Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

1408

O QUE PELÉ NUNCA CONSEGUIU – Pelé é um mito. Isso é praticamente consenso em qualquer roda de conversa em que o nome do rei do futebol seja citado.

1977_pele4

No entanto, isso não quer dizer que ele tenha conquistado todos os títulos ou tido a oportunidade de fazer tudo que o um jogador de futebol tem direito.

O maior jogador de todos os tempos foi bastante prejudicado pela conjuntura da época. Profissionalizado aos 16 anos, Pelé não pode participar dos jogos olímpicos. É que até os anos 1980 (o atual padrão com jogadores de até 23 anos foi implantado em 1988) só amadores participavam dos jogos olímpicos.

Apesar de ser quase uma unanimidade o status de maior jogador de todos os tempos, Pelé nunca recebeu o prêmio de melhor do mundo. É que a honraria concedida pela Fifa só foi implantada em 1991. Até então a bola de ouro da revista France Football era o prêmio equivalente, mas que só tinha validade para atletas que jogavam na Europa.

O craque também nunca foi artilheiro do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (um Rio/São Paulo ampliado que serviu de embrião para o Campeonato Brasileiro entre 1967 e 1970), nunca venceu o Campeonato Brasileiro (criado em 1971) nem se tornou artilheiro da competição.

Pelé é um único futebolista a ter três títulos de copa do mundo como jogador. Mas acredite! Ele nunca conquistou uma simples Copa América. É que no período em que Pelé passeou pelos campos o Brasil vive um jejum de 40 anos sem conquistar o título sul-americano. Até que ele tentou. Disputou a competição na Argentina em 1959 quando foi artilheiro, mas teve que se contentar com o segundo lugar.

Se alguém tiver mais alguma “frustração” de Pelé deixe um comentário e nos ajude.

Compartilhe

2 respostas

  1. BRUNO BARRETO, PELÉ FOI CAMPEÃO BRASILEIRO 5 VEZES SEGUIDAS E ARTILHEIRO TAMBÉM 5 VEZES, NOS ANOS 60, É SÓ VOCÊ PROCURAR E LER QUE VOCÊ VAI VER A VERDADE E NÃO ACREDITAR EM TUDO QUE A IMPRENSSA PAULISTA E FLUMINENSE DIZ.

  2. Meu caro Raniele, o Campeonato Brasileiro só existe desde 1971. O que tivemos antes foi a Taça Brasil que era um torneio mata-mata e não pode ser considerado um campeonato. Entre 1967 e 1970 tivemos o “Robertão” que não pode ser considerado o Campeonato Brasileiro por um simples motivo: tratou-se de um Rio/São Paulo ampliado para PR, MG e RS. Esse é o entedimento da CBF, que controla o futebol no país. Existe uma tese, que a CBF ainda não decidiu se acata ou não, de unificar todas as versões embrionárias do Brasileirão. Se isso ocorrer vc passará a ter razão em seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *