Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

Em 1980, o Brasil possuía 3.974 municípios; hoje, salvo engano, são 5.561. A criação desenfreada e inconseqüente de municípios empobreceu o Brasil. A Constituição Federal obriga a União e os Estados a repassar receitas para garantir a sustentabilidade de todos os municípios do Brasil. Ora, o que move o legislador a criar municípios não autossustentáveis? A resposta está na busca incessante por prestígio e, consequentemente, votos, o que significa a permanência no poder – interesse único de nossos políticos -.

Não raro, a imprensa divulga as dificuldades que pequenos municípios enfrentam para pagar suas dívidas. Dinheiro em caixa para investir na área social é uma raridade nessas pequenas urbes. 1600 cidades brasileiras não são autossustentáveis. Muitos prefeitos têm que mendigar recursos junto ao Estado ou ao Governo Federal para construírem obras de extrema necessidade.

O grande problema é que as cidades pequenas possuem a mesma estrutura administrativa básica de uma cidade grande, ou seja, prefeito, vice-prefeito, secretários, câmaras municipais e seus vereadores etc.

Por enquanto, nenhum município pode ser criado, vez que não foi elaborada a Lei Complementar que a Emenda a Constituição n° 15/96 reclama. Torcemos para que nossos legisladores, quando da elaboração de tal lei, incluam requisitos rígidos a serem observados na criação de futuros municípios.

Compartilhe

2 respostas

  1. “As reivindicações de governadores e prefeitos não cabem no PIB brasileiro. Possivelmente, nem no americano”.

    Delfim Netto

  2. Caro Tio Coloral,
    Não seja tão simplório ao alegar que as dificuldades dos municípios são conseqüências diretas das suas criações. O fato é que os vícios de ontem já não cabem mais nas normas de hoje.
    Abs.
    Nildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *