Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

O deputado federal Rogério Marinho fez nesta quinta-feira (25) um pronunciamento no Plenário da Câmara Federal cobrando do Governo pressa na conclusão da duplicação da BR 101, do Aeroporto de São Gonçalo e a inclusão do RN na Ferrovia Trans-nordestina. Segundo o parlamentar, essas são consideradas obras estruturantes imprescindíveis para o desenvolvimento do Estado.

O deputado usou como base para o discurso a mais recente publicação do Sebrae/RN Negócios potiguares: mapeamento dos negócios urbanos do RN.  O documento mostra o potencial de desenvolvimento econômico do Estado e também aponta, através de indicadores, que é preciso se fazer muito mais para que o RN se desenvolva de forma adequada, com justiça social e distribuição de oportunidades. “O que foi feito até então é insuficiente”, destacou o tucano sugerindo em seguida um melhor direcionamento dos investimentos públicos.

“Dois pilares de políticas, eu diria, são fundamentais ao Estado e à superação dos impedimentos de crescimento. O primeiro é um forte investimento em preparação do Capital Humano, com melhor educação, formando técnicos, tecnólogos e profissionais importantes para tocar e qualificar o crescimento, além de capacitar os trabalhadores para que aumentem a produtividade geral no Estado. O segundo são as obras estruturantes. Muitas promessas foram feitas, mas com pouca efetividade”, explicou.

A construção do Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, mereceu atenção especial do parlamentar no plenário da Câmara. Ele cobrou pressa na conclusão da obra, bem como na duplicação da BR-101. E ainda enumerou outras medidas necessárias e urgentes: a inclusão do RN na ferrovia trans-nordestina, a ampliação do porto de areia branca ou a construção de um novo terminal em Porto do Mangue, obras necessárias para o barateamento da logística de transportes e superações de problemas de escoamento de produção. 

Rogério Marinho também lembrou que o RN pode e deve fomentar a produção de energia limpa, principalmente a Eólica, como uma marca para atrair inúmeras empresas de tecnologia não ofensivas à natureza, gerando empregos e movimentando de forma positiva a economia. “O Estado deve priorizar investimentos em  tecnologia e inovação, com formação técnica de jovens e o cultivo aos talentos, área em que temos vocação e condições objetivas e favoráveis para nós tornamos a médio prazo um importante centro de tecnologia na região”.

Para concluir, o deputado do PSDB sugeriu o fortalecimento de Centros de Produção mineral, na região do Trairi, Central e Seridó onde se procurará agregar valor aos minérios com o beneficiamento industrial e o fortalecimento das cadeias produtivas da extração mineral, hoje na sua maioria na clandestinidade. Além de investimentos para o desenvolvimento do agronegócio na Chapada do Apodi, Mossoró e Baraúnas, onde há um dos melhores solos para a produção agrícola. “Com enorme potencial não explorado, a exemplo dos vales úmidos de Ceará-Mirim e Assú que se encontram completamente à margem da preocupação dos nossos atuais dirigentes”, frisou.

A publicação do Sebrae, citada pelo deputado Rogério Marinho, tomou por base uma grande pesquisa com um levantamento vigoroso de dados que investigou 167 municípios, 72.168 questionários foram aplicados e analisados, sendo 66.301 negócios produtivos em áreas urbanas.

OBS. Informações da assessoria.

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *