Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

Não é apenas no Rio Grande do Norte que as pesquisas são conflitantes. Em Minas Gerais a discrepância entre os institutos é maior ainda.

Segundo o Ibope, o atual governador e candidato a reeleição, Antônio Anastasia (PSDB) tem 41% das intenções de voto, enquanto Hélio Costa (PMDB) tem 32%, uma diferença de 9% pró-Anastasia.

No entanto, segundo o instituto Datafolha, Hélio Costa tem 39% das intenções de voto e Anastasia tem 36%.

Lá, quem defende a candidatura de Hélio Costa diz que instituto sério é o Datafolha. Por outro lado, a turma de Anastasia diz que é Deus no céu e o Ibope na terra.

No Rio Grande do Norte, os números da pesquisa Ibope (sempre o Ibope) não batem com os números da pesquisa Start. Pelo primeiro, a Rosa do DEM vence disparado; já para o segundo, falta apenas um capilé para ter segundo turno.

Por via das dúvidas, estou com Julierme Torres, o eleitor deve votar com base em suas convicções e nas propostas dos candidatos. É a coisa mais sensata.

Compartilhe

Uma resposta

  1. A declaração do dono do IBOPE Carlos Augusto Montenegro, põe o mesmo sob forte suspeição e carência de credibilidade, senão vejamos o que ele afirmou: “…Que as pesquisas são feitas por empresas fornecedoras de serviço de campo, composta por entrevistadores temporários, para pesquisarem nos estados”. Confirmou,pois, que está terceirizando a realização de aplicação de questionários e tabulação/manipulação/desvirtuamento dos dados colhidos em campo.
    Outro flagrante que conduz o IBOPE a um alto índice de desconfiança quanto aos resultados das pesquisas, diz respeito ao fato de que o IBOPE afirmou na Bahia, durante a campanha política de 2006, que o candidato petista JACQUES WAGNER sequer iria para o segundo turno – e o que se viu foi que ele faturou a sua vitória já no primeiro turno. Acreditar ? Quem há de?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *