Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

6

Não é de hoje que se discute que a segurança pública é um dos maiores desafios do Estado brasileiro.

A segurança pública, no país como um todo e notadamente em Mossoró, tornou-se tema presente no dia a dia dos noticiários da mídia falada, televisionada e escrita.

Na realidade o tema violência, se tornou um clamor popular.

Recentemente esse blog, realizou uma consulta com o objetivo de mensurar qual o problema que mais preocupa e aflige a população de Mossoró, e o resultado não poderia ser diferente, então vejamos: desemprego, 10%; saúde, 15%; educação, 5% e violência, 69%.

Como se pode constatar, a preocupação dos mossoroenses com a violência, supera em muito o somatório dos outros itens consultados, no caso: desemprego, saúde e educação.

Essa triste e dolorosa preocupação, não é um caso isolado de Mossoró, mas da grande maioria das cidades brasileiras, cujos prefeitos, alvos mais próximos do reclamo popular, desalentados de tanto bater às portas do Governo Federal e dos senhores governadores solicitando recursos e aumento do efetivo policial, civil e militar, obtendo sempre como resposta que faltam recursos para investimentos nos órgãos de segurança pública e de políticas voltada para o combate a criminalidade, e tendo que dar respostas ao cidadão, e visando atender minimamente à demanda das suas cidades, têm optado por criar ou redimensionar à Guarda Municipal, respaldados pelo artigo 144 da Constituição Federal, que afirma ser a segurança pública um direito do cidadão e um dever de todos.

Infelizmente, no caso específico de Mossoró, a administração “Mossoró da Gente?”, até o presente momento, nada fez, no sentido de minimizar as aflições e medo dos mossoroenses com a grave, crescente e progressiva onda de violência que assola nossa cidade, ficando apenas na retórica e nos discursos vazios e sem consistência, de que: “o problema da segurança pública é obrigação do governo do estado, portanto nada podemos fazer”.

É verdade que a responsabilidade pela segurança pública é do governo do estado, mas também é verdade que a Guarda Municipal está inserida no capítulo de segurança pública em nossa Constituição. Portanto, está legalmente habilitada para atuar também na segurança pública da nossa cidade e da nossa população.

É importante que a senhora prefeita municipal e seus acadêmicos assessores e conselheiros, tenham o entendimento e o conhecimento de que a insegurança pública, além de ser extremamente prejudicial à qualidade de vida dos cidadãos, também afasta investimentos do município, pois – ao contrário da administração “Mossoró da Gente?” – as empresas, cada vez mais, estão prestigiando e investindo na segurança do seu patrimônio e de seus funcionários.

*Extraído de www.carlosescossia.com

Compartilhe

6 respostas

  1. É festa,é festa em Mossoró/ Os rosados sabe disso/ tome festa pra BOCÓ.

  2. com a palavra: o prefeito de fato e o conselheiro Chico.

  3. Vai fazer 1 ano da realização do concurso para guarda municipal e até agora a prefeita não convocou sequer um sorongo alegando falta de recurso, será que estes recursos faltará para mossoró cidade junina? o povo tem o governo que merece isso é o resultado de colocar no poder pessoas incompetentes que só sabem engordar suas contas bancarias.

  4. Estou muito feliz, pois lendo atentamente os argumentos dos Srs. Francisco Carlos e Mairton França eu como nascido e morador do Pais de Mossoró, vivo NO CÉU e não sabia. Faz me rir Senhores.

  5. Erasmo, imagine quando o OXI, chegar a Mossoró. pois já está a caminho e a passos largos.

    Vc já deve ter assistido o filme MADMAX, assim é a Mossoró do futuro bem proxímo!

  6. Gostaria de saber se a violencia em Mossoro aumentou depois que as instalações do Presidio Federal foi instalado ai?
    A responsabilidade das autoridades em relação as pessoas enviadas para ai funciona de que forma??
    A maioria dos presos são originarios de penitenciarias do Rio de Janeiro, comol Bangu III, Bangu I
    São lideranças criminosas que indo para o Estado, levaram com eles um staf criminoso para que pudessem ter respaldo por ai
    Vi num comentario acima que estão esperando a nova droga Onix, sabem o que é?? ela é potencialmenmte mais forte que o crack e causa alucinações por ate 80 horas
    Pergunto : sempre foi assim violento em Mossoro?? ou piorou depois das instalações do Presidio ai ??e com relação a drogas????
    Obrigado
    Adriana Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *