Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

1408

A PAIXÃO DOS ESTADUAIS – Para os elitistas eles são um verdadeiro atraso do futebol brasileiro, mas para quem é apaixonado pelo esporte bretão eles são empolgantes porque mexem com as rivalidades locais. Refiro-me aos campeonatos estaduais.

Esse tipo de competição no futebol é um gênero que só existe no Brasil. Na Argentina existiu até a década de 1980 o campeonato metropolitano de Buenos Aires, que tinha caráter de campeonato argentino.

Da chegada de Charles Muller trazendo as primeiras bolas de futebol para o país no final do século XIX até 1959, quando foi criada a Taça Brasil, essa era a única competição regular no país (com exceção do Rio/São Paulo criado em 1933, mas só disputado em sequência entre 1950 e 1965). As dimensões continentais do Brasil impossibilitava a criação de uma competição nacional.

O campeonato estadual mais antigo do Brasil é o “Paulistão”, criado em 1902. O primeiro jogo valendo pela competição não envolveu nenhum dos grandes clubes, que sequer existiam. Foi em 3 de maio daquele ano. Vitória do Mackenzie por 2×1 sobre o Germânia. A competição tinha ainda o Clube Atlético São Paulo (nenhum ligação com o São Paulo dos dias atuais), o Paulistano e o Internacional. O Clube Atlético São Paulo, com dois gols de Charles Muller (ele mesmo) venceu o Paulistano por 2×1 em 26 de outubro. Consegui no site bolanaarea.com as escalações dois times nesse jogo histórico. Foram: SPAC: W.Jeffery, George Kenworthy e Albert Kenworthy; Biddel, Wucherer e Heyeock; Boyes, Brough, Charles Miller, Montandon e Blacklock. PAULISTANO: Tutu, Thiers e Guilherme Rubião; E.Barros, Olavo de Barros e Renato; B.Cerqueira,

J.Marques, Álvaro Rocha, Ibanez e O.Marques. Como se vê o primeiro campeão estadual do país era formado basicamente por jogadores de origem inglesa. Eram atletas amadores que em sua maioria trabalhavam em companhias ferroviárias inglesas que se instalavam no país.

O recordista de títulos paulistas é o Corinthians com 26 conquistas. A curiosidade é que no fim dos anos 1920 o clube Paulistano (que existe até os dias atuais) fechou o seu departamento de futebol, em protesto contra a profissionalização, quando já tinha acumulado 11 títulos.

Mesmo após a criação de competições nacionais, os estaduais seguiram sendo mais valorizadas que certames como Campeonato Brasileiro (realidade mudou no final dos anos 1970) e Libertadores (situação modificada apenas a partir de 1992 – basta olhar os desempenhos do Brasil antes disso).

Para nós nordestinos, o campeonato que mais chama a atenção é o carioca, criado em 1906. O primeiro título é do Fluminense.

O nosso campeonato, o norte-riograndense, é peculiar porque tem o recordista mundial de estaduais, o ABC com 50 títulos. A competição existe desde 1919, ano em que o América foi campeão. Alguns setores da mídia esportiva de Mossoró só consideram a existência do estadual do Rio Grande do Norte a partir de 1974, quando a segunda maior cidade do Estado passou a integrar a competição (aí é um outro assunto que posso abordar em outra oportunidade).

Sugestões no [email protected]

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *