Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

8

A frustração de uma torcedora pela desclassificação do Flamengo na Copa do Brasil desencadeou uma série de comentários preconceituosos contra nordestinos no Twitter e gerou uma repercussão ainda maior nesta quinta-feira (12). A reação fez o assunto #orgulhodesernordestino emplacar entre os tópicos mais comentados do microblog no Brasil e mundialmente.

A mensagem preconceituosa que gerou tamanha reação foi postada pela internauta conhecida apenas como Amanda Régis (@_AmandaRegis), na quarta-feira (11) à noite, durante a partida Flamengo x Ceará. Revoltada com o empate por 2 a 2 – que tirou o time carioca da disputa na Copa do Brasil – ela escreveu: “esses nordestinos pardos, bugres, indios acham que tem moral, cambada de feios. Não é atoa que não gosto desse tipo de raça”.

Em resposta, tuiteiros passaram a escrever a mensagem #orgulhodesernordestino. A hashtag alcançou as listas dos assuntos mais comentados no país e trouxe à tona um dos primeiros casos explícitos de preconceito contra a região no Twitter, o da internauta Mayara Petruso.

Em novembro do ano passado, frente à vitória de Dilma Rousseff nas eleições presenciais, a internauta postou: “Nordestino não é gente, faça um favor a Sp, mate um nordestino afogado”.

Na época, a ONG SaferNet encaminhou ao Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo uma notícia-crime com a relação de 1.037 perfis de usuários do Twitter que teriam postado mensagens contra nordestinos. A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Pernambuco pediu que a autora das mensagens responda pelos crimes de racismo e de incitação pública ao crime de homicídio.

O Nordeste voltou a ser alvo de críticas em fevereiro deste ano, depois de um apagão que atingiu quase todos os estados da região.

Para combater esse tipo de discriminação e outros crimes que ferem os direitos humanos na internet, a Polícia Federal disponibiliza um site por onde internautas podem fazer denúncias. Basta acessar: http://denuncia.pf.gov.br/.

FONTE – www.paraiba1.com.br

Compartilhe

8 respostas

  1. Fui um dosprimeiros, ainda ontem, a retuitar, printar e denunciar esta energúmena. Esse tipo de imbecilidade tem que ser denunciada e combatida à exaustão. Infelizmente no ‘sul-sudeste maravilha’, muitos compartilham dessa bobagem, verdadeiro ‘rincho’ dos que se julgam melhores que seus semelhantes.
    Ressalte-se, entretanto, já que se deixa no ar a dubiedade da afirmativa, que esse pensamento não caracteriza um aspecto de qualquer torcida, seja rubronegra ou de outra agremiação; A citada estudante de direito Mayara Petruso é corinthiana,por exemplo, e no dia da seminfinal da taça Rio eu retuitei e discuti com uma dentista carioca, torcedora do Fluminense, que afirmou ‘affe nessa torcida mulamba só tem preto fedido, povo feio’. Infelizmente a imbecilidade independe de time, credo, religião e outras ‘crenças’, atingido todas as camadas. Há gente boa e ruim em todos os lugares, todos os setores. Não podemos é permitir que os maus falem mais alto.

  2. Fui um dos primeiros, ainda ontem, a retuitar, printar e denunciar esta energúmena. Esse tipo de imbecilidade tem que ser denunciada e combatida à exaustão. Infelizmente no ‘sul-sudeste maravilha’, muitos compartilham dessa bobagem, verdadeiro ‘rincho’ dos que se julgam melhores que seus semelhantes.
    Ressalte-se, entretanto, já que se deixa no ar a dubiedade da afirmativa, que esse pensamento não caracteriza um aspecto de qualquer torcida, seja rubronegra ou de outra agremiação; A citada estudante de direito Mayara Petruso é corinthiana, por exemplo, e no dia da semifinal da taça Rio eu retuitei e discuti com uma dentista carioca, torcedora do Fluminense, que afirmou “affe nessa torcida mulamba só tem preto fedido, povo feio”. Infelizmente a imbecilidade independe de time, credo, religião e outras ‘crenças’, atingindo todas as camadas. Há gente boa e ruim em todos os lugares, todos os setores. Não podemos é permitir que os maus falem mais alto.

  3. Aff! Logo após eu ler o que essa tuitêra escreveu eu saí feito uma louca procurando um pé de Maxixe na Nova Betânia pra me enforcar de tanto desgosto, sentimento abaladéééérrimo e o Orifício Circular Corrugado fazendo bico de tanto ódio. Para a felicidade geral da nação e para o bem de Chiqueirinho Duarte, minha cara metade, eu não encontrei. Em compensação, encontrei um bofe lindo de morrer na estrada do contorno, digo, Anel Viado, e fui dormir mais tranqüila. Acordei toda quebrada. Imagina.

  4. Sou Nordestino como muito orgulho e tenho pena desses pobres diabos doentes que vomitam preconceito. Essa gente de mente atrofiada não pode ser considerada normal, pois nosso maior patrimônio é justamente a miscigenação que forma nosso povo, nossa cultura, nosso lindo Brasil.
    Viva o Nordeste, viva o Brasil! Viva o povo brasileiro!

  5. Ela não é a única, hoje no arena Sportv o comentarista Maurício, (Não recordo o sobrenome) falou que a policia nordestina é despreparada e sempre acontece isso nos estádios nordestinos, como se na região sudeste policia e moradores fossem exemplos… agora o arrogante Vanderley Luxemburgo entrar em campo e peitar uma autoridade do jeito que ele fez, era prá ter levado cassete, é por isso que achei foi pouco esse time ter sido eliminado.

  6. a P…t… que disse cancelou o seu twitter e agora vai passar uns dias sem fazer pr…gr…m…

  7. O pior de tudo isso é que os nordestinos continuam a torcer e se matar pelos times do eixo sul-sudeste deixando os times locais de lado. Exemplo ai em Mossoró muita gente gasta mais dinheiro com material dos clubes de fora do que com um simples ingresso para assistir os jogos no Nogueirão e a própria impressa da mais espaço para os de fora do que para os locais. Enquanto a mentalidade e a ação for essa o NE continuará sendo considerado inferior pelas pessoas de fora.
    Lamentável.
    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *