Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

Bom Dia Erasmo,

Amigo, estou aqui para fazer uma crítica construtiva ao SAMU. Não é agressão, nem denegrindo a imagem, que por sinal acho um excelente serviço. É apenas um comentário no intuito de melhorar ainda mais o sistema.

Sexta-feira, 25/02, às 5h20, estava eu indo para a academia, passando no cruzamento da Alberto Maranhão com a Prudente de Morais, percebi que havia uma senhora deitada atravessada bem no meio da avenida, em frente ao Rebouças. Ela estava com ferimentos na cabeça e braços, sinais de sangue. Estava consciente, perguntei o que houve, ela estava com a voz confusa, mais me pareceu alguma possível confusão na casa dela, acho que mora ali por perto. Não apresentava lesões em articulações, ela estava deitada ali por que queria mesmo, afirmava que queria ser atropelada. Disse a ela para levantar-se e ir para a calçada, ela negou-se. Deixei minha moto ao lado dela sinalizando para os carros que passavam perceberem. Em pouco tempo outras pessoas que caminhavam naquele horário se aproximaram e alguns carros pararam, eu e outras pessoas ligamos para o 192 e o 190, mas ninguém atendeu. Como já havia outras pessoas, resolvi desviar o caminho da academia e passar pessoalmente no SAMU. Chegando lá avistei um vigilante e um socorrista, comentei o fato a eles e solicitei o apoio de uma viatura ao local.

Minha surpresa: O vigilante me informou que só poderiam ir através de ligação telefônica, então fui embora, chegando na academia liguei novamente para o SAMU, a atendente me informou que já haviam recebido a ligação e que uma viatura já estava a caminho do local.

Daí pensei: Um sistema que trabalha com vidas, um sistema de qualidade, e só agir através de ligação telefônica? A senhora lá em tempo de ser atropelada e o SAMU ficar esperando uma ligação? Tendo uma pessoa lá informando o caso, é no mínimo curioso. Será se acharam que eu queriam que eles se afastassem da Central SAMU para eu poder assaltar o local? rsrsrs…. Sei que eles registram as ocorrências e tudo funciona por telefone, mais deveriam pensar em ideias que funcionassem também com denúncias feitas pessoalmente. Fica o recado,

 salientando novamente que admiro o sistema SAMU, acho o pessoal ali verdadeiros salvadores de vidas, guerreiros por conseguirem atuar nesse sistema que nossa sociedade funciona, que sabemos que eles poderiam ter melhor estrutura, mas tudo depende de nossos governantes.

Amigo, deixo a mensagem, se puder ajudar no sentido de divulgar para reflexão da população. O Intuito é sempre ajudar.

Atenciosamente,

Emmanuel Silva.

NOTA DO TIO: Prezado Emmanuel, por se tratar de serviço de emergência, o atendimento deveria ser sob qualquer condição. A polícia, por exemplo, tem o fone 190, mas os policiais atendem quando estão em ronda. A regra deveria ser a mesma.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *