Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

28

fafatulio

Os atuais ocupantes do Palácio da Resistência não toleram uma crítica mais contundente. Na ótica dos atuais administradores, a imprensa tem que dizer apenas o que a eles convém. Qualquer crítica mais picante é rechaçada com ações judiciais, que o digam o blogueiro Carlos Santos e o caricaturista Túlio Ratto.

Não é de hoje, contudo, que os administradores de Mossoró possuem visão ditatorial. As oligarquias que comandam nossa cidade sempre foram mais ligadas à repressão do que a liberdade.

 Um simples passeio pela cidade mostra a admiração de nossos políticos por monstros da Ditadura Militar. Temos a Ponte Castelo Branco, a Avenida Presidente Dutra, o Bairro Costa e Silva, a Rua Lira Tavares etc. Todos personagens do período negro que viveu o Brasil.

Não temos nenhum logradouro com o nome de opositores do sistema ditatorial. Não há nenhuma Ponte Vladimir Herzog, nenhuma Rua Leonel Brizola, nenhum Bairro Luís Carlos Prestes e nenhuma Avenida Ullysses Guimarães.

imagesCA6K6D69

A idolatria pelos monstros da ditadura é tão grande que até Tancredo Neves – primeiro presidente pós-redemocratização – foi “desomenageado”.

O “Hospital Tancredo Neves” passou a ser “Hospital Regional Tarcísio Maia”. O atual homenageado era pai do senador José Agripino, conhecido no RN como um dos filhotes da ditadura.

Vem de longe a incompatibilidade dos nossos governantes com a democracia. Para eles, tudo deve ser resolvido no chumbo grosso.

Compartilhe

28 respostas

  1. Bem observado. Só retiraria da sua lista o Carlos Lacerda que, na verdade, auxiliou a instalação da ditadura, somente rompendo com ela ao perceber que não seria atendido nas suas ambições políticas pelo regime militar.

  2. Eurico Gaspar Dutra foi presidente de desempenho fraco, mas não do período autoritário resultante do golpe de 1964. Ele foi eleito democraticamente em 1946 e governou até 1951 quando Vargas, esse sim foi um ditador, voltou ao poder nos braços do povo.

  3. SITUAÇÃO – O jogo de hoje está para o Brasil, na minha opinião, embora com placar apertado.

  4. caro amigo colorau ,sobre esse advogado rychardson macedo ex diretor do ipem.ele e um cabra safado ja tendo aprontado uma grande briga na cobal,na lanchonete de ze leao que foi materia do jornal o mossoroense

  5. Só pra esclarecer aos seus leitores, já que a turma do retrovisor que culpar outras pessoas.
    A exoneração do Delegado Matias Laurentino, ocorreu no dia 02/04/2011.Publicado no DIARIO oFICIAL-Portaria de numero-374/2011. Pergunta-se, quem tem cacife politico pra fazer tal ato?
    Como querem transferir para o governo passado?Querem confundir a população?

  6. mas o que Vladimir Herzog, Leonel Brizola, Luís Carlos Prestes, fizeram por Mossoró-RN ou pelo Brasil?

  7. Só em homenagear dois tiranos como Castelo Branco e Costa e Silva já mostra bem quem são os políticos desta “terra da liberdade(?)”.

    OBS.: Sérgio, o Tio não se referiu a CARLOS LACERDA, o safado que construiu o caminho do Brasil à ditadura, mas sim a LUÍS CARLOS PRESTES, o “Cavaleiro da Esperança”, comunista, líder da ANL (Aliança Nacional Libertadora) que viveu muitos anos na clandestinidade e liderou a coluna Prestes, que percorreu o Brasil divulgando atividades contra governos repressores. Organizou também o movimento conhecido como Intentona Comunista, criado a partir de Natal, dentro de quartéis militares e que pretendia derrubar o governo Vargas.

  8. Infelizmente Tio, essa é a mais pura realidade, seu comentário traduz bem a “democracia” que impera no “reino cor de rosa” de Mossoró, onde a democracia tem um significado distinto do que a grande maioria das pessoas aprendeu. Democracia aqui, na “terra da liberdade”, tem cor, a cor de quem tem um olhar daltônico.

    É a “metrópole do futuro” envolta em sua “ditadura democrática” de “terra da liberdade”. Nós, mortais comuns, continuamos à espera da verdadeira democracia, a democracia que não tem cor. Um dia ela há de aparecer.

    Por enquanto, podemos dizer que vivemos a democracia da “Liberdade sem terra, na terra da liberdade”!

  9. Como se diria na Inglaterra de Sherlock Holmes. É elementar meu caro Colorau. Nesse país de Mossoró, que sempre seguiu a cartilha Rosado, segue-se, os ensinamentos ditatoriais, a saga do poder não se acabará nunca, então os rosados do “DEM” tentam a todo custo calar Carlos Santos e as belas e fieis caricaturas do Ratto, os rosados do PSB, calaram PAULO DOIDO, se sentindo moralmente ofendidos – o que diga-se de passagem, pode até ter ocorrido, mas o próprio Carlos Santos, foi bem mais. Agora novamente os rosados do PSB, buscam calar outro blogueiro, THURBAY RODRIGUES, apenas porque este está levando a público, todo o desenrolar da operação SANGUESUGA, já até esquecida pelo povo, e é exatamente esse esquecimento que queria ser mantido, principalmente quando pesquisas apontam a filha deputada (Larissa Rosado) de um dos indiciados naquela operação em posição privilegiada.
    Os senhores do poder, não o querem deixar e para isso usam todo o aparato que detem, principalmente o judicial, para calar os jornalistas que apresentam os seus leitores as noticias como deve ser.
    O Complicado de tudo isso é que aqueles que hoje detonam alas da família ROSADO já estiveram do outro lado, e tinham visão diferente. E o que chega ao público são visões distorcidas de uma dura realidade financeira, qual seja, quem paga tem a notícia que quer, e isso não acontece somente com os políticos, mas também com grupos empresariais.
    Assim caro Colorau, ciente das lembranças macabras herdadas dos anos de chumbo existentes nas obras públicas daquela que se vangloria como terra da liberdade e metrópole do futuro, visualizo, que pouca ou quase nada mudou nesse país dos moxorós.
    Quem não quer o que oferece, leva chumbo, e o cidadão que coloca e tira aqueles políticos é apenas um detalhe, até porque não tem memória, ou os que ainda tem (memória) são coagidos a apagar, se não pela força do dinheiro, pela força da justiça.

  10. A opressão aqui campeia desde tempos antanhos e na procura de se manter no poder, a monarquia permanentemente acende uma vela prá DEUS e outra pro DIABO.

    Aqui no país de Mossoró, temos de tudo: LIBERDADE, ABOLIÇÃO, LIBERTAÇÃO, RESISTÊNCIA ETC E ETC E COISA E TAL, É CLARO, PELO MENOS EM TESE, MESMO POR QUE CONCRETAMENTE….DEVEMOS LER E INTERPRETAR ESSAS PALAVRAS, ESSAS FRASES USADAS E ABUSADOS EM SEUS DEVIDOS CONTEXTOS POLÍTICOS E ESSES FATOS SEMPRE NO ANTÔNIMO…!!!

    Um abraço senhores Web-leitores.

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO

  11. Erasmo, certamente você deve achar que se fossem prefeitos da cidade Larissa/Sandra/Laíre a coisa seria bem diferente, não haveria perseguição a quem contrariasse os pensamentos deles, não é mesmo? Ótimo.

  12. Em suma: o “outro lado” dos Rosado é bem bonzinho, é isso?

  13. Caro Erasmo,
    soube agora que a greve dos técnicos administrativo
    da UERN continuam , mas soube também
    que os concursados recentemente é que estão em estágio
    probatório estão a frente da greve, na minha opinião
    eles não podem, tá na hora da governadora colocar todos na
    rua, pois estão prejudicando agente que espera se submeter ao PSV 2012,
    acho o cúmulo isso.

  14. Rui, na primeira postagem, onde agora está o nome de Ullysses Guimarães, estava o de Carlos Lacerda. Fiz o comentário quando ainda constava no blog a postagem original. Confere, Erasmo?

  15. A corrupção no Brasil não acaba porque a maioria da população apoia os politicos que fazem uso dela. A justiça que tem poderes para enquadrar os corruptos, é aliada dos politicos. E asim por diante.
    O Brasil precisaria de um “macho” para assumir a presidencia da republica e botar tudo nos eixos. Fechar pra balanço e começar do zero.

    Infelizmente esse “macho” ainda está para nascer no Brasil. E dificilmente, muito dificilmente nascerá.

    Saudades dos militares. Oh! quantas saudades.

  16. Saudades dos militares que restringiam a liberdade, prendiam e matavam a seu bel prazer, proibiam reuniões de mais de 5 pessoas, colocavam governadores “maravilhosos” e “competentes” como Jajá pra quebrar os estados, criaram a política de Pão e Circo que impera no Brasil, nos endividaram com investimentos maciços em infra-estrutura apenas no estado de São Paulo em detrimento do resto do país criarando assim a hiperinflação domada apenas no governo Itamar, soltaram frases lindas como “Vamos dar mais dinheiro aos ricos para que assim os pobres possam crescer junto”…?

    Você tem saudade disso? Vou lhe dizer onde tem um monte de “Cabra Macho”, desse jeitinho com o qual você sonha todas as noites, e aí você pode se mudar pra algum desses países, liderados por “Cabras Machos”!:

    Cuba – Cabra Macho = Fidel Castro
    Coréia do Norte – Cabra Macho = Kin Jong Il
    China – Cabra Macho = Mao Tsé Tung
    Síria – Cabra Macho = Bashar al-Assad

    Boa Viajem!

  17. Esqueceu que a UPA do Alto de São Manoel também se Chama Governador Tarcisio de Vasconcelos Maia. Quem homenageou foi Rosalba.

    Esqueceu também das várias homenagens duplas: Tem um Posto de Saúde e a UPA do Santo Antônio com nome de Conchecita Ciarline (Mãe de Rosalba), Pronto Socorro Vingt Neto e o Portal do Saber Vingt Neto, Complexo Viário Vingt Rosado e Cj Vingt Rosado, Rua Pedro Ciarline e Ginásio Pedro Ciarlini, Aeroporto Dix-Sept Rosado, Avenida Dix-Sept Rosado, Praça Dix-Sept Rosado e Casa de Saúde Dix-Sept Rosado, Teoatro Dix-Huit Rosado qie fica no Largo Dix-Huit Rosado e por ai vai…

    Será que a Câmara Municipal teria coragem de ajeitar essa discrepância????

    Com a palavra os Vereadores, que aprovam as homenagens.

    Abraços!

  18. BOTVINNIK – Foi um jogador de xadrez nascido na Finlândia e que por cinco vezes alcançou o título mundial, além de ter ganhado vários torneios e disputado várias olimpíadas. Ao final de cada evento, seus trabalhos chegavam ao público através das revistas e jornais especializados da época, sendo que suas partidas às vezes eram alvo de crítica, que o próprio recebia serenamente, sem rebater. Quando a ele foi perguntada razão de fazer veicular seus jogos, e assim abrir a possibilidade de ser criticado, a resposta foi clara e lógica: “Para receber críticas. Eu não vejo sozinho como melhorar, mas sempre haverá alguém para fazer uma observação, propor uma melhora, e assim vou corrigindo eventuais erros”. Em 1996, a renomada publicação beogradense “Chess Informant”, por ocasião de seus 30 anos de existência, celebrou uma enquete de nível mundial para se apurar o melhor jogador da história do jogo e o resultado deixou o nome de Botvinnik entre os cinco melhores, na listagem até 10, atrás apenas de Fischer, Kasparov, Alekhine e Capablanca (nessa ordem).

  19. Os machos que vc mencionou são todos amigo do peito do seu grande lider e admirador, a Besta Barbuda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  20. Se um macho assumisse a presidência, os corruptos estavam todos na cadeia. Inclusive a quadrilha do Pt e seus fiéis admiradores. Lula, Zé Dirceu e Palocci na mesma cela.

  21. Viiiiiiiiiiiiiiiiiiiiixi como aqui ta fedendo a ladrão. Desculpe mas tem algum parente do deputado Gilson Moura na área? ou algum dos 53 indicados por ele pra receber salário pelo Ipem sem trabalhar?

  22. É, tem gente que só não nasce com orelha e rabo por sorte…

  23. Uma coisa que eu acho interessante: no PSDB e o DEM não tem corruptos.
    Certamente foi o PT que inventou corrupção neste Florão da América.

  24. Taí a mesma frase (exceto Florão da América) que a Besta Barbuda falou a um repórte logo após o mensalão dele e de Zé Dirceu ser descoberto.

    Parabéns Rui. Você não esqueceu o que o “Grande Chefe” falou eh eh eh eh eh

  25. Ô Xafurdo, ainda não foi pra Coréia do Norte? Ver seu “Cabra Macho”?

  26. Não me permito discutir opiniões com quem não tem nome.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *