Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

10

Uma vez por mês, a Biblioteca Pública Belmonte, em São Paulo, realiza seu Espaço Gourmet, onde a intenção é aguçar o apetite da comunidade pela cultura popular.

Vale ressaltar que a biblioteca Belmonte é voltada para a cultura popular e que diariamente desenvolve projetos nesta área, como oficinas, cursos, saraus, rodas de leitura etc, sendo o Espaço Gourmet o evento máximo da biblioteca, onde todos os esforços são feitos para que a população conheça o acervo da Balmonte.

Neste evento especial são lidos os melhores contos, trovas e cordéis.

No mês passado, o “prato principal” do Espaço Gourmet foi a leitura do cordel “Me enganei com minha noiva”, do mossoroense Luís Campos.

Ao final da leitura, interpretada pela contadora de histórias Andréa Sousa, o público aplaudiu bastante e alguns deram boas gargalhadas.

Em Mossoró, o poeta Luís Campos vive em situação de quase mendicância numa modesta casa localizada no Alto do Xerém.

Triste da cidade que relega seus valores culturais…

Compartilhe

10 respostas

  1. Colorau, e o que você sugere? Que cada um vá lá e deixe 5 reais na porta dele? Vá lá na casa dele e peça para ele declamar seus cordeis? Quantos versos dele você já publicou no seu blog? Ou o Carlos Santos publicou no blog dele? O talento, para render frutos para o talentoso, precisa ser tranformado em produto, em livros, em CDs. Quantas entrevistas ele deu na TCM, mostrando o talento e indicando livros ou shows? Não se renega a cultura local. Ela apenas é escondida. E é escondida por quem tem o poder de mostrar, como o blog do Tio Colorau, as TVs, etc. Veja o Jessier Quirino, o Espanta Jesus, O Zé Lezim, a Tony Silva, o Antônio Franciso, que são talentos cortejados e reconhecidos. Como prestigiar o que não se conhece?

  2. Dai se tira caro amigo coloral, para quem acha que Tony Silva é talento cortejado vai se falar o que?

  3. Caríssimo Tales, o poeta Luiz Campos já foi entrevistado no programa “Mossoró de Todos os Tempos” da TCM,o blogueiro Carlos Escosia em dezembro/09 publicou o cordel de Luiz Campos ” Carta a Papai Noel”,os jornais o Mossoroense e De Fato já publicaram matérias sobre Luiz Campos, já foi homenageado em diversos festivais de viola promovidos em Mossoró. Quanto aos livros Luiz Campos é autor dos livros “PoesRia com Luiz Campos”, “Nos Campos de Luiz Campos”, “Nova fase de Luiz Campos”e “Nos Campos da Poesia”. Será que você sabe quem foi Elizeu Ventania?

  4. A cultura em nossa cidade é tratada assim mesmo, veja o exemplo da maior biblioteca privada da cidade, do jornalista Dorian Jorge Freire. ESta sendo devorada pelos cupins e a prefeitura se nega a adquiri-la. Enquanto isso contrata várias bandas de forró e gosto pra lá de dúvidoso.

  5. Realmente mesmo diante do que se diz que já foi feito, devemos reconhcer que muito mais é necessário se fazer; aliás o “Pais de Mossoró” é a terra da cultura.

  6. JB. Então ele é esquecido aqui ou não é? Ou vc ou o Colorau estão errados.

  7. Olha Leonardo Araújo, a Tony Silva é uma grande atriz e é muito respeitada sim. Não sei quais os seus critérios para respeito ou desrespeito, mas sei também que muitos artistas, escritores, se lamentam de não receberem subsídios estatais para viverem de sua arte como funcionários públicos. E isso é questionável. Se “cortejar” para você é pagar as contas, realmente temos um conceito diferente para a palavra.

  8. Quando a gente não sabe o que e nem porque fazer comentários, é melhor não comentar, pois corre o risco de comentar o que não sabe! Tem um ditado antigo, e muito certo, diga-se de passagem, que diz assim: quem fala o que quer, houve o que não quer!
    Ei JB, acho que todos sabem sobre Elizeu Ventania: é o nome da Estação das Artes (das artes?). Sim, lá os adolescentes fazem muito(a) “arte”! Tô certo?!
    Agora pergunte se alguém sabe o que é BBB (desculpem o palavrão)!

  9. Coluna de Gilberto de Sousa, Gazeta do Oeste de hoje, 11 de março.

    HOMENAGEM
    A atriz e diretora de teatro mossoroense Tony Silva e a promotora do Meio Ambiente Gilka da Mata foram as personalidades femininas escolhidas pelo deputado Robinson Faria para serem homenageadas na sessão solene desta quinta-feira, 10, marcando a passagem do Dia Internacional da Mulher. A sessão solene, que será realizada às 10h, é uma proposição conjunta do deputado Gilson Moura e da bancada feminina da Assembleia Legislativa do RN, composta pelas deputadas Gesane Marinho, Larisa Rosado e Márcia Maia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *