Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

6

GRENAL, A FINAL MAIS IMPORTANTE DOS ESTADUAIS – Para nós nordestinos o campeonato estadual mais importante, o Carioca, já acabou. Os campeonatos paulista e mineiro terão confrontos entre grandes e pequenos nas respectivas finais.

As atenções, do ponto de vista do equilíbrio, se voltam para o Rio Grande do Sul. Lá a final será entre Grêmio e Internacional, para muitos a maior rivalidade do futebol brasileiro.

Os gremistas somam 119 vitórias e 501 gols, enquanto os colorados ostentam 143 triunfos e 541 tentos. Ao todo são 379 jogos e 118 empates.

A última vez que os dois times decidiram o “Gauchão” foi em 2006. O tricolor levou a melhor. Por sinal essa foi a única decisão entre os dois times nessa década.

O último título do Inter sobre o maior rival em finais ocorreu em 1997. Depois disso, o Grenal ainda decidiu o campeonato de 1999, no jogo marcado pelo “banho” que Ronaldinho Gaúcho deu em Dunga (talvez seja por isso que o craque do Milan deve ficar de fora da copa?).

Mesmo assim, o Inter tem mais títulos estaduais. São 39 contra 35 do Grêmio.

O RN tem a noção do que é ter jogos de Copa do Mundo – Esta semana tive que noticiar, na qualidade de editor de política do Jornal O Mossoroense, a informação que a briga política na Assembléia Legislativa poderia fazer o nosso Estado perder a condição de cidade sede da Copa do Mundo de 2014.

Se isso ocorrer, pelo menos os mais velhos terão a noção do é ter um evento desse porte.

Poucos sabem, mas para comemorar os 150 anos da Independência do Brasil foi realizada em 1972 uma competição entre seleções, que ficou conhecida como Mini Copa.

O recém inaugurado Machadão (na época Castelão) recebeu três jogos: Portugal 3 x 0 Equador, Chile 2 x 1 Equador e Equador 2 x 3 Irlanda do Sul. Antes que alguém diga que só houve jogos “sem futuro” em nossa bela capital, por lá desfilou ninguém mais ninguém menos que Eusébio, um dos dez maiores jogadores de todos os tempos. Portugal comandada por Eusébio decidiu o título com o Brasil no Maracanã e acabou derrotado por 1×0.

A seleção Brasileira só jogou no Rio Grande do Norte uma vez. Foi em janeiro de 1982, uma vitória por 3×1 sobre a extinta Alemanha Oriental.

Compartilhe

6 respostas

  1. Bruno, creio que o nome do “craque” do Milan não será pronunciado no próximo dia 11 em virtude de sua performance na Copa 2006, por seu pífio histórico na Seleção e pelo momento atual no futebol, há tempos em visível decadência, o que fez com que o time italiano lhe lançasse proposta de renovação contratual bem abaixo dos valores atuais. Além desses motivos, acrescento minha opinião pessoal: Ronaldinho Gaúcho não se enquadra na pretensão de Dunga para vencer o título mundial, pois já demonstrou se preocupar mais consigo mesmo, exibindo um estilo de jogo individualista, do que com o compromisso do time para ganhar o título.

  2. Rapaz, não concordo quando você diz “Para nós nordestinos o campeonato estadual mais importante, o Carioca, já acabou.” Pergunte a qualquer Pernambucano qual campeonato estadual que eles consideram mais importante? Infelizmentene, o Potiguar parece que perdeu a sua identidade em relação aos campeonatos estaduais, o que é uma pena. Sempre que vou a Mossoró trago comigo uma camisa do Baraúnas para da de presente a alguns amigos e eles dão o maior valor. Inclusive, alguns tocedores do Santa Cruz que conheço gostariam de enfrentar o Baru no brasileirão.

  3. É verdade. Só que PE é o único “foco do resistência” na região que tem outros 8 estados. Valeu!

  4. Bruno Barreto você se enganou novamente, o campeonato mais importante para os potiguares é o estadual do RN, o campeonato fluminense é importante para eles, assim como o paulista , o pernambucano , o cearense , o paraibano e os demais estados, grande parte da imprenssa mossoroense esportiva sobrevivem do futebol fluminense , na qual não consigo entender o porque ? já que não vejo relação entre os dois estados, temos muito mais afinidades com os estados vizinhos , CEARA, PARAIBA E PERNAMBUCO pois moram em Mossoró muita gente destes estados aqui e torcem pelos seus times de origem, vocês da imprenssa local são em grande parte responsavel pelo fracasso do futebol local ,pois dão prioridades ao futebol fluminense e ao paulista incentivando os torcedores locais a torcerem contra o nosso futebol.

  5. Concordo com o Raimundo em relação a impressa, aqui em Pernambuco a impressa defende o futebol local e compra a briga com a impressa do sudeste, além disso o próprio governo de Pernambuco esta incentivando as rádios e tvs locais a investir no interior evitando assim que as pessoas fiquem ligadas somente com o sudeste por antenas parabólicas. Quando morei em Mossoró sempre freqüentei o Nogueirão para assistir jogos do príncipe e do leão. Vamos incentivar o futebol local, fazer o torcedor vestir a camisa dos clubes da terra.
    Outra coisa, como o Alexandre falou o campeonato carioca aqui não tem valor nenhum e acredito que na Bahia também.

    Abraços

  6. Caro Raimundo Pão Doce, respeito sua opinião. Na minha opinião a imprensa local faz a sua parte para ajudar o futebol local. O problema reside nos resultados dos nossos clubes em nível estadual. A maior parte dos torcedores são levados pelos resultados e os do RN são pífios em competições nacionais. Em tese o campeonato potiguar deveria ser o mais importante para nós, no entanto não é. Basta observar a vergonhosa média de público do campeonato estadual. Já os bares que transmitem jogos dos times cariocas estão sempre cheios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *