Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

 

01 – 2009 TERÁ DOIS NOVOS REINÍCIOS – Depois do sucesso alcançado com os relançamentos de Batman e 007, o cinema prepara para 2009 a volta de Sexta-feira 13 e de Star Trek (Jornada nas Estrelas). Como jogada de marketing, o reinício de Sexta-feira 13 será lançado nos cinemas na sexta-feira, 13 de fevereiro. Já Jornada nas Estrelas será exibido nos cinemas a partir de 08 de maio.

O primeiro longa da série Sexta-feira 13 foi exibido em 1980, encerrando com dez filmes, neles, Jason Vorhees matou exatas 171 pessoas e sobreviveu a mais de cem tiros.

02 – GOVERNADOR DIX-SEP ROSADO – Ontem pela manhã conversei com um dos ex-secretários municipais e este me informou que o ex-prefeito Anaximandro Vale (PSB) orientou todos a listarem os bens integrantes de suas respectivas secretarias e efetuar a entrega para a nova equipe mediante recibos. Tal atitude teve caráter preventivo. Tudo está documentado. 

03 – COMÉRCIO DE MOTOS – Em 2007, a Honda vendeu 1.281.976 motos, o que representou 76,7% do mercado naquele ano. A sua concorrente mais próxima, a também japonesa Yamaha, vendeu 226.630 no mesmo período, 13,6% do total. A maioria das motos vendidas corresponde aos modelos de 150cc.

Ao se comparar os modelos de ponta das duas empresas, o da Honda (CBR 1000RR) custa R$ 74 mil e o da Yamaha (YZF R1) custa R$ 54 mil, sendo que esta, apesar de mais barata, é mais potente que a da Honda.

Particularmente já guiei motos das duas empresas e gostei mais das motos da Yamaha, por apresentarem comandos de aceleração e embreagem mais leves e precisos.

04 – TIO COLORAU EXPLICA – Diariamente a imprensa local e até a nacional informa a ocorrência de acidentes com “vítimas fatais”. A expressão está ERRADA. Ao consultar o dicionário Aurélio notamos que o adjetivo FATAL significa o “que produz ou prenuncia a morte”, assim, fatal é o acidente e não a vítima. O acidente é fatal porque ele produziu morte. Então, daqui para frente: “acidente fatal na BR 304 provoca duas mortes” (poderia ter provocado uma, três…). A rede Globo já percebeu o equívoco e não usa mais a expressão, ao contrário da Record, onde ontem mesmo um repórter anunciou um acidente com vítima fatal.

05 – CONTADOR DE HOMICÍDIOS – Apenas ontem, dia 05 de janeiro, inseri no contador um homicídio ocorrido no dia 01º de janeiro. Ainda não havia feito pois tinha dúvida se o local da ocorrência pertencia a Mossoró, dúvida que foi dissipada após uma consulta ao livro-registro do ITEP. Assim, o primeiro homicídio do ano vitimou Clodoaldo Justino de Oliveira, então com 22 anos, assassinado no sítio Jurema, em Mossoró, no dia 01º de janeiro de 2009. Ontem tivemos o homicídio de Sonally Sângela Oliveira Silva, 24 anos, assassinada pelo ex-esposo no bairro Belo Horizonte.

06 – CONDIÇÃO ADVERSA – Muita gente não entendeu o porquê daquele serviço na BR-304, entre o chamado Cemitério Novo e a entrada para Governador Dix-sept Rosado. “Aqui nem tinha buraco, porque esse serviço?“, questionavam. Na realidade, o serviço era necessário em razão dos alagamentos que ocorriam naquele trecho durante as chuvas, o que deixava a via um verdadeiro sabão.

06 – CONTADOR DE HOMICÍDIOS 2 – O advogado Alcimar Antônio de Sousa dedicou parte de seu precioso tempo para analisar o alarmante número de homicídios ocorrido em Mossoró no ano passado. Para ver a opinião abalizada do sapiente causídico sapeque aqui.  

07 – GOLPE DA HERANÇA MALDITA – Sempre é assim, novos governantes justificam a não realizações de obras e serviços nos primeiros meses da gestão alegando que receberam uma herança maldita. Ora, ninguém cai mais nessa. Maldita são as dívidas da campanha, pagas já no início da gestão com dinheiro dos cofres públicos. 

 Ouvindo METAMORFOSE AMBULANTE, com ZÉLIA DULCAN, encerro esse post.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *