Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

16

*Jerônimo Dix-sept Rosado Maia Sobrinho

 Tenho visto no noticiário de tevê, rádio e jornais que o Fundo Monetário Internacional tem procurado o Brasil e outros emergentes para ajudar os países do primeiro mundo. 

O nosso governo está recebendo a executiva do FMI e dará resposta sobre quando e com quanto o Brasil vai entrar.

O momento é totalmente diferente de outros tempos em que o Brasil se submetia de joelhos aos arrogantes do primeiro mundo.

Minha intenção aqui é trazer o nome de Itamar Franco à nossa mente. Na opinião de abalizados analistas políticos e econômicos o Brasil teve uma sorte histórica danada por Itamar Franco ter assumido a presidência.

O momento era de grande instabilidade. Quando Fernando Collor foi afastado pelo impeachment a inflação devorava tudo e planos e mais planos econômicos eram tentados sem êxito.

Itamar Franco deu o lastro político, a credibilidade desconfiada, a esperança quase perdida para implantação do Plano Real liderado pelo seu Ministro da Fazenda,  Fernando Henrique Cardoso. Finalmente, um plano elaborado e executado por uma equipe foi se firmando e trazendo soluções econômicas duradouras para nosso país. Os alicerces do Plano Real foram sabiamente mantidos por Lula da Silva e Dilma Roussef.

Hoje, o Brasil caminha para, de pé, poder auxiliar os países do primeiro mundo.

Os orgulhosos do momento não podem nem devem esquecer o papel fundamental de Itamar Franco para estes instantes históricos que estamos vivendo. Homem que, em longa carreira política, escarafunchada para lá e para cá, nunca teve ações corruptas ligadas ao seu nome. Exemplo recente e generoso de que um presidente da república pode encaminhar o seu país para um caminho salvador, sem tirar do poder os frutos corruptos do que acha que pode ter direito. 

Será que o fazer direito e sem ladroagem não dão tanto ibope?

Meu convite é que se divulguem mais ações de limpeza e honestidade de vida pública e que se comece agradecendo ao grande brasileiro Itamar Franco.

Compartilhe

16 respostas

  1. Já em Mossoró temos o nosso orgulho, até hoje dia 03/12/2012 já temos 38% de crimes a mais que em 2011. No ano de 2011 foram 126 e a nesse 172, espere este número pode esta desatualizado, afinal, hoje é sábado e já pode ter matado outro.

  2. Se hoje o Brasil se orgulha de poder ajudar o FMI, não deve esquecer que isso só foi possível depois que a nossa política econômica seguiu as antigas orientações do mesmo. O sucesso do Brasil é a prova da razão dos técnicos do fundo.

  3. Os reflexos do plano real aconteceram exatamente no governo de Lula. Isso é inegável e é reconhecido por renomados economistas em todo mundo.

    Quanto ao comentário do Sergio, é bom que se diga que 99,99% das vítimas dos crimes que aconteceram em 2011 eram bandidos. Uma faxina geral e bem feita sem a intervenção ou participação da policia. Bandido está matando bandido. Isso não é bom. É “bótimo”.

    Sergio, se a matança de bandidos continuarem, oxalá este número chegue a 200 até o dia 31 de dezembro. Só faltam 20 dias para acabar o ano, faltam apenas 28 bandidos a serem mortos. Um bandido morto por dia será de bom tamanho para que alcancemos a marca dos 200.

    Acredito que, apenas os advogados e familiares das vítimas não estejam gostando muito disso. Explico o porquê:
    Os matadores não são pegos e conseqüentemente não existem “clientes” para os advogados acusarem e defenderem. Já imaginaram 172 “pratos sobre mesa” sem a mínima possibilidade de serem “devorados”?

    Afinal, advogado sobrevive da desgraça alheia. Ou alguém acha que não?

  4. Ilustríssimo Prof. Dix-sept, permita- me a insolência de discordar.
    Não vejo motivos para o tal orgulho citado. Este país no qual, nascidos e criados eu e o senhor, não me emociona.
    Colonizados, que fomos, por uma família européia ajuntada de oportunistas e degradados onde o “ter” e mais importante, “o parecer ter” associados à sensação de poder restrito, fizeram de nós este paiseco, de novo permita-me a petulância.
    Ouso dizer que somos congenitamente corruptos, e invertendo a ordem , escrevendo que a exceção confirma a regra, o que jamais nos permitirá ser “grande”. Pois o “status quo” é estabelecido e como uma enfermidade ligada aos cromossomos XY, passa e pereniza-se.
    O que os países ricos estão a fazer é exatamente a mesma coisa de outrora, tirando riquezas de um país novinho, com diretores novinhos, àvidos por uns cobres com peso além-mar e para dar-lhes a (falsa) sensação do (parecer) ter poder.
    Nosso povo é deseducado (academicamante) e passivo, olha somente para a própria unha e sem noção do mais adiante, apenas do já e do agora.
    Desculpando-me novamente, afirmo que este território sulista necessita melhorar muitíssimo para aparecer de relance no retrovisor dos paises desenvolvidos.

    Saudações respeitosas.

    André

  5. O que o FMI está querendo fazer com o Brasil, é o mesmo que os colunistas sociais de Mossoró fazem todos os dias. Encher as bolas dos otários em troca de dinheiro ou uns comes e bebes aqui e acolá. Os otários caem feito patinhos.

    O governo dos corruPTos, em troca da fama, vai cair também. Mesmo que depois fique de tanga novamente.

    Quem não lembra Lula diante das tragédias internacionais? Era o primeiro a chegar com ajuda “humanitária”. Lembram?

    Ai eu pergunto: A intenção dele era mesmo ajudar as pessoas envolvidas nas tragédias ou simplesmente ganhar fama internacional? Ô homi bom. Ajudou até os desconhecidos sem que ninguém pedisse.

    Como é que um país que tem um péssimo serviço de saúde, educação e segurança e se diz interessado em ajudar países ricos?
    O Brasil vai tirar dinheiro das bocas dos pobres para emprestar aos ricos? Que porra é essa?

    Tudo bem, tudo bem. Desculpem eu exagerei. Esqueci que, em se tratando de idiotice, vale tudo quando o assunto em pauta é adquirir fama e status. E o partido dos copruPTdos descobriu que a fama internacional é a alma dos negócios (para eles). E doa em quem doer. Né não?

    Homi pelo amor de Deus vá cagar, vá! E vou avisando: Num é pra cagar aqui não. Vá cagar lá no mato e bem longe de todos. Vá! “Máche já”! Xô!

    Eu num tô dizendo “mêrmo”.

  6. “Quem não gosta do Brasil não me interessa” Gilberto Amado, Escritor, poeta, jornalista, político, diplomata etc.

  7. UM BREVE RELATO SOBRE O BRASIL – A REPÚBLICA DAS BANANAS.

    A República das Bananas é um poderoso país que está sempre em primeiro nos principais rankings mundiais:

    Corruptês, festerês, idiotês, besterês, babaquês, forrosês, canarvalês, futebolês, presidentês barbudês, bundalelês…

    Além disso é o único país do sistema solar controlado por uma emissora de televisão: Plim! Plim!

    A HISTÓRIA DO PAÍS TUPINIQUM

    O país existe desde 889 a.C., quando King Kong, filho bastardo de Tarzan e Chita, assumiu como o primeiro presidente.

    O governo de King Kong corre bem, quando é descoberta uma FRAUDE no imposto das bananas. Alguns membros do governo da banana, em maioria, fiscais da banana, recebiam PROPINA de alguns habitantes, para não terem de pagar, o imposto intitulado por King Kong, como, “O imposto da banana”.

    Com isso, King Kong sofre um impeachment, e assume o líder da oposição, Donkey Kong, como novo presidente.

    Durante a gestão Donkey Kongiana, a República das Bananas tem um forte aumento na exportação de banana caramelada, e com isso, os banano-republicanos puderam receber do governo, um aparelho de televisão, para poder assistir a Besta Barbuda e o Congresso Bananeiro, seja na TV Senado ou a TV Propina.

    Segundo o pseudocientista Che Guevara, os primeiros presidentes eram apenas primatas, mas com a evolução dos candidatos ao longo do tempo, isto mudou. Hoje em dia toda bosta pode ser presidente.

    Atualmente, como a economia do país (exportação de cérebros cheios de merda e corruptos em toneladas) vai muito bem, decidiu-se que o país não necessita mais de um governante e agora quem comanda é o povo. Os sem teto, os sem terra, os sindicalistas e os bolsista família brigam entre si para verem quem toma conta da porra. Apenas lembrando que os flanelinhas estão em segundo lugar na disputa.

    O país também se destaca pelos programas sociais. Lá, cada macaquito tem direito a uma banana por mês, tendo para isso que pagar apenas 20.000 cachos de bananas em impostos mensalmente.

    Hino oficial: “Só se vê na Globo;plim plim”

  8. Continuação…

    População;

    A maioria da população não tem mais de 1,6 metro. 99,99999 tem o rabo preso, nem que seja com o bodegueiro da esquina. O nome da espécie da genética é T.r.A.M.B.i.Q.U.i.L.I.N.e.u.s C.O.R.R.u.P.T..é.r.e.u.n.s, uma raríssima espécie encontrada apenas na República das Bananas.

    Festas

    Um item que destaca a República das Bananas no cenário mundial são suas maravilhosas festas. Uma festa de muita tradução para os lendários “babanenses” é assistir o último capítulo da novela das 8 que começa as 9 pelo antigo país colonizador, a Rede Globo. Não existe povo mais alegre e festivo neste pobre planetinha chamado Terra. Até hoje, milhares de cientistas de todo mundo pesquisam arduamente para descobrir porque este povinho pé de chinelo (til til) vive sempre alegre, festejando, mesmo não tendo saúde, educação, habitação e sendo roubado diariamente pelos Bananas Mor.

    As principais e mais tradicionais comemorações deste país são:

    Carnaval (vulgo “Carnival”, “Surubão”):

    É a maior festa da República das Bananas! Uma mistura de mulheres com bundas de fora, cachaça no meio da canela, suor, fedor, putaria, bundalelê e o que é melhor. Camisinha doada pelo governo pro povo fuder a vontade e no meio da rua. Começa em 1º de janeiro e termina em 30 de dezembro.

    Carnaval de Verão (vulgo “Summer Carnival”. “Surubão de Verão”):

    Não contentes com a duração do Carnaval, dissidentes do movimento criaram esta opção alternativa.

    Páscoa, Natal, Ano Novo, Halloween e demais festas “importadas”:

    Não são festas nativas da República das Bananas mas também são festas consideradas sagradas pelos bananas de pijama.

    Festival da Pizza:

    Famosa festa regional que acontece, principalmente, em Bananópolis (antiga Brasília) e hoje conhecida universalmente como Corrupinópoles graças ao governo doa Besta Barbuda. Dura todo o ano, não tem data para terminar e, quando por acaso, acaba, termina em pizza, é claro.

    Feriado de início da Semana Útil – Ocorre todas as segundas.

    Feriado de meio da Semana Útil – Ocorre todas as quartas

    Feriado de fim da Semana Útil – Ocorre todas as sextas

    Terça e Quinta – São chamados de Tiradentes. Costumam ser enfocadas.

    Bebida tradicional:

    E a Capirinha de limão. Alguns publicitários infelizes resolveram criar outros tipos de caipirinha (como a de kiwi, a de morangos e a de banana) mas a idéia não vingou… Outra comida típica é a Canjica ou Cural.

    Hino alternativo popular: “Hoje é festa lá no meu apê!” do cantor Latindo.

    CRONOLOGIA

    1 a.C. — Primeiro pé de banana é plantado. Até o presente momento, os historiadores não sabem se foi um pé de banana prata, banana chifre de boi ou qualquer outro tipo de banana. Aliás, mesmo sendo inútil saber disto, eles continuam pesquisando e gastando dinheiro à toa.

    1 d.C. – Nada ocorre até 1990.

    1990 d.C. – Novo monarca, Banana de CocôMello.

    1992 d.C. – Monarca é deposto por fazer o rapa nos bananais dos macacos.

    2003 d.c – O Bananão , Luif Ináffio Analfabeto Desdedado Eu-Não-Fei-De-Nada Lula da Filva foi eleito como o mais desprovido de inteligência dos presidentes da República das Bananas. Lula pode ser ao mesmo tempo um sapo barbudo ou um molusco amigo do povo e cheio de tentáculos. Nunca antes na história desse país um governo realizou tantas inaugurações de projetos de futuras obras que um dia, talvez, sejam verdade, como o PAC (Programa de Aceleração da Corrupção),o Bolsa-Família (mas não foi o FHC que inventou???), a feroz imposição do Governo Nacional sobre Evo Morales, que despachou a Petrobras da Bolívia, o complexo programa de articulação política de Marcos Valério, o Ministro de Relações Extra-Oficiais, entre outras 171 ações que poderíamos citar. Acredita-se que Lula e toda a cambada do PT (Partido dos Trambiqueiros) seja a reencarnação dos personagens da história de Ali-Lulá e os quarenta ladrões, famosa lenda árabe.

    2007 d.C. – Os macacos mestres e a rede globo definiram que ganhavam poucas bananas e acabaram por triplicar seus cachos mensais, pagos pelos habitantes do bananal. No mesmo ano, Banana de CocôMello, não obstante de furtar o fruto que dá vida a República dos Bananas, foi eleito por 95% dos analfabetos da Republica dos Bananas Alagoanos.

    Vejam a foto do Banana CocôMelo

    http://images.uncyc.org/pt/7/73/Fernando_Collor.jpg

    Vejam a foto do Bananão Luif Ináffio Lula da Filva

    http://2.bp.blogspot.com/-z47mlcw_SpI/Tqat7hY4z3I/AAAAAAAAHDI/23Xwwq7INTU/s1600/lula-sapo+barbudo.jpg

  9. Dizer que os frutos do plano real só começaram a aparecer 10 anos após a sua implantação quando Lula completou 1 ano de governo é muita inocência… FHC quebrou o Brasil 3 vezes, pegou o país com uma dívida de 50 bilhões, vendeu o que conseguiu e saiu com 240 bilhões de dívida, fez irrisórios avanços na distribuição de renda, educação e segurança, quebrou a previdência e a educação, e ainda aparecem babões pra dizer que ele foi melhor que Lula?

    O governo corruPTo foi o melhor governo da história do Brasil. Aliás, está sendo e vai continuar sendo já que os babões do entreguista são menos de 15% da população.

  10. Itamar será sempre lembrado pelo legado do Plano Real e pela prostituta sem calcinha que ele levou pro carnaval.

  11. Parabéns à maior torcida do futebol brasileiro pelo heptacampeonato nacional de futebol do CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA – RJ !!!!!

  12. Vasco vice!

    DE NOOOOOOOOOOOOVO?

    quá quá quá quá qua´quá quá qua´quá quá qua´quá quá qua´quá quá qua´quá quá qua´quá quá qua´quá quá qua´quá quá qua´quáquá qua´quá

  13. O Flamengo colocou a faixa no Vasco. De vice ahahahahahahahahahahahaha

  14. A revista Veja, aquela que os PTralhas “adoram”, demitiu mais um do governo dos corruPTos. Carlos Lupi Pinóquio pediu pinico. “Num se avexe” não que vai sair mais. Em 11 meses sairam apenas seis. A cada dois meses, a imprensa pega um ministro cagando fora do caco. A mira da revista agora está apontada para o PTralha Agnelo Queiroz. E eu acho é pouco.

    Recado para os PTralhas céticos: Se a revista Veja publicar que matou o burro, podem vender a “cangaia” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  15. Colorau, até entendo, que o Brasil, está sendo visto com outros olhos pelo FMI, razão pela qual vem aqui em busca de dinheiro para emprestar para os “ricos”, contudo não vejo como acertada a decisão de realizar esses empréstimos, ante as situações que atravessamos socialmente, entre outros com a saúde, educação e segurança.
    Já no que se refere ao comentário do cidadão Marcos Lima, esse é totalmente equivocado, o percentual de marginais, talvez se aproxime dos 85%, mataram algo em torno de 15% de inocentes, ou de pessoas trabalhadoras.
    É um princípo do direito, quando diz que mais vale absolver 10 culpados do que condenar um (1) inocente.
    E essas vítimas inocentes, cujas famílias clamam por justiça e por segurança
    Custumeiramente, eu e mais três amigos, jogavamos domino em uma lanchonete a noite, certo dia estavamos conversando sobre esses índices de violência, e relatei o perigo que ficavamos expostos, quando um dos amigos disse: “se vierem aqui dois assaltantes, pelo menos um eu mato a bala”, dai respondi, que esse não seria o problema, problema seria se um de nós viessemos a ser atingido e morresse, qual vantagem iria ocorrer teria morrido um bandido e um pai de família.
    Assim, se apenas um (1) desses 172 assassinatos tivesse ocorrido com uma pessoa correta, já se justificaria todo o clamor social ante a insegurança desenfreada em nossa cidade, cujos índices superam a dos paises em guerra cívil.
    A sua opinião sobre os “advogados” é bastante normal para os incultos, que ainda não tiveram problemas ou não foram vítimas de injustiça, derivando da sua opinião, não só os advogados vivem das desgraças alheias, o mesmo acontece com a Justiça, os médicos, os hospitais, os políciais, as funerarias, os lanterneiros, os mecânicos, OS COVEIROS e tantos outros que precisam que ocorra algo com alguém para poderem desenvolverem as suas atividades profissionais.
    Como vivemos em uma sociedade civilizada, na hora da precisão, temos que nos socorrer de um profissional habilitado. No caso de crimes, a família procura um advogado criminalista, para assessora-lo prestando os seus serviços, ante a habilidade adquirida nos bancos da faculdade, com anos de estudo.
    Por fim, ainda se diga sobre este comentário, é que os reflexos do plano Real, ocorreram no plano real, a partir do governo Lula, em face deste ter mantido a política econômica do estadista Fernando Henrique Cardoso, o melhor presidente da história do Brasil moderno.

  16. O NOSTRADAMUS MOSSOROENSE ERROU EM SUA PROFECIA E ERRA AO ESCREVER QUE A MAIOR TORCIDA DO BRASIL É A DO CORINTIANS.

    O POVO SABE, INCLUSIVE OS PRÓPRIOS COTINTIANOS QUE, A MAIOR TORCIDA DO BRASIL É A DO FLAMENGO.

    A pergunta que não quer calar:

    Como se sente hoje o Nostradamus mossorense ao ter visto ontem o Mengão botar água no chopp da torcida do Vasco?

    Dói demais, num dói?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *