Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

No último dia 27 de outubro, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) virou um campo de batalha, isso por causa da exibição do filme O Jardim das Aflições, que conta a história do filósofo conservador Olavo de Carvalho, guru da direita brasileira.

Ao término da exibição, estudantes mais alinhados à esquerda bloquearam o corredor de saída do auditório. O confronto foi inevitável. Presente na exibição, o diretor Josias Teófilo, à época, se manifestou nas redes sociais: “Tentei mediar o conflito, mas não foi possível. Os dois grupos se espancaram no corredor. Se não fosse essas pessoas que nos defenderam, teriam invadido o auditório e nos agredido. Virou uma briga de gangue, violência pesada”.

A película, lançada em junho do ano passado, conta a vida, a obra, a trajetória e o pensamento filosófico de Olavo de Carvalho, um autor e ensaísta brasileiro. Sua rotina de trabalho, com livros políticos, de filosofia e também de peças jornalísticas; além da vida com a sua família, que mora em Virgínia, nos EUA.

O Jardim das Aflições chegará a Mossoró através de estudantes da UFERSA, que promoverão, inclusive, uma mesa redonda após sua exibição. O evento ocorrerá no próximo dia 29 de janeiro.

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *