoltura profissional. Naturalmente, imagine um universitário cursando Medicina que não tem idéia da função do complexo de golgi, mitocôndria, membrana plasmática, tecido epitelial,….ou qual a serventia da tabela periódica e seus elementos na utilização prática….ou, que mesmo tendo tido aula em laboratório científico não sabe o que é uma pipeta, sequer sabe qual a sua serventia, ou, onde uma simples palavra com “patologia” o deixa confuso, você acha que esse cara vai aprender na Faculdade o que é básico do ensino fundamental e médio? Só alguém muito ignorante aposta que um suposto Médico cirurgião cardíaco teve conhecimento do que é e qual a serventia de uma válvula mitral, artéria,…..,depois que entrou no curso de Medicina. Imagine um suposto profissional do Direito que entrou na faculdade e não sabia falar nem de longe a língua portuguesa, alguém acha que ele aprenderá a falar corretamente a língua portuguesa na Faculdade? Imagine quando esse suposto Advogado(já tem PLS tratando do fim do exame de ordem) interpretará corretamente um texto Legal? Se quebrar-mos a casca do ovo para que o pinto nasça, com certeza se este vier a sobreviver será descarte, então, racionalmente é inaceitável que alguém fique invalido ou venha á óbito num mesa de cirurgia por um erro medico ou que alguém perca uma fortuna ou seja condenado por um crime que não cometeu por erro na sua defesa e, pior é saber que esses tristes eventos ocorram por força da agonia de um dirigente que, quer seja por capricho e ignorância ou por não ter metas educacionais racionais possíveis de Governo ou mesmo por “força maior” junto aos seus aloprados, se deixar tanger por uma Política educacional equivocada que, com certeza, deixará todo Progresso tecnológico e cientifico brasileiro comprometido “até a tampa” por algumas décadas pelo surgimento dos “Dôtôris” da geração Lula. Alguém já viu isso acontecer num País dito desenvolvido?

  2. Tio Coloral, mas não fica 50% para quem é da escola públicas e a outra metade para quem vem das escolas particulares?

  3. Eudes Silva, muitos alunos oriundos de escolas particulares tiram notas excelentes nas provas e ficam de fora, enquanto isso alunos oriundos de escolas públicas conseguem vagas mesmo tirando notas baixas.

  4. Acertou na mosta, Tiago. O governo federal está visando apenas o nível superior. Quer a todo custo transformar o Brasil num país de doutores, mesmo que medíocres. Assim, para enfeitar estatísticas, pegue FIES, cotas, ProUni etc etc etc.

  5. O “Cientista polítco” Thiago holanda, apenas e tão somente expressou de forma inconteste todo o seu PRÉ-CONCEITO social e até racial da forma mais bizarra e emocional possível.

    Senhor TIago Holanda, por favor acorde pois a realidade social e política do brasil tupiniquim está deveras em processo de irrefreável revolução silenciosa, queira o senhor ou não.

    Senhor Tiago Holanda, apenas e tão somente me faça apenas um favor… repito apenas um favor, não tergiverse através de sinonímias de elucubrações de pretensos conhecimentos linguísticos e técnico-científicos sobre as mais variadas ciências, isso apenas faz aflorar, mais ainda, o quanto o senhor é um ser, politicamente reacionário, atrasado e avesso a qualquer processo de real mudança das estruturas políticas, econômicas e socias em nosso país.

    Senhor Tiago Holanda, aceitemos ou não, vivemos num país extremamente racista e, ademais com viés filosófico e ideológico pautado na exclusão social que permeia e confere a todas as ações individuais uma arraigada cultura do vale tudo, em que, no mais das vezes os indivíduos e (ou) “cidadâos” brasileiros constamente “confundem” individualidade com individualismo, desrespeito flagrante a lei com jeitinho, cultura com erudição, cidadania como exercício apenas dos direitos esquecendo os deveres, segurança pública com segurança individual, voto como moeda de troca, interesses coletivos com interesses de classe e (ou) individuais.

    Isso, Senhor Tiago Holanda, não aconteceu e não contece por acaso.

    Dada as nossas origens e a nossa formação histórica, política, econômica pautada numa dinâmica social, “educacional” e política extremamente autoritária e excludente, o que, gestou e amálgamou ao longo de séculos todos esses vícios e (ou) mazelas sócio-culturais há pouco nominados.

    Conhecer, de fato, um pouco da nossa história, o que via de regra sempre nos foi negado em face de um sistema educacional que ao longo de sua práxis menos educou e, mais catequizou.

    faria, não tenha nenhuma dúvida Senhor Tiago Holanda, com que muitas pessoas e (ou) cidadãos tais e quais, seres “pensantes” como Vossa Senhoria, terem um pensamento político com certeza mais equilibrado, ponderado e que, de fato, refletisse um mínimo que fosse de, não apenas conhecimento formal e técnico das questões da ordem social e política que são deveras complexas, e, mais ainda, quando a esses indívidos e (ou) cidadãos não foram facultados e disponibilizados através da história, uma estrutura educacional e de informação que minimamente lhes dessem oportunidades de reflexão que, como sabemos não é exatamente o que aconteceu durante a nossa história de Estado e nação, que concidência ou não, o primeiro, ou seja, O ESTADO, nasceu atrabiliariamente antes do segundo.

    Caro Tiago Holanda, o debate e (ou) a discussão, é, e sempre será salutar, pois de maneira alguma estou advogando o pensamento único, só que desconhecer a história e, mais ainda desconhecer os avanços em todas as áreas, que de fato, o país chamado brasil TUPINIQUIM e A nação brasileira (ESPECIALMENTE OS HISTÓRICAMENTE ALIJADOS DO PROCESSO POLÍTICO E (OU) SOCIALMENTE VILIPENDIADOS E ESQUECIDOS EM SEUS DIREITOS POLÍTICOS E INSTITUCIONAIS) É NÃO APENAS OLVIDAR A HISTÓRIA COMO, POR MÁ E (OU) IGNORÂNCIA, QUERER MUDAR E TRANSFORAM À FÓRCEPS UMA INSOFISMÁVEL REALIDADE ECONÔMICA, SOCIAL E POLÍTICA, OU SEJA, É, VERDEIRAMENTE TER A PRETENSÃO DE TRANSFORMAR O QUADRADO EM REDONDO E O BRANCO EM PRETO….

    OBS: CARO TIAGO HOLANDA… POR ÚLTIMO ESPERO SER COMPREENDIDO NAÃODO PONTO DE VISTA POLÍTICO, PORÉM QUE, O QUE EU QUE POSSA TER ESCRITO SEJA INTELIGÍVEL, seja em termos de mensagem formalmente compreendido POR VOSSA SENHORIA, para que possa ser objeto de apreensão e reflexão por Vossa senhoria.

    NÃO POSSUO NENHUM CONHENCIEMNTO LINGUÍSTICO…. EM FIM, DE FATO, ASSUMO, NÃO SEI ESCREVER….

    E, COMO DIRIA CAETANO….MÉTRICA, SINTAXE….NÃO É COMIGO.

    UM ABRAÇO E, SE POSSÍVEL TENTE ACORDAR DA LETARGIA QUE O PROCESSO IMPOSTO PELA CULTURA DO VALE TUDO E, PELA CATEQUESE POLÍTICO-EDUCACIONAL, infelizmente, IMPÔS E AMALGAMOU AO LONGO DO TEMPO EM SEU PENSAMENTO FILOSÓFICO.

    FRANSUELDO VIERIA DE ARAÚJO

    OAB/RN. 7318

  6. zé dias deu as caras em governador dix sept rosado será que ele está pensando que vai tirar 1200 votos como antigamente,se bem que dos que prometeram e não cumpriram ele foi o que menos prometeu,teve gente que prometeu até trazer uma fabrica de cimento para dix sept rosado,ouvimos isso no dia da inaguração da caixa dágua com essa promessa a senhora tambem arrastou muitos votos em governador.será que agora ela vai prometer d construir salinas em governador ou montar uma plataforma de petroleo no poço das pedras.

  7. vixi, o cabra hj ta danado, jejejeje.

    Vou mandar o caridoso do coqueiro comprar uma cx de skol e matar uma penosa, semana que vem vamos lá. jejejeje

  8. No que se refere ao Ensino Público Municipal, devemos analisar os indicadores que aferem à qualidade do mesmo através do IDEB,PROVINHA BRASIL, PROVA BRASIL E SAEB, só assim saberemos o nível do nosso Ensino Público Municípal. A opinião dos professores devem ser consideradas, mas a QUALIDADE DO ENSINO SÓ PODE SER AFERIDA ATRAVÉS DE INDICADORES e não base do EU acho que é Bom ou Ruim.

    No que diz respeito às cotas tenho a mesma opinião ou seja a “QUALIDADE DO GRADUADOS”, devem ser verificado através de metodologias que levem em conta o seu desempenho, de posse destes dados pode-se verificar se foi NEGATIVO OU POSITIVO o sistema de cotas.

  9. Caro Fransueldo, mesmo sem concordar, respeito sua opinião referente ao que não escrevi, pois, em momento algum faz nexo ao que postei, sequer como contraponto. Não sei quem você é, mas acredito de verdade que sejas capaz de inteligentemente, se de seu desejo, contrapor pontualmente meu comentário, sendo, ficaria feliz se pelo menos em algum momento você CLARAMENTE discordasse e argumentasse sobre pontos ESPECÍFICOS de meu comento, só assim poderei exprimir algum juízo particular, pessoal, se for o caso, noutro comentário.

  10. Caro Tio Colorau, quanto as possíveis e “supostas” condenações dos chamados colarinhos brancos em primeiras instâncias, é fato, desde que os chamados juizes de primeiro grau passaram a ser objeto de concurso público, gradativamente passou a haver um paulatino processo de decisões pautadas e chanceladas na verdade real sem as chamadas mágicas dos senhores desembargadores e ministros dos tribunais superiores, porém, E, FALANDO EM NOMES DO SENHORES QUE SE ASSENHORAM EM ADMIONISTRADORES DO SERVIÇO PÚBLICO E, EM NOME DA POLPULAÇÃO INFELIZMENTE O TRATAM COMO SE FOSSEM A SUA PRIVADA, E, HAJA “DESVIO”, CORRUPÇÃO, FRAUDE E OUTRAS DELINQUÊNCIAS MAIS, MAS, como diria o O COLARINHO BRANCO-MOR, NAS INSTÂNCIAS DITAS SUPERIORES, A GENTE RESOLVE…….

    OU SEJA (TORÇAMOS QUE NÃO), PORÉM, QUANDO A DECISÃO SUBIR PARA AS INSTÂNCIAS JURÍCO-ELEITORAIS SUPERIORES, MUITO PROVAVELMENTE SEJA OBJETO DE DE PROFUNDA “REVOLUÇÃO”.

    UM ABRAÇO TIO COLORAU….PÍLULAS…..

    FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  11. CARO PROFESSOR tIAGO HOLANDA, TENHO ABSOLUTA CONVICÇÃO QUE AS PALAVRAS E O TEXTO ESCRITO POR MIM, E, LIDAS POR VOSSA SENHORIA, FORAM PLENAMENTE ENTENDIDAS E COMPREENDIDAS PELO DÍGNO PROFESSOR.

    QAUNTO A DISCUSSÃO DE PONTOS E (OU DE PONTO A PONTO ESCRITOS) ESPECÍFICOS DO ESCRITO POR VOSSA SENHORIA, RESPONDO, QUE NÃO ME COMPRAZ FALAR E (OU) DISSECAR OBVIEDADES.

    ATENTE BEM CARO PROFESSOR, QUANDO DA MINHA CRÍTICA E DAS MINHAS INTERVENÇÕES TENTEI POR VÁRIAS VEZES FALAR E, DENTRO DAS MINHAS LIMITAÇÕES E PARCAS POSSIBILDADES DO MÍNIMO QUE TENHO DE CONHECIEMNTO DA HISTÓRIA DO MEU PAÍS.
    REPITO, TENTEI EXPLICITAR AS RAZÕES PELAS QUAIS, INCLUSIVE PROFESSORES, TENTAM POR RAZÕES QUE A PRÓPRIA RAZÃO DESCONHECE, NEGAR A REALIDADE E CAMINHAR LADO A LADO JUNTO ÀS OPINIÕES DOS GRUPOS DE COMUNICAÇÃO QUE COMANDAM A MÍDIA DO NOSSO PAÍS E, QUE, POR RAZÕES IDEOLÓGICAS E DE INTERESSES POR VEZES INCONFESSÁVEIS, DE FORMA NENHUMA HAVERIA OU HAVERÃO DE CONCORDAR COM O PROCESSO DE MUDANÇA (ENXERGUEMOS OU NÃO) QUE SOB A ÉGIDE DA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA SE INÍCIOU NO GOVERNO FHC, E, INQUESTIONAVELMENTE SE APROFUNDOU E SE APROFUNDA CADA DIA MAIS NO GOVERNO DO PRESIDENTE LULA.

    COMO JÁ DEVES TER NOTADO, DILETO PROFESSOR NÃO TENHO MUITA PACIÊNCIA EM EXPLICAR O ÓBVIO (QUEM SABE UM GRAVE DEFEITO …!!!???), PORÉM, SEMPRE DIGO QUE AS QUESTÕES ECONÔMICAS, POLÍTICAS E SÓCIO-CULTURAIS SÃO PELA PRÓPRIA NATUREZA COMPLEXAS, E, CONSEQUENTEMENTE, DEBATELAS PRODUTIVAMENTE, EXIGE, NECESSARIAMENTE ANALIZAR-MOS AS CAUSAS DOS PROBLEMAS E NÃO OS SINTOMAS DESSES MESMOS PROBLEMAS.

    O QUE QUERO E TENTO LHES DIZER, É QUE OS PROBLEMAS DE ORDEM ESTRUTURAL QUE TANTO AFETOU E AINDA AFETA O BRASIL TUPINIQUIM, E QUE NOS LEGOU, E AINDA, NOS LEGA A CONDIÇÃO DE UM PAÍS RICO DE MAIORIA POBRE E (OU) MISERÁVEL, DE MANEIRA ALGUMA SE RESOLVERAM OU SE RESOLVERÃO SE NÃO ATACARMOS AS SUAS RAÍZES.

    PROFESSOR TENTAREI ATRAVÉS DE ALGUNS EXEMPLOS, EXPLICITAR DE ALGUMA MANEIRA OU QUE ACABO DE ESCREVER:

    COMO SABES, SOMOS UM PAÍS CAPITALISTA E, QUEIRAMOS OU NÃO, EM PLENO SÉCULO VINTE E UM, AINDA FAZEMOS CONFUSÃO, ALARIDOS, REDEMOINHOS POLÍTICOS, DISCURSO SEM NEXO CONTRA A REFORMA AGRÁRIA, REPISE-SE, ISSO EM PLENO SÉCULO VINTE UM E, NUM PAÍS DE APENAS 200 MILHÕES DE HABITANTES E COM MAOIR A´REA DE TERRAS AGRICULTURÁVEIS DO MUNDO. CABE LEMBRAR AO DÍGNO PROFESSOR E AO DILETO LEITOR QUE ORA NOS ACOMPANHA QUE A “PÁTRIA” DO CAPITALISMO OS E. U. A. OU IANQUES, FIZERAM, IMPLEMENTARAM, E IMPLANTARAM A SUA REFORAM AGRÁRIA AINDA NO SÉCULO SÉCULO DEZOITO.

    NÃO ESQUEÇAMOS A NOSSA EXISTÊNCIA DO PONTO DE VISTA GEOGRÁFICO E (OU) POLÍTICO DATA DE 1.500, ASSIM COMO OS AMERICANOS QUE, MAIS OU MENOS NESSA MESMA ÉPOCA FORAM “DESCOBERTOS”, CLARO, COMPARANDO COM MUITOS PAÍSES DA ÀSIA E DA EUROPA, SOMOS ADOLESCENTES, PORÉM, ESSE DETALHE NÃO DEVE SERVIR DE APANÁGIO E MUITO MENOS DE DESCULPAS PARA CONTINUAR-MOS OMISSOS DIANTE DA NOSSA HISTÓRIA E DA NOSSA RESPONSABILIDADE HISTÓRICA, DE REALMENTE, E, DE FATO, TRANSFORMARMOS ATRAVÉS DE UMA GRADATIVA MUDANÇA DE MENTALIDADE, ESSE PAÍS VERDADEIRAMENTE NUM ESTADO-NAÇÃO.

    FALO ISSO, SENHOR TIAGO HOLANDA, E, EMBORA A CONTRAGOSTO, ME ATENHO UM POUCO SOBRE O ALARIDO… O BAFA..FÁ…QUANDO E, DESDE O INÍCIO DO ADVENTO DA DISCUSSÃO POLÍTICA (COISA MUITO RARA, POIS NO BRASIL A MAIORIA CONFUNDE A DISCUSSÃO POLÍTICA COMO ALGO DE PESSOAL…) IMPLENTAÇÃO (AINDA MUITO TÍMIDA) DAS COTAS PARA DESCENDENTES DE NEGROS OU AFRO-BRASILEIROS NAS UNIVERSIDADE PÚBLICAS E, POR QUE NÃO NAS UNIVERSIDADES PRIVADAS.. EM NOSSO BRAZIL.!!!???

    VEJA, SENHOR PROFESSOR, COMO ESSE DETALHE… OU ESSE FATOR FOI, É, E SERA´MUITO IMPORTANTE NO DEMANDAR E NO DECORRER DAS TRANSFORMAÇÕES QUE O ENSINO E A EDUCAÇÃO BRASILEIRA HISTÓRICA PRECISAVA E ESTÁ A PRESCISAR.

    POR QUE ASSIM AFIRMO….!!!???

    APENAS E TAÕ SOMENTE PORQUE, DE FATO, AS QUESTÕES DE CUNHO RACIAL, OU SEJA DO LATENTE RACISMO E AO MESMO TEMPO VELADO RACISMO EM NOSSA SOCIEDADE INQUESTIONAVELMENTE VIERAM AFLORAR, ASSIM COMO, AS QUESTÃOS DO ENSINO BÁSICO QUE, NÃO RARO, DE MANEIRA ALGUMA, ERAM DISCUTIDAS, AGORA “COINCIDENTEMENTE” ESTÃO NA PAUTA DOS DISCURSOS DA EXTREMA DIRETA E DA IMBECIL, GOLPISTA, AUTORITÁRIA E EMPERDINADAMENTE NÃO ASSUMIDA ELITE BRASILEIRA.

    COMO SABEMOS DILETO PROFESSOR, A QUESTÃO DA CORRUPÇÃO EM TODAS AS ÁREAS E (OU) INTITUIÇÕES DA SOCIEDADE BRASILEIRA NÃO É UM PROBLEMA CONTEMPORÂNEO E, (MUITO MUITO ADVENTO E (OU) INVENÇÃO DO GOVERNO DO PRESIDENTE LULA) E, SIM, UM TRAÇO CULTURAL DA NOSSA SOCIEDADE QUE SÓ SERÁ MINIMAMENTE EQUACIONADO COM SEGUIDOS GOVERNOS E GERAÇÕES DEMOCRÁTICAS (COMO INDISCUTIVELMENTE É O ATUAL GOVERNO) QUE MINIMAMENTE ATUEM NA TRANSFORMAÇÃO NÃO APENAS DAS ESTRUTURAS EDUCACIONAIS E, SIM, MAIS AINDA, NO PROCESSO E NA GÊNESE DO NOSSO ENSINO, DA EDUCAÇÃO E DOS NOSSO COSTUMES, E PARA ISSO, ISSO SIM, PRECISAMOS TRANSFORMAR O ENSINO E A INFORMAÇÃO DISPONIBILZADA À MAIORIA DOS BRASILEIROS.

    O QUERO TENTAR LHES FAZER VER CARO PROFESSOR, É QUE O MODO E A FORMA COMO O ENSINO E A INFORMAÇÃO NO BRASIL HISTÓRICAMENTE FOI E, É DISPONIBILZADO PARA GRANDE PARTE DOS BRASILEIROS, ACONTECEU E ACONTECE MAIS EM FORMA DE CATEQUEZE DO QUE DE EDUCAÇÃO, E, EM SENDO ASSIM, PRECISAMOS INVERTER ESSA LÓGICA.

    ESSE SALUTAR CONTRAPONTO, OU COMO QUEIRA DEBATE, CARO PROFESSOR TIAGO, ME FAZ LEMBRAR DE RAROS E EMINENTES BRASILEIROS QUE AO LONGO DE SUA TRAJETÓRIA REALMENTE TENTARAM MUDAR O BRASIL E, FUNDAMENTALMENTE, PELO MENOS, DE FATO, REPISE, TENTARAM MUDAR OS RUMOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL E A FORMA COMO INQUESTIONAVELMENTE O SISTEMA DE EXCLUSÃO IMPEROU E, AINDA IMPERA EM NOSSO BRASIL, E, “COINCIDENTEMENTE” AFETANDO DIRETAMENTE OS NEGROS MAIS QUE QAULQUER “RAÇA”, GRUPO SOCIAL E (OU) ETNIA, QUE DE DISTANTES PLAGAS, FORAM AQUI TRAZIDOS E OBRIGADOS A CONSTRUIR GRANDE PARTE DA NOSSA ESTRUTURA ECONÔMICA E, INFELIZMENTE POR SEREM MINORIA POLÍTICA, AINDA HOJE, SÃO DISCRIMINADOS DE TODAS AS FORMAS E MANEIRAS OLVIDADOS, QUANDO DA IMPLEMENTAÇÃO E APLICAÇÃO NAS HISTÓRICAS E CENTRAIS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SOCIAIS EM NOSSO PÁIS.

    EM SENDO ASSIM, CARO TIAGO, VEJAMOS O QUE LEGARAM EM PALAVRAS E ATOS, ALGUNS EMINENTES BRASILEIROS:

    O Brasil, último país a acabar com a escravidão tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigualdade, de descaso. Darcy Ribeiro.

    Ultimamente a coisa se tornou mais complexa porque as instituições tradicionais estão perdendo todo o seu poder de controle e de doutrina. A escola não ensina, a igreja não catequiza, os partidos não politizam. O que opera é um monstruoso sistema de comunicação de massa, impondo padrões de consumo inatingíveis e desejos inalcançáveis, aprofundando mais a marginalidade dessas populações

    Darcy Ribeiro

    “Fracassei em tudo o que tentei na vida.
    Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui.
    Tentei salvar os índios, não consegui.
    Tentei fazer uma universidade séria e fracassei.
    Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei.
    Mas os fracassos são minhas vitórias.
    Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu”

    Darcy Ribeiro

    Mestrado é só para mostrar que o sujeito é alfabetisado, pois a metade dos que estão na universidade não sabem ler.

    Darcy Ribeiro

    Ultimamente a coisa se tornou mais complexa porque as instituições tradicionais estão perdendo todo o seu poder de controle e de doutrina. A escola não ensina, a igreja não catequiza, os partidos não politizam. O que opera é um monstruoso sistema de comunicação de massa, impondo padrões de consumo inatingíveis e desejos inalcançáveis, aprofundando mais a marginalidade dessas populações

    Darcy Ribeiro

    “A história da escravidão africana na América é um abismo de degradação e miséria que se não pode sondar. ”

    (Joaquim Nabuco)

    “A escravidão do negro é a mutilação da liberdade do branco.”
    (Rui Barbosa)

    (*)

    “Se a educação sozinha não pode tranformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”.

    “Educar e educar-se, na prática da liberdade, é tarefa daqueles que pouco sabem – por isto sabem que sabem algo e podem assim chegar a saber mais – em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para que estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais”.

    “O mundo não é, o mundo está sendo”.

    “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”

    “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”.

    “O homem, ser de relações, e não só de contatos, não apenas está no mundo, mas com o mundo”

    “É porque eu amo o mundo que luto para que a justiça social venha antes da caridade”

    “Somente o homem pode distanciar-se do objeto para admirá-lo”

    “Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, as pessoas se libertam em comunhão.”

    “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

    “A educação modela as almas e recria os corações. Ela é a alavanca das mudanças sociais

    “Não posso continuar sendo humano se faço desaparecer em mim a esperança”

    ”Não há saber mais, nem saber menos, há saberes diferentes”

    “Como professor não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância se não supero permanentemente a minha”.

    “O tempo que levamos dizendo que para haver alegria na escola é preciso primeiro mudar radicalmente o mundo é o tempo que perdemos para começar a inventar e a viver a alegria”.

    “…aprender não é um ato findo.Aprender é um exercício constante de renovação…”

    “…Inauguram o desamor, não os desamados, mas os que não amam, porque apenas se amam…”

    “A amorosidade de que falo, o sonho pelo qual brigo e para cuja realizacao me preparo permanentemente, exigem em mim, na minha experiencia social, outra qualidade: a coragem de lutar ao lado da coragem de AMAR!!!”
    “Não é, porém, a esperança um cruzar de braços e esperar. Movo-me na esperança enquanto luto e, se luto com esperança, espero.”

    “Por isso a alfabetização não pode ser feita de cima para baixo, como uma dádiva ou uma imposição, mas de dentro para fora, pelo próprio analfabeto e apenas com a colaboração do educador”.”Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo; os homens educam-se entre si, mediados pelo mundo”.

    “A teoria sem a prática é puro verbalismo inoperante, a prática sem a teoria é um atavismo cego”.

    “O conhecimento exige uma presença curiosa do sujeito em face do mundo. Requer uma ação transformadora sobre a realidade. Demanda uma busca constante. Implica em invenção e em reinvenção”.

    “Estudar exige disciplina. Estudar não é fácil. porque estudar pressupõe criar, recriar, e não apenas repetir o que os outros dizem …””Estudar é um dever revolucionário””A escola sozinha não muda as condicões de injustiças sociais… Resta perguntar: Está fazendo tudo que pode?”

    “Não nego a competência, por outro lado, de certos arrogantes,mas lamento neles a ausência de simplicidade que, não diminuindo em nada seu saber, os faria gente melhor. Gente mais gente”.
    “A educação tem caráter permanente. Não há seres educados e não educados. Estamos todos nos educando”.

    “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre”.

    ” Não se deve confundir liberdade com libertinagem” .

    “Ai de nós, educadores e educadoras, se deixarmos de sonhar sonhos possíveis”.

    “Educar é educar-se na prática da liberdade, é tarefa daqueles que sabem que pouco sabem – por isso sabem algo e podem assim chegar a saber mais – em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais.”

    “Crescer como Profissional, significa ir localizando- se no tempo e nas circunstâncias em que vivemos,para chegarmos a ser um ser verdadeiramente capaz de criar e transformar a realidade em conjunto com os nossos semelhantes para o alcance de nosso objetivos como profissionais da Educação”.

    “Se nossa opção é progressista, se estamos a favor da vida e não da morte, da eqüidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho senão viver plenamente a nossa opção”…
    “O educador se eterniza em cada ser que educa”.

    “Todo conhecimento é auto-conhecimento” .

    “Sem limites, é impossível que a liberdade se torne liberdade e também é impossível para a autoridade realizar sua obrigação, que é precisamente a de estruturar limites”
    “O erro na verdade não é ter um certo ponto de vista, mas absolutizá-lo e desconhecer que, mesmo do acerto de seu ponto de vista é possível que a razão ética nem sempre esteja com ele”.

    “Ensinar exige segurança, competência profissional e generosidade. ”

    “A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa”.
    ” Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso que recusa o imobilismo.A escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim a vida”
    ” É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática.”

    É preciso ousar, aprender a ousar , para dizer NÃO a burocratização da mente a que nos expomos diariamente” .”É preciso ousar para jamais dicotomizar o cognitivo do emocional.Nao deixe que o medo do difícil paralise você”.
    “Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”

    “Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino”.”A educação necessita tanto de formação técnica e científica como de sonhos e utopias”.

    * = (PAULO FREIRE)

    FRASES DE MILTON SANTOS

    “O fato de eu ser negro e a exclusão correspondente acabaram por me conduzir a uma condição de permanente vigília”

    “Não sou militante de coisa nenhuma. Essa idéia de intelectual, apreendida com Sartre, de uma independência total, distanciou-me de toda a forma de militância”

    “A cultura oficial brasileira, a dos homens oficialmente cultos do Brasil, nutriu-se, freqüentemente, de uma visão vesga do mundo. A globalização agrava essa vesguice”

    “O debate atual do Brasil é esse: não dá para dar as costas a globalização, só que ela está sendo descrita de maneira incorreta”

    Ser negro no Brasil é, com freqüência, ser objeto de um olhar enviesado. A chamada boa sociedade parece considerar que há um lugar predeterminado, lá em baixo, para os negros.

    Centros urbanos modernos não destroem a experiência humana. O que a destrói é a civilização que adotamos.

    Recentemente, com o neoliberalismo, é frequente o abandono da idéia do nacional brasileiro, com a seducão de um imaginário influenciado por forte apelo da técnica e aceitação tranquila da força totalitária dos fatores da globalização.” (Milton Santos)

    “A causa que defendemos, não é só nossa, ela é igualmente a causa de todo o Brasil. Uma República Federal baseada em sólidos princípios de justiça e recíprocas conveniências uniria hoje todas as Províncias irmãs, tornando mais forte e respeitada a Nação Brasileira.” (Bento Gonçalves)

    CARO PROFESSOR, VEJA QUE EXATAMENTE ESSES EMINENTES, DE FATO, BRASILEIROS FORAM DURANTE GRANDE PARTE DA SUA HISTÓRIA E DA SUA VIDA PERSEGUIDOS E VILIPENDIADOS EM SEU INTENTO POLÍTICO E EM SEU NÚCLEO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL, EXATAMNETE POR ESSA MESMA MENTALIDADE E, POR ESSAS MESMAS FIGURAS POLÍTICAS DE “GRANDE” EXPRESSÃO SOCIAL E POLÍTCA, QUE HOJE, FAZEM DA GRANDE MÍDIA UM GRANDE PORTAL, UM GRANDE OUTDOOR DE “INDIGNAÇÃO”, COM CRÍTICAS AS MAIS VARIADAS AO GOVERNO DO PRESIDENTE LULA , E NA MAIORIA DOS CASOS, SEM NEXO ALGUM COM A REALIDADE, APENAS E TÃO SOMENTE PELO FATO, DE QUE OS SEUS INTERESSES HISTÓRICAMENTE ESTABELECIDOS E INSTITUCIONALIZADOS, ESTÃO ATUALMENTE DEVERAS, EM PROCESSO DE MUDANÇA E DE TRANSFROMAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO QUE CONICIDENTEMENTE FAVORECE À MAIORIA E ATINGE DIRETA E INDIRETAMENTE O PODER E O STATUS QUO DESSA MINORIA, MINORIA ESSA, EM TERMOS DE NÚMERO POLPULACIONAL E MAIORIA EM TERMOS DE PODER POLÍTICO.

    E, NÃO ESQUEÇAMOS CARO PROFESSOR FORAM ESSAS PESSOAS, ESSAF FIGURAS E ESSAS ESTRUTURA DE PODER E DE INFORMAÇÃO QUE, ATUALMENTE ESTÃO GRADATIVADAMENTE ESTÃO RUINDO E FAZENDO ALARIDO… QUE À ÉPOCA, PERSEGUIU, TORTUROU, EXILOU E TENTOU FAZER CALAR ESSES GRANDES BRASILEIROS.

    UM ABRAÇO CATO PROFESSOR TIAGO, POR FAVOR, LEIA UM POUCO E…REFLITA…
    PENSAR…REFLETIR..NUNCA É DEMAIS

    FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318

  12. Erasmo, no blog do nosso amigo Thurbay há um comentário sobre você. Primeiro, o Thurbay lhe elogia (e eu assino em baixo), mas o Lindenberg Ventura lamenta que os comentários dele não são publicados no blog tiocolorau. Deve estar havendo algum mal-entendido (só não sei onde). Mas você pode acessar o blog de Thurbay e, se o quizer, responder ou explicar esse mal-entendido. Fica ao seu critério. Um grande abraço do seu assído leitor.

  13. Luciano, dou muitas gargalhadas lendo o blog de Thurbay. Mas agora que li seu comentário, vou passar muito tempo rindo.

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