Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

Ainda hoje pela manhã o caminhão de mudanças estacionará em frente ao Fórum da Comarca de Governador Dix-sept Rosado. É a concretização da agregação da comarca pela de Mossoró, prevista na Resolução nº 33/2017, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Todos os processos e móveis da comarca serão levados para o fórum de Mossoró.

Para continuar sendo comarca, deveria haver um número mínimo de 439 processos novos por ano, na média dos três últimos anos. Em Governador, esse número foi de 419, ou seja, a comarca será agregada por causa de 20 processos novos por ano, menos de dois por mês.

Quem mais sofrerá com a agregação será a população dix-septiense, que deverá se deslocar aproximadamente 80km, em alguns casos, para chegar ao fórum, uma tarefa muito difícil, especialmente por inexistir linha oficial de transporte público entre as duas cidades. Governador é sexta maior cidade do estado em extensão territorial.

Até o fim da semana a mudança deverá ser concluída. O clima entre os servidores é de velório, afinal, a maioria está ali há mais de dez anos. São pessoas que vinham dedicando suas vidas profissionais ao povo dix-septiense, não medindo esforços para oferecer um excelente trabalho aos jurisdicionados. Ficará apenas a lembrança.

*

O Blog do Barreto, assinado pelo jornalista Bruno Barreto, voltará a ser atualizado a partir de hoje. A última postagem havia sido feita no dia 24 de abril último, quando o jornalista escreveu que daria um tempo. Pois é, o tempo foi dado. Bruno volta com um post especial sobre os dez anos da Operação Sal Grosso, que teve como foco a Câmara Municipal de Mossoró.

Neste retorno, o blog será mais analítico. Não existirá mais a preocupação primordial de dar “furos jornalísticos”. Barreto se dedicará mais a analisar os fatos ocorridos em Mossoró e região, algo que ele já vem fazendo ultimamente no Facebook, com bastante êxito. Daqui, desejamos sucesso ao amigo Bruno Barreto.

*

A Itália está fora da Copa do Mundo da Rússia. Ontem, a azzurra, jogando em seus domínios, empatou em 0 x 0 com a Suécia, em partida válida pela repescagem das eliminatórias. No jogo de ida havia perdido por 1 x 0. Não teremos então a presença de Buffon, considerado o melhor goleiro do mundo da atualidade, e que iria disputar sua sexta Copa do Mundo.

A Itália agora se juntará à Holanda, outro gigante europeu que não conseguiu se classificar para o mundial. Neste caso, ficaremos sem a presença de Robben, um dos melhores laterais da atualidade.

*

O blog do jornalista Carlos Santos vem postando, nos últimos dias, uma série de matérias sobre o exagerado número de cargos em comissão no âmbito da prefeitura municipal. No início da gestão, a prefeita Rosalba Ciarlini prometeu reduzir à metade o número de comissionados. Desta forma, só deveria ter nomeado até 351 apaniguados, vez que há 702 cargos em comissão previstos no organograma do município.

Atualmente, pelas contagens deste blog com base em dados oficiais, há 555 cargos comissionados na estrutura da administração municipal. Um número desarrazoado e que não pode ser justificado de forma racional.

O ex-reitor da Ufersa, professor Josivan Barbosa, que já foi secretário municipal de Planejamento, disse ao blog do jornalista Carlos Santos que a administração municipal conseguiria funcionar normalmente com 250 cargos comissionados.

De fato, todos veem que o atual número, 555, é um excesso injustificado. O Ministério Público também já atentou para o exagero e vem tomando medidas, inicialmente de forma consensual, para que o número seja reduzido. Uma possível persistência da prefeita em manter seu extenso cabide de empregos poderá lhe trazer dissabores junto aos órgãos de fiscalização e controle da administração pública.

*

A música tema da Festa de Santa Luzia deste ano será da banda Demônios da Garoa. De fato, a tradicional banda de samba tem uma música muito bonita intitulada Santa Luzia, mas não deixa de ser curioso que a música tema de uma festa religiosa seja de uma banda chamada DEMÔNIOS da Garoa.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *