Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

claudino

Em 1958, os irmãos João Claudino e Valdecy Claudino abriram uma loja de tecidos no Maranhão. Antes desta loja, contudo, João Claudino já havia iniciado sua vida de comerciante no Rio Grande do Norte, na tromba do elefante. Há, inclusive, uma praça com seu nome em Luiz Gomes, cidade que ele costuma visitar com frequência.

Depois que abriram a loja de tecidos no Maranhão, os Claudinos só viram seus negócios expandirem. O Armazém Paraíba, por exemplo, é uma das maiores redes varejistas do Nordeste, com mais de 300 pontos de venda, principalmente no Piauí, onde fica o centro de negócios do grupo Claudino.

Também pertence ao grupo a Ônix Jeans, Socimol (colchões), Houston (bicicletas), Frigotil, Teresina Shopping (maior do Piauí), Cólon (carrocerias), Credishop (cartões de crédito), Metidieri (indústria têxtil), entre quase uma dezena de outros empreendimentos.

O grupo faturou R$ 1,9 bilhão em 2010.

Para este ano, os Claudinos investirão pesado na Houston, fábrica de bicicletas. Como ousadia é a característica do grupo, o diretor executivo João Claudino Jr. quer disputar o mercado com a paulista Caloi. Numa única sacada publicitária, o grupo Claudino pagou R$ 10 milhões a Globo para exibir as bicicletas Houston na última novela da oito.

Um fato interessante envolvendo o grupo ocorreu em 2007. Naquele ano, o então presidente da Phillips, Paulo Zottolo, declarou que se o Piauí sumisse do mapa ninguém perceberia. Assim que soube da declaração, seu João promoveu um boicote aos produtos da marca holandesa em suas lojas e shoppings. Na época, os Claudinos estavam entre os cinco maiores clientes da Phillips no Brasil. “Percebendo” o baque, o presidente da marca teve que se desculpar, mesmo assim seu João demorou meses para encerrar o boicote.

O grupo Claudino só tem a crescer nos próximos anos, aproveitando a onda de crescimento que vive o Nordeste.

OBS. Os dados acima foram extraídos de matéria publicada na revista IstoÉ Dinheiro, edição nº 706.

Compartilhe

Uma resposta

  1. OS REIS DO NORDESTE SÃO OS ROSADOS.vEJA A PROPAGANDA PARA DIVULGAR O GOVERNO PARALIZADO DA ROSA-TARTARUGA.QUEM ÉOGARTO PROPAGANDA COM A ROUPA DO SAMU? É UM SOBRINHO DE VANIA BOLÃO, GENTE,O NEGOCIO TÁ DOMINADO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *