Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

11

IMG_6386

Desde que o trânsito foi municipalizado, a prefeitura vem lucrando alto por causa da falta de atenção dos motoristas mossoroenses, sobretudo com aqueles que insistem em desrespeitar as regras de estacionamento.

A rua José de Alencar, mais precisamente ao fundo da loja Riachuelo, é um ótimo exemplo. Lá, a pintura amarela da calçada avisa que é proibido estacionar, mas como tal regra nunca foi obedecida antes da criação do Getran, os motoristas mal acostumados estacionam no local e quando voltam encontram aquela velha folhinha amarela no pára-brisa do carro.

Por dia, a situação se repete várias vezes, transformando o Getran numa verdadeira fábrica de multas. Neste caso específico da rua José de Alencar, o motorista erra pois estaciona mesmo com faixa amarela; já o Getran erra quando se aproveita do deslize do condutor, vítima de um hábito, para aplicar multas desenfreadamente.

Se a intenção do órgão é sobretudo melhorar o trânsito na cidade, como diz o diretor Walter Pedro, e não simplesmente multar, já deveria ter sido feita uma campanha educativa no local, ou até mesmo ter aumentado a sinalização. No entanto, o que vemos são agentes municipais de trânsito de prontidão esperando o próximo condutor mal acostumado para lhe aplicar uma multa. Se isso não é a chamada indústria da multa, o que é?

Compartilhe

11 respostas

  1. Prezado Erasmo
    Conforme pode se perceber pela simples análises da fotos mostradas ou verificação in loco, a sinalização efetivada pelo GETRAN na nossa cidade é muito precária e falha. No caso específico, a faixa amarela esta quase desaparecendo e no final não existe placa indicando até onde se torna proibido o estacionamento, constando apenas uma placa no início da faixa.
    Infelizmente, preferem a punição atravé da aplicação de multas ao invés de educação e orientação aos motoristas.
    Se prefere multa, punir, tudo bem, mas que faça de forma correta e conforme os ditames legais.
    Acaso contrário, arque com os custos dos recursos e defesas que serão e estão sendo interpostos.
    Abraço.

  2. Caro amigo Tio Colorau. Não sou, nem de longe, advogado e não tenho procuração da PMM para defedê-la. Mas eu lhe pergunto e, ao mesmo tempo desafio a muitos motoristas e pilotos de motos de Mossoró e adjacências e responder-me: será que elles sabem o significado da faixa amarela pintada na calçada ou meio fio? Aliás, será que eles sabem o que significa meio fio? Du-vi-d-o-dó. Só para voce ter uma idéia do desconhecimento da sinalização do trânsito, aqui próximo à minha residência, tem uma sinalização horizontal na rua Almino Afonso, esquina com a rua Machado de Assis, onde lê-se PARE. Muitos, mas muitos memos, motoristas e, principalmente, motoqueiros não obedecem a sinalização. Tá bom ou quer mais?

  3. Caro amigo Tio Colorau. Não sou, nem de longe, advogado e não tenho procuração da PMM para defedê-la. Mas eu lhe pergunto e, ao mesmo tempo desafio a muitos motoristas e pilotos de motos de Mossoró e adjacências e responder-me: será que eles sabem o significado da faixa amarela pintada na calçada ou meio fio? Aliás, será que eles sabem o que significa meio fio? Du-vi-d-o-dó. Só para voce ter uma idéia do desconhecimento da sinalização do trânsito, aqui próximo à minha residência, tem uma sinalização horizontal na rua Almino Afonso, esquina com a rua Machado de Assis, onde lê-se PARE. Muitos, mas muitos memos, motoristas e, principalmente, motoqueiros, não obedecem a sinalização. Tá bom ou quer mais?

  4. Isso se chama “Educação pelo bolso”, que é a mais eficaz.

  5. Realmente concordo que deve ser feito um trabalho educativo para melhor ordenamento do trânsito em Mopssoró, no entanto, é também importante que saibamos que um trabalho desta natureza tem que partir de um projeto dos gestores do trânsito na cidade, para que de forma planejada, organizada e disciplinada possa produzir frutos num futuro próximo.; mesmo sabendo-se que muitos dos jovens que são agentes de trânsito optam pela atuação educadora.

  6. Não tenho respeito nenhum por motoristas mal educados e infringidores da lei que acham que pode tudo no trânsito. O trânsito de uma cidade quem faz somos nós. Ora, se eu não obedeço as regras de trânsito, devo pagar por isso. As aberrações no nosso trânsito são tão grandes, que acho as autoridades de trânsito boazinhas demais. Agora, ficar dizendo que o Capitão Gomes está errado, com a história dos guinchos, que os Agentes de Trânsito(Amarelinhos), estão multando a torto e a direita, isso é coisa de quem está errando no trânsito. No dia que eu estacionar em local proibido, é para o meu veículo ser multado, guinchado e tudo mais. Se um dia isso acontecer, não posso ter raiva de ninguém, só de mim mesmo. Motorista irresponsável não gosta de campanha educativa de trânsito. É esse tipo de motorista que estaciona em locais proibidos, avança com sinal vermelho, atropela e mata pessoas inocentes. Para esse tipo de motorista: Multa, Guincho, Cadeia e os rigores da lei.

  7. Concordo e, faço minhas as palavras do Sr. SEBASTIÃO ALMEIIDA DE MEDEIROS, ESSE NEGÓCIO, ESSA BAZÓFIA, ESSA TERGIVERSAÇÃO DENOMINADA FÁBRICA… E (OU) INDÚSTRIA DE MULTAS, SÓ EXISTE NA CABEÇA DOS INFRATORES CONTUMAZES QUE INFELIZMENTE SÃO A MAIORIA.

    RESPEITANDO AS OPINIÕES EM CONTRÁRIO, AS QUESTÕES REALCIONADAS AS INFRAÇÕES E CRIMES QUE DIRIAMENTE ACONTECEM NA ÓRBITA DO TRÃNSITO EM NOSSO PAÍS, É MENOS MUITO MENSO UMA QUESTÃO RELACIONADA A EDUCAÇÃO E, MAIS, MUITO MAIS, UM QUESTÃO QUE DIZ RESPEITO DIRETAMENTE A CULTURA DO NÃO ACATAMENTO E NÃO RESPEITO ÀS LEIS.

    O BRASILEIRO DE UM MODO GERAL, TÊM OJERIZA AO ACATAMENTO AS NORMAS LEGAIS SEJAM ELAS DE QUE NATUREZA FOREM E A QUE OBJETO SE DIRECIONEM. A VELHA E MALFADADA CULTURA MACUNAÍMICA CONTINUA SE REPRODUZINDO EM CORAÇÕES E MENTES, LEVANDO A GRANDE MAIORIA DOS “CIDADÃOS” TUPINIQUINS A VEREM E, ENXERGAREM NA LEI, UM OBSTÁCULO, UM IMPECILHO E UM VERDADEIRO INIMIGO A SUA VIDA E A SUA FILSOFIA QUE NA MAIORIA DOS CASOS ESTÁ INDELEVELMENTE LIGADA A AO JEITINHO BRASIELRIO… A MAIS VALIA, A LEI DE GÉRSON E A TOTAL FALTA DE ESCRÚPULOS QUANDO SE TRATAR DE RESPEITAR O PRÓXIMO.

    HÁ MAIS OU MENOS QUATRO MESES, UM “GRANDE ” DEPUTADO DO PARANÁ QUE, NÃO ESQUEÇAMOS JÁ ESTAVA COM A CARTEIRA CASSADA, ENCHEU O RABO DE ALCOOL E SAIU DE UM BAR TAL E QUAL, COMO SE DIRIGE UM FÓRMULA UM… COMO NÃO PODERIA DEIXAR DE SER, MAIS A FRENTE ATROPELU E MATOU DOIS JOVENS DE MANEIRA ABSOLUTAMENTE ESTÚPIDA E INDEFESA. PERGUNTA-SE O QUE ACONTECEU COM O “MAGISTRAL” DEPUTADO…!!!???

    APENAS E TÃO SOMENTE RENUNCIOU PARA NÃO PERDER O MANDATO E, ESTÁ
    TOTALMENTE RECUPERADO, SALDÁVEL, SOLTO, LÉPIDO E FAGUEIRO A DESFILAR PELAS
    RUAS E PRAÇAS DAS CIDADES DO ESTADO DO PARANÁ.

    CAROS LEITORES, ISTO É APENAS A NARRAÇÃO DE UM DOS MUITOS CRIMES DE TRÂNSITO QUE, DIARIAMENTE ACONTECEM EM MILHARES DE CIDADES DO NOSSO PAÍS, SENDO QUE NA MAIORIA DOS CASOS O RESULTADO PRÁTICO NO TOCANTE A PUNIÇÃO DOS CULPADOS….TRADUZ-SE COMO EXATAMNETE IGUAL A IMPUNIDADE NARRADA, QUANDO NÃO PIOR DO QUE O ORA MENCIONADO.

    BASTA UMA BREVE ANÁLISE EM NOSSO CÓDIGO DE TRÂNSITO QUE, MESMO A DESPEITO DE ALGUNS AVANÇOS PONTUAIS, AINDA NÃO CONSIDERA CRIME DOLOSO QAUNDO O ELEMENTO ENCHE A CARA DE CACHAÇA, ALCOOL, CERVEJA, WISQUE E, EM FIM QUALQUER DROGA E AO FIM E AO CABO ATROPELA E MATA ALGUÈM E, MESMO ASSIM NÃO É CONSIDERADO CRIME DOLOSO. POIS NO MAIS DAS VEZES, ESSES ELEMENTOS MATAM, ATROPELAM DUAS, TRÊS OU QUATRO PESSOAS, LIVRAM O FAMOSO FLAGRANTE, PAGAM UMA NINHARIA EM FORMA DE FIANÇA E, MAIS TARDE UM MES, DOIS MESES DEPOIS, JÁ ESTÃO AO VOLANTE…BÊBADOS E, INCONTINENTI, PRONTOS PARA FAZER FARRA, DAR CAVALOS DE PAU ETC…ETC… ATROPELAR, CAUSAR ACIDENTES OS MAIS VARIADOS E MATAR PESSOAS….TRADUZINDO….É ISSO SENHORES QUE O SENHOR DENOMINAM INDÚSTRIA DE MULTAS….!!!!???

    COMO DIRIA O NOSSO “DESAFORADO” TURBHAY RODRIGUEWS…ARE LÁ!!!

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN.

  8. MULTAS S/A – Parece que está difícil encontrar um mossoroense que não haja sido multado na Era Getran! Recentemente eu estava na Independência comprando um tabuleiro de xadrez quando encontrei um conhecido e disse que tinha sido multado. Uma verdadeira algaravia se sucedeu, e não houve elogio algum aos agentes de trânsito, muito pelo contrário; quem tava lá ou tinha sido multado ou conhecia alguém que o fora! De minha parte também acho desastrosa a forma como se procede nos dias atuais; se for passar num sinal, tenha a certeza de que continuará verde, porque se ele amarelar antes do cruzamento total e o agente de trânsito entender que foi cortadoo o vermelho, pode esperar a notificação de infração! Ou seja, têm o dom da palavra, o poder de decisão, que até pouco tempo atrás só cabia a detentor de cargo como juiz, por exemplo. Numa dessas tardes, parei num semáforo quando vi duas luzes verdes. O pessoal que ainda não havia passado segurou forte a buzina, mas se eu passasse e algum agente visse e entendesse que eu tinha passado no vermelho, lá se vão vários reais. Assim, aumentei o volume do som até que o buzinaço acabasse. De cretino mesmo (sem contar a situação anterior), foi ter recebido notificação de infração sem que tal cometimento tivesse tido lugar: em vez de estacionar em fila dupla, a velocidade do veículo foi reduzida para se adequar à do trânsito, mas o carro foi visto parado (!?), e acabei recebendo o documento informativo. Procurei ver, dias depois, se a situação se repetia com mais alguém e na Praça do Codó encontrei uns motoristas que teriam feito a mesma coisa que eu, segundo a interpretação do agente, e o motivo da notificação: parar em fila dupla, mas não foram multados. Fiquei pertinho vendo e escutando, acompanhando o trabalho dos agentes, vi que não houve multa alguma, meramente uma orientação. Mas, para mim, o tratamento foi outro, e é porque não houve o estacionamento propriamente dito. E outra coisa: os agentes não têm certeza do que caracteriza a fila dupla, pois perguntei a alguns deles e a resposta não foi idêntica, razão pela qual vou recorrer da notificação de infração recebida. Seja como for, por se tratar de uma organização instituída, torço para que nunca se registre um único caso de corrupção em suas hostes, pois iria fazer o órgão perder pelo menos um pouco da credibilidade.

    A propósito, Erasmo, o amigo sabe a razão de não se encontrar mais agentes de trânsito pela manhã, orientando ao redor do Mater Christi? E já viu o calvário que tem que fazer alguém que ande por ali por volta das 07h?

  9. Que há interesse da administração municipal em multar não há dúvida, aliás, não só em Mossoró mas no Brasil todo. Mas é inegável que o motorista brasileiro (o de Mossoró pior ainda) é FOLGADO e CARA DE PAU! A GRANDE MAIORIA dos motoristas que são multados o foram porque simplesmente acreditam que não serão punidos. Esse é o grande problema, quase todos acreditam neste país na impunidade.
    Podem ser realizadas inúmeras campanhas educacionais que não vai adiantar. O brasileiro só se ajeita quando é punido. Essa é nossa triste realidade, que é cultural. Claro que tem que haver campanhas educacionais mas o número dos que a assimilam e passam a respeitar as regras de transito por consciência é muito reduzido.
    Brasileiro só respeita regras de trânsito, em regra, quando sente no bolso. E vou dizer mais, pela grande quantidade de infratores de trânsito que vejo por Mossoró acho que se multa muito pouco. Tem que se multar é muito mais pra ver se os caras de pau do trânsito tomam jeito.

  10. Amigo Colorau, quando se falava que o trânsito seria municipalizado gerou-se na cidade uma expectativa de que os problemas relacionados ao trânsito seria resolvidos em sua grande maioria. Lêdo engano. Parece que a situação piorou. São denúncias contra os “amarelinhos”; denúncias de que se instalou a industria da multa, e por aí vai… e só quem paga o “pato” mais uma vez é o povo. Agora me tirem uma dúvida. Se o trânsito foi municipalizado, de quem é a responsabilidade de consertar e instalar semáforos? que é responsavel por toda a sinalização da cidade? A quem cabe deter minar os locais que são ou não proibidos?
    Com relação ao local mostrado na foto, ou seja: os fundos da riachuelo, na verdade o que ocorre ali é um absurdo. Um assalto aos contribuintes, pois ali tem uma placa de embarque e desembarque de mercadorias, e todos sabem que há uma determinação legal que os caminhões com mercadoria só podem descarregar os produtos no horário a partir das 18:00 horas. Ora se durante o dia esses caminhões não “devem” ali estacionar para efetuar o descarrego, então qual é o problema dos cidadãos estacionarem seus carros ali? Na verdade a prefeitura achou ali uma “botija” para fazer dinheiro.

  11. Concordo com o amigo e colega Aldenílson: só o dinheiro interessa. Se o motorista vai se educar ou não, é problema dele. É ululantemente óbvio que a aplicação da multa tem muito mais valor – nos dois sentidos – do que a educação para o trânsito, e há quem ache isso certo!! É como um árabe ser condenado a receber 40 (quarenta) chibatadas e achar que foi merecido! A verdade é que o filão rende. Dá dinheiro, dá lucro, é o que vale. O povo dever seguir a regra geral: pagar, obedecer e continuar com a cabeça abaixada para levar mais porrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *