Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

6

 O vereador Lairinho Rosado (PSB) apresentou na sessão desta quarta-feira o Projeto de Lei 215/10 que estabelece as eleições diretas para diretores e vice-diretores de escolas da rede municipal de ensino.

O artigo 2° do projeto determina que os mandatos dos diretores devam ser de dois anos com a permissão para apenas uma tentativa de reeleição. Poderão se candidatar ao cargo qualquer professor ou funcionário efetivo que esteja lotado na unidade de ensino há pelo menos dois anos.

De acordo com o projeto um dos pais ou representantes legais dos alunos, estudantes com idade superior a 12 anos, funcionários e professores tem direito a voto. A comissão eleitoral que ficará responsável pela organização do pleito deverá contar com um representante de cada segmento da comunidade escolar que tem direito a voto. Sendo vedada a candidatura de integrantes da comissão eleitoral.

Para o parlamentar essa é a forma mais justa de se escolher o comando das escolas, além de despertar a consciência política nos jovens. “O diretor é escolhido pela eleição, que se baseia na vontade da comunidade escolar, entre professores, funcionários, alunos e pais ou representantes legais por voto direto, secreto e representativo. Essa é a maneira que mais favorece o debate democrático na escola, o compromisso e a sensibilidade política por parte do Diretor, além de permitir a cobrança e a co-responsabilidade de toda a comunidade escolar que participa do processo de escolha”, frisou.

OBS. Com informações da assessoria.

Compartilhe

6 respostas

  1. A eleição para diretor não garante uma gestão democrática. Basta ver o exemplo das escolas da rede estadual de ensino, onde podemos ver que a eleição não garantiu o que se era esperado e em muitas escolas a gestão não é democrática..

    Acredito que a melhor forma de escolha seria a seleção dos diretores através de “concurso” por tempo determinado de gestão.

  2. É uma boa iniciativa, porém, acho que é utópico. A prefeitura não vai querer deixar de ter esse poder em mãos. Eu sou plenamente a favor do referido projeto do vereador.

  3. cada um tem o governo que merece, realmente em algumas escolas e gestão democrática está comprometida por temos lá no centro das decisões pessoas que representam os interesses de alguns segmentos da sociedade. Se ao assumirmos os cargos eletivos cada pessoa se comportasse como repressentante daqueles que os conduziram aos cargos, ai certamente as coisas funcionariam melhor.

    abaixo o coronelismo dentro das escolas
    que saiam os medrosos
    fora os covardes, que não lutam por dias melhores na educação
    mais cursos de formação politico e cultural para educadores que se deixam passar por espiões dos governos.

    e viva uma educação libertadora, capaz de mostrar as pessoas o mundo como ele realmente é.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *