Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

31

1183121527dsc_0572

COLUNISTAS “COMERCIAIS” – Em datas especiais, os nossos dezenas de colunistas sociais usam e abusam dos seus espaços para mandar os leitores comprarem neste ou naquele lugar. Na semana passada não foi diferente. Muitos instigaram os filhos a comprarem o presente do pai na loja tal, almoçarem no restaurante tal etc. Houve aberrações, como aquele que mandou o filho presentear o pai com um terreno num dado loteamento e aquela que defendeu como melhor presente a matrícula numa escola de idiomas. Tudo isso para agradar a turma que gosta de presenteá-los com mimos, brindes e cortesias. Na semana passada, não vi nenhum colunista social sugerindo aos filhos que aproveitassem a data para dar um abraço sincero no pai, para fortalecer o respeito e/ou solidificar a amizade. A turma só pensa em aproveitar toda e qualquer oportunidade para remeter os leitores para os empreendimentos de quem os presenteiam, sejam lojas, hotéis, casas de show, construtoras e até escola de idiomas. Mas tenho esperança que um dia essa turma valorizará o que realmente interessa, que são os bens imateriais e as conquistas pessoais resultantes de muito estudo e perseverança.

MAU AGOURO – Já escrevi certa vez que os colunistas sociais parecem Midas às avessas. Quando começam a escrever exageradamente sobre algum estabelecimento, dali a pouco ele “quebra”, assim foi com a “Goreti Modas”, “boate Kalimar”, “restaurante Flávio’s”, entre diversos outros. A mais recente prova deste mau agouro foi a Vinhedos do Mossoró West Shopping. Era a única loja do citado shopping que recebia apoio maciço dos colunistas sociais. É também a única que está anunciando o encerramento das atividades. Coincidência ou dificuldade de abastecer a galera com muitas garrafas de vinhos?

CULTURA – A colunista social que diariamente nos “orienta” a matricular o filho numa dada escola de idiomas, escreveu que a cultura de Mossoró está presente no Liberdade Shopping. Após ler a nota, meu pavonesco tio Colorau, com laivos de nervosismo, não se conteve e jogou suas taças de cristal Baccarat contra a parede. À sorrelfa, injetaram sedativos para acalmar o não resignado Colorau. Também pudera, depois de tamanha aleivosia.

E O N? – Diariamente as colunas sociais trazem foto do já conhecidíssimo Márcio daM N Móveis”. Ele já entrou na disputa de quem mais aparece em nossas dezenas de colunas sociais. Todos, no entanto, ficam perguntando quem é o “N” da história. Por certo, deve ser uma pessoa recatada, que prefere se manter distante de eventos fúteis, que não dá agrados aos colunistas sociais e que sabe quais são os reais valores de uma pessoa.

ANIVERSÁRIO – A se basear pelo que escrevem nossos colunistas sociais, apenas comerciantes e empresários fazem aniversário. Pela manhã, a notinha anunciando a data; pela tarde, a visita ao estabelecimento em busca do brinde-recompensa.

Hype_abajur

A NOTA E O ABAJUR – Certa vez, conversei com um vendedor do Parque Elétrico e ele me confessou um fato que exemplifica bem o que escrevi na nota anterior. Dada colunista anunciou o aniversário do estabelecimento e à tarde chegou por lá portando o recorte do jornal com a notinha. Ato contínuo, apontou para um abajur e disse que o levaria para compensar aquela nota, que, segundo ela, trouxe mais visibilidade para o local. Meio que sem graça e sem jeito, o proprietário do estabelecimento liberou o mimo, mas disse que não havia acordo prévio. Foi tudo iniciativa da colunista social. Vale frisar que esse episódio ocorreu há uns cinco anos.

PRESENÇA – Qual a maior “presença” no colunismo social? Presença de futilidades, presença de falsidade, presença de toma-lá-dá-cá, presença de caras-de-pau etc etc etc.

COTIDIANO – Existe algo mais fútil do que o dia de um colunista social? Café da manhã no Bagdad Café, passeio pelas lojas para “pescar” brindes, almoço no restaurante de algum “patrocinador”, visita vespertina a um salão de beleza e noitada em alguma festa fútil. E após a festa, sabe-se lá Deus o que ocorre.

IMG_7141

COPÃO – Amanhã, sexta-feira 13, teremos mais uma reunião do COPÃO, a confraria para quem não tem frescura. A foto ai de cima foi tirada na reunião do último dia 11 de julho, mostra os polivalentes Curió e Marcelão. Apareçam por lá amanhã.

Compartilhe

31 respostas

  1. E o pior, compra sem poder, com dinheiro que não tem pra mostrar a quem não gosta, é quase isso né não?

  2. Tio, você esqueceu das outras lojas no Shopping que maciçamente eram divulgadas e deixaram suas atividades, como Lulu’s, Italy Prata, Empório Andriolla, entre ourtas que não me recordo no momento.

  3. Caro Tio

    Quando funcionava o La Gôndola, onde hoje é o Picanha Grill, uma colunista social das antigas aportou lá com uma turma de amigos, comeram e beberam a vontade e no fim queira sair sem pagar, o italiano proprietário do local negou-se a “oferecer” tal mimo e tal colunista teve que pagar a conta, não voltou mais lá e ficou falando mal do lugar. Lamentável essas atitudes desses “jornalistas”.

    Abraços

  4. O post de hoje tá dez mesmo… PResença – com Tio Colorau. kkkkkkkkkkkkk

  5. Parabéns amigo por encampar uma luta tão digna contra esses incontaveis sanguessugas que vivem de extorquir as pessoas de bem e as custas de empresários futeis e sem razão de viver que insistem em tentar ser destaque, usando de fotos em colunas até quando o cachorro defeca. Porém, acho que o amigo, deveria, expor um pouco dos metodos nada convencionais dos proprietarios dos jornais, os proprios patrões, que estimulam essa pratica, e pasmen, a praticam também, lógico que com efeitos mais danosos e com solicitação de recompensas $$$ beeem maiores. Basta ver as colunas dos ditos ´proprietarios´. Em todos os jornais, sem exceção. Anunciou no concorrente, e não no dele, eles no ooutro dia, difamam, seja lá o que for ou quem seja a pessoa. O assunto só encerra quando o anuncio chega. Assim é P.H.O.D.A…

  6. Arre égua, esse post tá a cara do início do Tio Colorau…anos dourados. Ouvindo: Eu vou fechar esse cabaré (Abílio Farias), diretamente dos quiosques da Boa Vista, tomando uma lata de Pitu (fiado) tendo como tira-gosto tomate e sal, encerro meu comentário.

  7. Ótimo, adorei o comentário. Tenho amigos Colunistas Socias e critico muito esse tipo de comportamento. Se eu fosse propietária de um jornal, não teria um espaço para esse tipo de bajulação. Abraço, tio.

  8. Muito bom Erasmo. Em relação a dupla da MN Imóveis, o N é o Nilton. Grande sujeito, realmente. O M, de mala, é um chato. Outro dia a esposa dele estava numa festa vestida de indiana por causa da novela da Globo. E a festa não era a fantasia. Chamado a atenção por amigos gozadores, fui conferir as colunas sociais e ela estava lá. Pagam o mico, e ainda pagam pra divulgar.

  9. LER ESSAS FRESCURAS ? TEM QUEM LEIA, CLARO, PORQUE TEM GENTE TAO FRAGIL QUE PRECISA DISSO PRA APARECER.
    NESSA IMPRENSA MESQUINHA, OPORTUNISTA, FALIDA E MAL-PAGA, DO QUE ERA BOM JA SE FOI!
    SO RESTA ESCONDER O LIXO DA SOCIEDADE COM ESSAS FRESCURAS. OLHA, TIO, QUEM REALMENTE TEM, TEM E TEM GRANA, NAO APARECE NESSAS COISAS!

  10. Rapaz existe um que chega em Duart’s Cafe, toma café, pede cigarros e diz esqueçi o dinheiro no carro vou pegar e tchau…
    Eles nao tem vergonha.
    Se acha o máximo.
    hoje em dia todo mundo que ser colunista social e dono de site.

  11. Engraçado a concidência do post, esses dias uma pessoa muito concorrida que trabalha no ramo de vestiário/moda confessou estar se escondendo de colunista famoso(a), pois simplesmente não queria estar dando “brindes” a ninguem pois já tinha sua clientela certa que pagava pelo que comprava. Lamentável a atitude desse pessoal que ainda se diz jornalista, mas acho precipitado estender a crítica a todos…

  12. Caro blogueiro, fazia um tempão que eu não lia algo tão pertinente, apropriado e oportuno como este seu post. Parabéns!

  13. Pior e quando vem a Mãe do colunista (ou colunistas) que já esta bem mais comentada nos cafés da vida, Que sempre chega em nosso comercio “pedindo” um patrocinio para fazer uma festa, consegue bebidas em consiguinação, picolés de brinde, salgadinhos para degustação aparelhagem de som e iluminação em troca de “amizade” na maior cara de pau! quando não faz a festa na propia casa passa um mês inteiro falando das qualidades de um certo buffet para conseguir um espaço de graça, pior que na coluna dos filhos na maioria so aparecem as fotos das granfinas que pagam caro por roupas compradas na botique da mesma!

  14. Miniiiiiino! Em Natal tem uma tal de Tereza Tinoco que todo santo dia sai nas colunas sociais. Pense numa mulher forte prá sustentar SANGUESSUNGAS.

    A primeira pessoa a fechar uma loja em Mossoró devido a Sindrome do Colunismo Sanguessugas Social foi Guiomar Modas. Quem não lembra Ivoneti de Paula rasgando elogios diariamente da Loja? Guiomar fechou a loja em Mossoró e abriu em Natal.

    Por outro lado, tem idiota que adora aparecer em jornais, revistas, e televisão. Para esse, a propaganda de sí mesmo não tem preço. O negocio é aparecer. E tome aniversário dele, da mulher, da mãe, dos filhos, da sogra etc. Conheço um comerciante em Mossoró que quebrou em tres pedaços e perdeu o pedaço do meio (impossivel remendar a quebra), devido ao colunismo social que subiu na cabeça dele ao ponto de fazer o casamento de uma filha as pressas antes que as luzes dos holofotes se apagassem. Resultado: Tá quebrado e mais liso que pão doce, a filha descasada e os colunistas sociais SUMIRAM da vida dele ao ponto de não saberem mais quem ele é (o famoso desprezo depois que o rico fica pobre). O homi tá de “fazer pena” mas eu acho é pouco.

    Prá finalizar, colunista social é igualzinho a rapariga. A rapariga dá prazer para depois receber, enquanto que o colunista social descaradamente vai logo metendo a mão. Õ profissãozinha ordinária e karai. Vôtis!

  15. ô boca de xafurdoi diga o nome desse comerciante que foi vitima desse sanguessuga/colunista pra que eu possa contar aos meus filhos.

  16. Amigo, você citou na nota o Restaurante Flávio’s como que fechou ou quebrou, em face da sanha dos nossos calunistas insaciáveis. Mas o que determinou o fechamento do dito restaurante foi o falecimento do seu proprietário que vem a ser tio da minha esposa, Carlos Xavier ou Carlinhos do flavio’s como era mais conhecido. Fica feito aqui o esclarecimento. Abraços.

  17. Candinha, por uma questão de amizade ao “falido”, não vou citar o nome dele. Adianto que ele foi procurar emprego em Fortaleza. Quanto ao colunista sanguessuga (colunista social também pode ser comparado com o Conde Drácula: Ambos chupam o sangue de suas vitimas até matar), já não atua mais no sanguenolento meio. De tanto falar que fulano e sicrano era “Chic” e de falar que “gente fina é outra coisa” e “tenho nojo de pobre”, está esclerozada esperando a morte chegar.

    Mossoró no passado tinha dois colunistas sociais. O mais que recebiam da sociedade era uma fatia de bolo e um copo de refrigerante em festa de aniversário. Talves naquela época não existisse esse troca troca. Quem não lembra de Chiquinho Duarte e João Bosco (JB).

    Frase do Dia. Melhor ser importunado por piolho, chato, pulga e/ou carrapato, que ser assediado por colunista social. Peeeeeeense numa raça ordinária e vampirenta. Xô! Xo! Xô!

    Tô Certéééééééérrimo ou Erradéééééééérrimo?

  18. ei candinha,a primeira letra do empresasario:G.È mentira boca de xafurdo?

  19. Para relembrar:

    ” Ontem na mansão do casal chiquérrimo (fulano e fulana) pude degustar além de uma tábua de frios “a lá Suiça” como entrada, Escalopes de Lagosta Gratinados como prato principal, regado com um delicioso vinho Alex Gambal Chassagne Montrachet Branco 1966, exclusivo da Adega deste casal “In”. Ao fundo, seu Home Teather de ultima geração deixava soltar suavemente ao vento, musicas clássicas de fino bom gosto que só gente chic e rica tem.
    Convidaram-me para um retorno o qual aceitei de imediato até porque a recusa seria uma falta de respeito para com esse casal nota 10,20, 30…. Gente fina é outra coisa.

    Nota de Boca de Xafurdo: Cruz Credo!

  20. Outra da mesma figura do La Gôndola, aconteceu em uma festa em uma residência no Nova Betânia onde a figura quis entrar sem ser convidada e foi barrada na porta da residência, nos dias seguintes lançou notas lamentando ter sido barrada e esperando ser convidada no ano seguinte. É muita cara de pau.

  21. O único lugar do mundo onde homem macho fica grávido é em Mossoró. Leiam as colunas sociais da terrinha. Quem ainda não leu “notinhas” assim?

    ” O Dr. Luiz…… anda feliz da vida. Está grávido de gemeos. O nascimento do herdeiro está previsto para dezembro”.

    Ou ainda:

    “Em primeira mão: O Engenheiro José….. é só sorrisos. Saiu de um consultório de Ultrasonografia gravidééééérrimo. O mesmo está ansioso com a espera da cegonha cuja data não nos foi revelada”.

    Perguntar não ofende: Por onde sai o tal herdeiro dessas figuras? Segundo a medicina, não existe a minima possibilidade de sair pelo velho, fedorento e surrado boga. Mas como Mossoró é diferente em tudo, inclusive Capital de bosta nenhuma, quem sabe, né?

    Nota de Boca de Xafurdo: Ai ai ai! Ui! ui! ui! – Tô fora.

  22. EESSAS PEROLAS LITERARIAS DOS COLUNISTAS SAO ÓTIMAS. COMO TAMBEM OS QUE FALAM EM RADIO… AFFF ALEM DE ANALFABETOS , MAL INFORMADOS. SO SABEM CUSPIR NOS MICRIFONES, DEUS ME LIVRE. A DIREÇÃO DA RADIO NAO VÊ ISSO NAO? Xôoo

  23. Uma coisa chic: ser in e está nas paginas do Tio Colorau

    Uma coisa chata: Ser out e vir falar da vida dos colunistas sociais nas paginas do Tio Colorau

  24. NO BANHEIRO DO BUFFET……….

    Colunista social estava sentado no vaso sanitário de um famoso Buffet de Mossoró (entrou sem convite, como sempre), fazendo suas necessidades sólidas (jogando um Barro) quando ouviu alguém falando no “cagador” ao lado (aqueles que têm meia parede):

    – Oi, tudo bem???’

    O Colunista que não gosta de muita conversa neste momento solitário….Muito menos em saber
    quem se encontra do outro lado. Mas, para não ser indelicado e já pensando numa “boquinha” no futuro ( a voz oculta poderia ser de um Gentleman, um Chic ou um In), respondeu com a voz mais aveludada e afrescalhada possivel:

    – Estou óóóóóóótimo!

    E o outro perguntou:

    – O que está fazendo?

    Mas que pergunta sem lógica. Achou até um pouco bizarro, mas respondeu delicadamente:

    – Acho que o mesmo que você… né?

    Quando o colunista estava chegando ao ponto alto da situação (O Orificio Circular Corrugado se dilatando suavemente e o “barro” dando os primeiros sinais de vida … ele ouviu:

    – Posso ir aí?’

    O Colunista deu uma brusca e repentina “trancada” no boga e falou consigo mesmo. OK, esta já foi demais. Mas, não querendo ser mal educado e pensando na possivel “boquinha”, respondeu pausadamente:

    -Não!….Não…. Não!… Neste momento……… estou muito ocupado…

    O outro respondeu:

    Olha… eu ligo mais tarde, porque tem um idiota sentado aqui ao lado, e
    cada vez que eu falo, ele responde..

    //////////////////////////////////////

    Querem saber o nome dele? Dica: O Orificio Circular Corrugado dele, excessivamente explorado durante décadas, portanto, bastante “surrado” e já quase em desuso no sentido de ” viver intensamente momentos felizes compartilhados”, precisa fazer Períneo URGENTEMENTE.

    Decifra-me ou te devorarei. Uau!

  25. Agora o que eu acho massa são os colunistas sociais de cidades que não tem “colunáveis”. Só citam as mesmas “personalidades” mossoroenses, que seus colegas daqui citam. E quando citam algo de sua terra, fazem referência ao “elegante” Bar da Praça ou Pizzaria Água na Boca… Ora, vejam só, isso é Trés Chiqué?
    Tem cidade que tem um colunista para cada jornal local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *