Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

 

O governador Iberê Ferreira (PSB) já mostrou claramente interesse em investir na área de segurança pública. No rol de investimentos ele precisa incluir urgentemente a interiorização do CIASP (Centro Integrado de Apoio Social ao Policial).

Através deste Centro, o policial (civil e militar) recebe apoio de psicólogos, assistentes sociais e advogados.

Submetidos a um trabalho altamente estressante, muitos policiais são acometidos de distúrbios psicológicos, além de muitos deles enfrentarem problemas com colegas de trabalho, amigos e a própria família.

Ontem conversei com um profissional que já integrou a equipe multidisciplinar do CIASP e este disse que a dependência de álcool entre os policiais é algo assustador. “Muitos deles encontram na bebida uma forma de aliviar as tensões inerentes à atividade policial”, disse-me o profissional.

Atualmente, a atuação do CIASP é bastante tímida, e concentrada apenas em Natal, no bairro Lagoa Nova (84-3232-2366).

É preciso urgentemente que o Centro receba mais investimentos e que seja ampliado para o interior do Estado. A melhoria do serviço de segurança pública passa necessariamente pelo policial, que deve estar em perfeito equilíbrio mental para lidar com seu árduo e estressante trabalho.

Compartilhe

2 respostas

  1. Em uma sociedade que vive em eterna contradição; questões reais e demagógicas, democráticas e coercitivas, são sempre discutidas e abordadas. Nesse contexto, vemos a atividade policial como mais um dos dilemas da comunidade: rejeitado por muitos, ignorados por outros e aceitáveis por uma minoria, o profissional policial resiste e prossegue em sua valorosa e honrosa missão.
    No dia a dia, o policial se depara com inúmeras situações, desde as simples até as mais complexas. Pois esses servidores estão em contato permanente com a população, e em algumas áreas da sociedade eles são a única manifestação do Estado disponível. Isso leva a população a requisitá-los em momentos de dificuldade, não importando o tipo da adversidade.
    Necessitamos cobrar das autoridades governamentais que cuidem mais dos nossos cuidadores, pois isso interessa a todos nós. Devemos nos preocupar com sua educação, suas carreiras, os seus salários, as suas condições de trabalho e sua saúde.
    Dessa forma, enquanto a população não se conscientiza e valoriza o policial, o futuro restará indefinido e moralmente destrutível.

    Alex L.

  2. Caro tio

    Atualizando a agenda de show aqui em Recife, dia 15/05 vai ter show do ABBA com integrantes da banda original e participação de membros da Orquestra Nacional Sinfônica de Londres.
    http://www.chevrolethall.wcms.com.br

    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *