Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

10

1408

O período que antecedeu o “Brasileirão” – Na última semana um leitor me criticou porque não considero os certames que antecederam o Campeonato Brasileiro com o mesmo valor da mais importante competição nacional.

O motivo é simples e vou explicar no transcorrer desse texto.

Das nações mais importantes do ponto de vista futebolístico, o Brasil foi o último país a ter uma competição de caráter nacional. O motivo está relacionado às dimensões continentais do nosso país. Essa desculpa prevaleceu por um bom tempo, mas também existia por trás disso um pouco de má vontade dos dirigentes tupiniquins.

A primeira competição nacional de clubes foi a Taça Brasil de 1959, vencida pelo Bahia. O certame só existiu por conta da criação da Taça Libertadores da América. A competição tinha modelo semelhante ao da Copa do Brasil e durou até 1968. Além dos baianos apenas outras quatro equipes conquistaram a competição: Santos (1961, 62, 63, 64, 65), o Palmeiras (1960 e 1967), Cruzeiro (1966) e Botafogo (1968).

Em 1967, o Torneio Rio/São Paulo foi ampliado para os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais e se tornou o Torneio Roberto Gomes Pedroza, em homenagem ao ex-presidente da Federação Paulista de Futebol que foi goleiro titular da seleção brasileira na Copa de 1934. A primeira edição foi organizada pelos clubes e entre 1968 e 1970 o campeonato passou a se chamar (de forma paralela) Taça de Prata já sob a batuta da CBD (que viria a ser a CBF). Palmeiras (1967 e 1969), Santos (1968) e Fluminense (1970)foram os vencedores.

Os vencedores da Taça Brasil e do “Robertão” reivindicam os títulos como sendo legítimos campeões brasileiros, mas a CBF não reconhece por conta do formato dos dois torneios. A Taça Brasil não funcionava como campeonato e o “Robertão” só envolvia os estados mais ricos.

O assunto ainda está sendo estudado. O pleito dos clubes é mais do que justo, mas é preciso solucionar uma outra polêmica: em 1967 e 1968 foram organizados os dois campeonatos. O título de campeão brasileiro será dividido?

Times campões brasileiros:

Flamengo: 6 (contando com a Copa União de 1987)

São Paulo: 6

Palmeiras: 4

Vasco: 4

Corinthians: 4

Internacional: 3

Santos: 2

Grêmio: 2

Cruzeiro: 1

Fluminense: 1

Coritiba: 1

Guarani: 1

Botafogo: 1

Bahia: 1

Sport: 1

Atlético MG: 1

Atlético PR: 1

Como ficaria a distribuição de títulos com a inclusão das versões antigas:

8 títulos – Santos e Palmeiras

6 títulos – São Paulo e Flamengo*

4 títulos – Corinthians, e Vasco

3 títulos – Internacional

2 títulos – Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Fluminense e Grêmio

1 título – Atlético-MG, Atlético-PR, Coritiba, Guarani e Sport*

Compartilhe

10 respostas

  1. HEIN? – Quequeisso, Bruno! O Flamengo só tem 4 (quatro) títulos nacionais propriamente ditos, pois o de 1987, como se sabe, é do SPORT CLUBE DO RECIFE, e o de 2009 foi arrumadinho. No máximo, campeão da CBF. É a mesma coisa que dizer que a Argentina ganhou a Copa de 78. Aliás, eu acho que, quando se está falando de futebol e alguém menciona “Flamengo”, mudou de assunto.

  2. Caro Juarez, infelizmente o nosso futebol é assim mesmo, sou tricolor de coração, mas o título de 1987 é do flamengo mesmo, a CBF nessa questão política de querer agradar a todos fez aquela lambança, o do ano que passou foi sacanagem ver o grêmio falicitar o jogo, como o internacional facilitou no ano anterior para o São Paulo, isso é fácil de resolver as últimas rodadas do Brasileirão era para ser disputadas com clássicos regionais, e para finalizar os campeonatos estaduais já era não tem mais nenhuma empolgação.

  3. Não posso ficar calado diante dessas coisas Brunão!
    O Urubu não detem a taça de campeão de 89, não disputou a Libertadores de 90 e não consta como campeão no livro de registros da CBF. Então dizer que o FRAMENGO é campeão brasileiro 6 vezes é, no mínimo, distorcer a histária.

  4. Não posso ficar calado diante dessas coisas Brunão!
    O Urubu não detem a taça de campeão de 89, não disputou a Libertadores de 90 e não consta como campeão no livro de registros da CBF. Então dizer que o FRAMENGO é campeão brasileiro 6 vezes é, no mínimo, distorcer a história.

  5. Quero deixar claro que sou torcedor do Vasco e do ABC kkkkkk.Registrei que o Flamengo tem seis títulos levando em consideração a Copa União de 1987. Acho o título do Sport legítimo pq o regulamento foi desrespeitado por Flamengo e Intrernacional, mas essa é uma opinião minha. Os outros 5 títulos do Flamengo são legítimos apesar da maioria ter sido conquistada sem que o rubro negro tenha feito a melhor campanha (como registrei em material públicado no final do ano passado). Respeito a opinião de todos, até daqueles que acham que distorci a história.

  6. Mengão 6 vezes campeão! É claro que os viceinos querem considerar o Sport campeão em 87, mesmo que ele tenha disputado a série B. Os viceinos sonham com o dia em que CBFlambança considere o campeão da série B como se fosse campeão da Série A. Aliás, ano passado os torcedores do time da camisa feia comemoravam como se assim fosse. Triste sina dos adoradores de Dodôs, Pimpões e figuras menos avacalhadas!

  7. Bem, Bruno, para fazer tal afirmação, o amigo com certeza terá a campanha do Império do Mal na Taça Libertadores de 1988 …

  8. 5, 6, que seja. O mengão é penta no brasileirñão e o único campeão da copa união! pronto, resolvido. A mulambada inferior se morda de inveja!

  9. Títulos nacionais do Flamengo: se a gente pensar bem, qualquer número cabe aqui no hipertexto … Foi muita falta de sorte para o Flamengo não ter jogado a Libertadores de 1988. Isso devia ser uma prova dos noves-fora, mas faz correrem rios de tinta. Sobre uma mesma situação se decidiu corretamente em 1984, como já apresentei aqui – no espaço do blog -, mas era sobre um jogo mental e sobretudo longe daqui, embora ache que seria aplicável à situação tupiniquim. Fora disso, apresento os parabéns a quem lhe escolheu o nome.

  10. Senhores

    Para tirar a dúvida basta responder algumas perguntas simples:

    1. Quem jogou a libertadores 1988?

    2. O Guarani foi vice campeão de 1986 então poderia jogar na “serie B” de 1987?

    3. Qual o clube que esta como campeão de 1987 no site da CBF? Se a CBF não tem moral para validar este título não tem para nenhum outro de qualquer clube.

    4. Onde esta a taça de campeão de 1987? (a de verdadeira, não a de isopor que o framengo levou para o maracanã e o vento quebrou. Quem quiser conhecer basta vir aqui em Recife que faço questão de ir mostrar)

    5. Por que o São Paulo quando foi penta campeão divulgou que foi o primeiro penta do Brasil ignorado o amigo do clube dos 13?

    Essas são apenas algumas perguntas que os flamenguistas não tem respostas, é necessário conhecer a história do futebol em 1987 e não ficar se baseando no que a Rede Globo empurra no ouvido dos mal informados.

    Abraços a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *