* I – Nesta data, em 1500, as três naus comandadas pelo navegador Pedro Álvares Cabral chegavam ao nosso país, no que ficou conhecido como Descobrimento do Brasil. Uma corrente cada vez maior de historiadores defende que a chegada se deu em Touros (RN).
* II – São três as principais evidências. A primeira e mais convincente mostra que as correntes marítimas levariam os navegadores para Touros, e não para Porto Seguro (BA). Naquele tempo, as navegações seguiam tais correntes.
* III – Na carta de Pedro Vaz de Caminha, ele escreve que após a parada inicial, os navegadores percorreram mais tantas léguas até a segunda parada. A distância que ele informa é exatamente a de Touros para Cananéia (SP), onde se deu a segunda parada.
* IV – Por fim, o marco português fincado em Touros é bem semelhante ao fincado em Cananéia. O marco de Porto Seguro difere dos dois. Há outras evidências, mas as três aqui citadas são as mais fortes. Muitos historiadores já defendem que os livros de história devem ser alterados.
* I – Ontem, foi feriado nacional em razão da morte do alferes Tiradentes. A história dele ficou “engavetada” por quase cem anos. O primeiro a descrevê-lo, Pedro Américo, teve total liberdade para criar a sua imagem, já que essa era desconhecida.
* II – Ele optou por descrevê-lo bem parecido com Jesus Cristo, mas muito dificilmente Tiradentes usasse barba e cabelos grandes, pois era militar.
* A população acima de 60 anos aumentou 58,5% entre 2012 e 2025, de 22,2 milhões para 35,2 milhões; no mesmo período, a população de jovens até 30 anos caiu 10,4%, de 98,2 milhões para 88 milhões. Não tem previdência social que aguente.
* Na década de 80, alguns cientistas ficaram intrigados com o fato de o monstro-de-gila, um lagarto que tem 50 cm de cumprimento, comer tão pouco. Eles passaram então a estudar o animal. Dessas análises resultaram, muitos anos depois, as chamadas canetas emagrecedoras.
* I – O cearense Fagner sempre foi muito amigo da turma da bossa nova, que o acolheu quando ele chegou ao Rio de Janeiro. Apesar do círculo que frequentava, optou por outros caminhos musicais, mas sempre achou que deveria lançar um disco do estilo criado nos anos 50 por João Gilberto.
* II – O desejo foi concretizado. Já está nas plataformas de streaming o disco Bossa Nova, onde Fagner revisita clássicos como “Chega de Saudade”, “Wave” e “Samba de Verão”, com parcerias em quase todas as faixas. Não é um disco voz e violão, tem uma banda completa acompanhando o cearense, que bancou o projeto do próprio bolso.