Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

CONFIANÇA – Bebíamos, eu e meu tio Colorau, algumas xícaras de chá de erva-cidreira, quando lhe indaguei: Tio, diante dos escândalos envolvendo nossos políticos, como está sua confiança no futuro deste país? Ele olhou para os lados, ouviu o canto de um bem-te-vi, enfiou um cotton line no ouvido, espantou um gato e enfim respondeu: Morreu, juntou as botas, foi para a terra dos pés juntos, bateu a caçoleta, desocupou o beco, vestiu a roupa de madeira, esticou o cambito, foi visitar São Pedro…

COMBATE À CORRUPÇÃO “Quando se desconfia que a prefeitura fez pagamentos superfaturados ou de notas fiscais ‘frias’, é necessário solicitar ao Ministério Público a instauração de inquérito civil público e a realização de perícias sobre os serviços prestados. Com base nos resultados, instaura-se  uma Ação Civil Pública, visando a punição dos responsáveis e o ressarcimento dos recursos desviados. A perícia também pode examinar serviços prestados e materiais empregados em obras. Pode haver, por exemplo, notas fiscais de serviços que na realidade não foram prestados; os 350 quilos de cabo que o empreiteiro afirmou ter gasto em uma instalação podem ser, de fato, apenas 50 quilos. Irregularidades desse tipo também são suficientes para se pedir ao Ministério Público instauração de inquérito e ação civil pública por improbidade administrativa”. O trecho acima foi extraído da Cartilha “O Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil”, elaborada pelo consultor Antoninho Marmo Trevisan e alguns auxiliares. A cartilha, que possui 27 páginas e está disponível em vários sites da internet, informa, pormenorizadamente e de forma clara, quais os procedimentos que o cidadão comum deve tomar para combater a corrupção na prefeitura de seu município. Seus elaboradores trazem as diversas formas de se fraudar uma administração, bem como o que deve ser feito para evitar e combater cada uma destas formas. A cartilha é imprescindível para àqueles que combatem o mau uso do dinheiro público.

FESTAS PÚBLICAS “As festas públicas promovidas pela prefeitura merecem uma atenção especial, pois algumas empresas de eventos, pela própria natureza dos serviços que prestam, têm sido grandes fornecedores de “notas frias”. Isso se deve ao fato de ser difícil checar a veracidade dos cachês dos artistas e da comissão que cabe aos agentes. Há ocasiões em que as notas desses eventos são superfaturadas e parte do dinheiro volta ao prefeito e sua equipe”. (também extraído da cartilha de Antoninho Marmo Trevisan)

Torturas

TORTURAS – Muitas pessoas leem livros sobre a Ditadura Militar e se mostram horrorizadas com as torturas que os presos políticos sofriam no Doi-Codi. Mal sabem que a tortura ainda é praticada à larga em muitas delegacias de polícia país a fora. Os procedimentos administrativos em desfavor dos agressores, quando existem, são arquivados por “falta de provas”.

CONTATO[email protected]

Compartilhe

Uma resposta

  1. “No Brasil enquanto os jovens têm medo futuro, os “polítcos” têm medo do passado”. Joelmir Beting

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *