Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

1408

O RN E A COPA DO BRASIL – Na semana que começa hoje teremos a estreia de mais uma edição da Copa do Brasil, a segunda competição futebolística mais importante do Brasil.

O Rio Grande do Norte participa desde a primeira edição, em 1989. Na ocasião, o América foi o representante do Estado na competição. O alvirrubro da capital foi eliminado na primeira fase pelo Atlético Mineiro ao perder por 3×0 em Natal e 7×0 no Mineirão. Na histórica partida no Machadão o Rio Grande do Norte foi representado pela seguinte formação: Eugênio; De León, Lima, Medeiros e Ronald;  Baltazar, Baíca e Índio;  Demair , Edimilson e Elmo. O técnico era Ferdinando Teixeira .

O primeiro gol do futebol potiguar só foi marcado em 1990 na derrota de 3×1 para o Santa Cruz no Arruda, a honra foi do atacante Marquinhos. Na volta a primeira vitória do Rio Grande do Norte não foi suficiente para a classificação, apenas 1×0, gol de Baíca no Machadão.

O primeiro empate do RN ocorreu apenas em 1991, quando o ABC segurou o Cruzeiro no Machadão em um empate em 1×1. O primeiro empate fora de casa só ocorreu em 1994 quando o ABC, que havia perdido em casa por 2×0, ficou no empate em 1×1 com o Vasco em São Januário.

Em 1996 foi implantado o regulamento de que em jogos no qual o visitante vencesse por dois gols ou mais de diferença nas fases iniciais dispensaria o jogo de volta. Logo de cara o ABC foi apresentado ao regulamento ao perder em pleno Machadão por 4×0 para o Corinthians, num show de Edmundo.

Em 1998 pela primeira vez o Rio Grande do Norte teve dois representantes: ABC e América. O ABC, a exemplo de dois anos antes, foi eliminado na primeira fase com derrota por goleada na estreia em casa, 4×1 para o Fluminense. O América, então na primeira divisão do futebol brasileiro, sucumbiu diante do Linhares (ES) após dois empates (0x0 fora e 1×1 em casa). O América foi o primeiro time potiguar a deixar a competição sem derrotas na bagagem.

A primeira classificação foi conquistada pelo América em 1999. Eliminou o CRB (AL) após empatar por 1×1 em Maceió e vencer por 2×1 em Natal. Na fase seguinte eliminação para o Vasco após duas derrotas.

Em 2000, pela primeira vez dois times do Estado chegaram juntos as oitavas-de-final: ABC e América que acabaram eliminados por Palmeiras e São Paulo respectivamente. Na ocasião foi conquistada a primeira vitória fora de casa quando o ABC bateu o Treze (PB) em Campina Grande por 1×0. Nesse ano também foi registrada a primeira goleada de um time do Rio Grande do Norte: América 6×2 Remo.

O Corintians (sem o “H” mesmo) de Caicó foi o primeiro time do interior do Rio Grande do Norte a conquistar o título estadual (2001) e também o pioneiro em participações na Copa do Brasil (2002), mas o sonho durou pouco ao perder por 2×0 em casa para o Bahia na estreia. No ano seguinte, o Galo do Seridó se tornou o primeiro time do interior a passar de fase ao eliminar os pernambucanos do Santa Cruz (2×0 no Marizão e derrota por 2×1 no Arruda) para em seguida ser abatido pelo Cruzeiro (2×2 e 7×0).

A estreia de Mossoró na Copa do Brasil foi em dose dupla com Potiguar (campeão estadual) e Baraúnas (campeão da Copa RN) e inesquecível. O Príncipe não tem boas lembranças do certame porque perdeu em casa na estreia por 4×0 para o Santa Cruz. Já o Baraúnas fez história a cada pisada em campo. Primeiro ao vencer o América Mineiro, 2×1, na primeira partida realizada pela Copa do Brasil jogada no Nogueirão, o primeiro gol marcado no estádio valendo pelo torneio foi de Cícero Ramalho. Depois por ser o primeiro mossoroense a se classificar na primeira fase. Mas os feitos não pararam por aí: o tricolor foi o primeiro time do Rio Grande do Norte a eliminar um grande do futebol brasileiro ao segurar o empate por 2×2 em casa e vencer o Vasco por inacreditáveis 3×0 em São Januário, na partida que consagrou Cícero Ramalho. De quebra o Baraúnas também é o único time do Rio Grande do Norte a chegar às quartas-de-final quando foi eliminado com duas derrotas para Cruzeiro de Fred (3×7 e 5×0).

No ano seguinte o Potiguar voltou à competição ameaçando repetir o feito do rival ao eliminar o campeão de 2004, o Santo André com duas vitórias (2×0 e 2×1), mas na fase seguinte goleada eliminação em pleno Nogueirão, 4×0 para o Guarani (SP).

Em 2009 pela primeira vez o Estado teve três representantes na competição graças ao convite (repetido em 2010) ao América com base no ranking da CBF. Estiveram na competição: ABC, América e Potiguar de Mossoró. Apenas o ABC passou da primeira fase, mas esbarrou no Atlético Paranaense (2×2 e 3×1).

Em 2010 temos duas estreias: Potyguar de Currais Novos (pega o Paysandu- PA) e ASSU (joga contra o Atlético-GO). O “veterano” América enfrenta o São José (AP).

Números do RN na Copa do Brasil

Jogos: 96

Derrotas: 27

Empates: 25

Derrotas: 44

Gols Marcados: 109

Gols Sofridos: 183

Saldo: -74

Participações:

América: 14

ABC: 11

Baraúnas: 3

Potiguar de Mossoró: 3

Corintians: 2

São Gonçalo: 1

Compartilhe

Uma resposta

  1. Caro amigo Bruno Barreto. Os números do RN na Copa do Brasil, em relação às derrotas, está repetido. Creio que, pela ordem natural das informações, as vitórias (não mencionada) somam-se 27, com 25 empates e 44 derrotas, totalizando 96 jogos, o que convenhamos, é uma péssima restrospectiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *