* O ano foi marcado por arranca-rabos entre os três poderes, motivados por investigações, alteração de leis, orçamento e debates sobre competência. A democracia, contudo, tem sobrevivo ao estica e puxa. 2026, contudo, será ainda mais desafiador, em razão das eleições.
* Do “comunismo” ao bolsonarismo – Aldo Rebelo, histórico integrante do PC do B, ex-ministro nos governos Lula e Dilma Rousseff, anunciou sua pré-candidatura à presidência da República pelo nanico DC. Ele defende anistia para Bolsonaro e demais envolvidos na trama golpista.
* O salário mínimo subiu de R$ 1.518,00 para R$ 1.621,00, alta de 6,8%, 2,5% acima da inflação. No acumulado deste governo o aumento real – acima da inflação – já chega a quase 10%. Na gestão passada não teve aumento real do salário mínimo, apenas reposição da inflação.
* A taxa de desemprego no Brasil ficou em 5,2% no último trimestre, a menor da história. A título de comparação, a percentagem de desempregados no primeiro trimestre de 2021 era de 15%. Considera-se desempregado aquele que tem mais de 14 anos e procura ocupação.
* I – Ruy Castro pergunta, em artigo na Folha, se o técnico Carlo Ancelotti, italiano, já sabe o que é zebra, cama de gato, cavalo paraguaio, drible da vaca, peixinho, engolir um frango, balão, banheira, bicicleta, caneta, carrinho, catimba, cartola…
* II – E mais: chocolate, chuveirinho, fominha, tapetão, trivela, treta, pipoqueiro, cai-cai, gol de placa, lei do ex, maria-chuteira, linha burra, gaveta, mão de alface, quem não faz leva, perna de pau, amarelar, dar de bandeja, dar um lençol, isolar e partir pro abraço.
* O bioma Amazônia, presente em nove países, abriga aproximadamente 35 milhões de habitantes. Desses, 11 milhões se alimentam de produtos da floresta, especialmente caças. 84% da carne obtida vêm de 20 espécies. Pacas, antas e tatus são os animais mais caçados.
* Um estudo publicado no New England Journal of Medicine (NEJM) mostrou que as pessoas costumam ganhar até 1 kg no fim do ano, isso em razão das confraternizações, ceias e da diminuição da atividade física. O pior, não conseguem perder o peso nos meses seguintes, gerando acúmulo ano a ano.
* Foi a atriz francesa Brigitte Bardot quem “descobriu” Búzios, no Rio de Janeiro. Até 1964 a região era apenas uma aldeia de pescadores, o que mudou após a atriz se hospedar por lá durante quatro meses. Daí em diante o local ganhou notoriedade e despertou a atenção do mundo.
* Em 1978, o então príncipe Charles, da Inglaterra, passou nove dias visitando o Brasil. Em Brasília, foi conhecer a escola Cultura Inglesa, quando foi recebido pelo jovem professor Renato Manfredini Jr., que anos depois adotaria o nome artístico Renato Russo, cantor e compositor da Legião Urbana.