Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

Como já fora antecipado por este espaço (clique aqui), a exibição do polêmico filme O Jardim das Aflições será no próximo dia 29 de janeiro.

O marketing oficial do evento teve início ontem, com a divulgação do cartaz acima e a criação de uma página de eventos no Facebook.

A exibição da película será às 19h, no auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), com entrada liberada a todos mediante doação de 1 kg de alimento não perecível. Ao término do filme será formada uma mesa redonda para debater o tema “A atual conjuntura política e cultural brasileira”. Haverá ainda o sorteio de um exemplar do livro O Jardim das Aflições, de autoria de Olavo de Carvalho.

O filme – O percurso biográfico, a rotina e o pensamento do filósofo brasileiro Olavo de Carvalho, esses são os eixos temáticos do documentário de longa-metragem O Jardim das Aflições. O filme retrata o cotidiano do filósofo na sua casa em Colonial Heights, estado da Virgínia (EUA), onde reside atualmente, captando a atmosfera de trabalho intelectual, convívio familiar e, principalmente, o seu pensamento filosófico no que concerne à autonomia da consciência individual em oposição à tirania da coletividade. A contraposição entre a vida cotidiana e a transcendência filosófica é o eixo de sustentação do documentário.

O filme se propõe como um estudo poético sobre o personagem cada vez mais conhecido e estudado no Brasil, com milhares de exemplares vendidos – o bestseller O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota, uma coletânea de artigos escritos entre 1997 e 2013, vendeu mais de 320 mil cópias. Porém, o contato dos brasileiros com Olavo de Carvalho é sempre à distância, através dos seus escritos ou pela internet, já que ele mora atualmente nos Estados Unidos. O filme é dirigido por Josias Teófilo, cineasta pernambucano radicado na Virgínia (EUA), e tem entrevistas de Wagner Carelli, também jornalista e criador das revistas Bravo! e República. A produção é de Matheus Bazzo.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *