Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

REFORMA DA PREVIDÊNCIA – A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 06/19 pretende alterar várias regras de aposentadoria. Em sendo aprovada, será a sexta vez que a Constituição Federal vai ser alterada em relação às regras previdenciárias nos últimos 30 anos, fora as alterações feitas pela legislação infraconstitucional.

A PEC nº 06/2019 pretende adotar no Brasil o regime de previdência chamado de capitalização, que vigora no Chile desde 1981, e que já se mostrou profundamente danoso para o contribuinte. Para o leitor ter uma ideia, o aposentado chileno recebe, em média, o valor equivalente a 38% do seu último salário. Nesse modelo, o dinheiro da contribuição vai para um fundo (espécie de poupança), que será usado para bancar a aposentadoria do contribuinte.

*

NO BRASIL – Um estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostrou que um trabalhador que contribuir com 20% de seu salário (atualmente é, no máximo, 14%) se aposentará com 60% a 70% do seu último salário, isso se o dinheiro que ele for depositando render de 4% a 5% ao ano (a proposta prevê esse rendimento, via fundos).

*

A PERGUNTA SEM REPOSTA – Se o dinheiro das contribuições dos futuros trabalhadores irá para a sua poupança, e não para o sistema, de onde virá o dinheiro para pagar os inativos que se aposentaram pelas regras anteriores? Essa pergunta a equipe econômica liderada pelo ministro Paulo Guedes ainda não respondeu.

*

PARÂMETRO – Usamos muito o Chile como comparação, mas 30 países do mundo já migraram para a regra da capitalização. Destes, 18 voltaram para a regra anterior ou então fizeram grandes mudanças para torná-la justo e viável.

*

GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO – Tudo indica que haverá movimentação nas peças que compõem o tabuleiro da política dix-septiense. Corre na cidade a informação de que os vereadores Dener Pio (PP) e Vandinho Carlos (PR) deverão migrar da oposição para a situação. Ambos estavam incluídos no rol de possíveis candidatos oposicionistas à prefeitura do município.

Os dois ainda não confirmaram e nem negaram a informação.

Caso a mudança de cor partidária se concretize, o prefeito Antonio Bolota (PHS) passará a ter maioria na Câmara Municipal, com seis vereadores situacionistas e três oposicionistas.

*

FIRME E FORTE – Em conversa com populares, o vereador Brejeirinho (PSB) disse que se manterá na oposição, e que tentará viabilizar seu nome para concorrer à chefia do Executivo.

*

ANÚNCIO – Quem também lançou sua pré-candidatura pela oposição foi o ex-vereador Zé Emídio, que atualmente é filiado ao MDB, mas que migrará para o Solidariedade. Inclusive já se reuniu com o deputado estadual Allyson Bezerra, liderança do partido na região. O ex-vereador Zé Carlos também faz parte desse projeto.

O grupo planeja fazer uma grande festa de filiação até o final do ano.

*

AGILIZANDO – O ex-prefeito Gilberto Martins e seu grupo irão mesmo para o PRB, comandado no estado pelo deputado federal Benes Leocádio. Entre as lideranças que seguirão o ex-prefeito estão o atual vice-prefeito, Sanimarcos Firmino, o ex-vereador Ricardo Martins e o ex-vice-prefeito Júnior Afonso.

*

MUDANÇA NO TRE – O mandato do juiz federal Glauber Pessoa Alves no Tribunal Regional Eleitoral (TER-RN) encerra-se no próximo dia 18 de julho. Ele será substituído pelo também juiz federal Carlos Wagner Dias, que será o representante da Justiça Federal no TRE-RN durante o biênio 2019/2021.

*

MPF CONTRA MINISTRO DA EDUCAÇÃO – Sete procuradores da República, lotados em Mossoró e Pau dos Ferros, ajuizaram uma Ação Civil Pública em desfavor do ministro da Educação, Abraham Weintraub, e da União, pessoa jurídica.

A ação busca indenização em danos morais coletivos causados à honra e à imagem de alunos e professores das Instituições Públicas Federais de Ensino, em razão das declarações feitas pelo ministro, especialmente ao dizer que nestas instituições há balbúrdia e também por sugerir que a limpeza das mesmas seja feita por alunos que integram os centros acadêmicos e diretórios centrais de estudantes. O MPF pleiteia uma indenização de R$ 5 milhões.

A peça possui 46 laudas. Abaixo, um pequeno trecho, para ter noção de seu tom:

Ora, Sua Excelência classificou o ambiente acadêmico e, portanto, os respectivos estudantes e professores como pessoas afetas a algazarra, confusão, desordem ou tumulto.

Perceba-se que a consequência que Sua Excelência atribuiu a eventuais atos que, a seu juízo, configurariam balbúrdia não foi responsabilizar e individualizar os autores, mas sim atingir a todas as universidades com o citado corte de gastos. O tom de generalização, assim, resta evidente: ao adotar medida geral (corte de gastos) e não a citada responsabilização individual acerca das pretensas “balbúrdias”, Sua Excelência considera que o ambiente acadêmico com um todo é formado por vozearia, vozeria, vozeiro, algazarra, confusão, desordem, tumulto.

A ação tramita na 10ª Vara Federal do Rio Grande do Norte, que funciona em Mossoró.

*

BRAÇOS DADOS – Ontem, estudantes de todo o Brasil saíram às ruas para mostrar indignação e revolta com a cruzada antieducação levada a cabo pelo atual governo.

Em Mossoró, a concentração ocorreu em frente ao Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL), saindo em passeata até a Avenida Diocesana, depois pela Felipe Camarão, Rio Branco e encerramento no Memorial da Resistência.

O ato contou com relevante participação de estudantes, os quais se armaram de muitas camisetas, faixas e cartazes para demonstrar a total insatisfação contra os rumos que o governo pretende dar à educação no país.

Os estudantes estão certos em protestar. Afinal, é o futuro deles que está em jogo. Uma das poucas formas de alguém crescer na vida é através do ensino.

*

CHOCANTE – É espantoso ver pessoas se posicionarem contra estudantes, professores e a educação em geral, tudo isso para defender o presidente que eles idolatram. Só posso crer que quem age deste modo não está no domínio de suas faculdades mentais.

*

TRISTE – Ontem, ouvi não lembro onde alguém dizendo: “Como pode, chegamos numa época onde se alguém usar uma camiseta com frase a favor da educação logo será taxado de oposicionista”. Realmente, é surreal.

*

DOCUMENTÁRIO – Acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) gravaram um documentário contando um pouco da vida de Paulo Paiva, criador do game “Super K vs Câncer”, que auxilia no tratamento de crianças diagnosticadas com a doença.

O trabalho dos alunos mostra o cotidiano de Paulo Paiva, que apesar do intenso trabalho em prol dos pacientes de câncer e do reconhecimento que já recebeu de inúmeras instituições, continua ganhando a vida entregando garrafões de água mineral e ajudando a mãe a vender bolos e salgados.

Veja o trailer do documentário clicando aqui.

Torço que algum empresário dê uma oportunidade a este jovem. Trata-se, inegavelmente, de um talento desperdiçado.

*

HISTÓRIAS DE EX-ALUNOS – Todo mundo gosta de contar histórias vividas no colégio onde passou a infância e adolescência. Pensando nisso, o colunista social Paulo Pinto resolveu reunir num livro cinquenta depoimentos de ex-alunos do Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL). A obra se chama “Diocesano, História que Carrego Comigo”.

O lançamento será no próximo dia 06 de junho, às 19h30, na sede do colégio.

O blog tem certeza que o livro venderá feito pastel de cantina, pelos motivos trazidos no início do post.

Irei lá garantir meu exemplar e aproveitar para incentivar o autor a escrever outros livros com ex-alunos de outros colégios. Quando chegar no Ginásio Dom Bosco ele poderá contar com meu depoimento, caso tenha interesse, claro.

*

FRASE“Como ninguém escolhe o berço onde nasce, é a sociedade que deve se responsabilizar pelas classes que foram esquecidas e abandonadas”. (Jessé de Souza, sociólogo, em A Elite do Atraso).

*

CONFRARIA – E por falar em livros, todo sábado um povo bom se reúne na praça de alimentação do Shopping Oasis para jogar papo fora ouvindo a boa música de Marcos voz e violão. A direção-geral é de Canindé do Sebo, gente tipo A. O cavaco começa pelo meio-dia e vai até às 15h30, mais ou menos.

*

THERMAS NO PINGO – Mais uma vez o Thermas Hotel & Resort montará um camarote no Pingo da Mei Dia, maior evento de Mossoró. Aos que me pedem dica de camarote, não penso duas vezes, sugiro logo o do Thermas, pela localização e espaço, serviço, qualidade das bebidas e tira-gostos, atrações. Digo isso com base nas edições pretéritas. Não há o que pensar, se quiser prestigiar o Pingo através de um camarote, vá à Ótica Diniz e adquira logo sua pulseira.

Esse ano teremos cerveja Devassa em garrafa, uísque Black & White, caipirinha etc. A animação ficará por conta da dupla Aline e Deivid. O camarote é montado na esquina da Rio Branco com a Frei Miguelinho, ali na ponta da Praça da Convivência, o que garante a visão mais privilegiada do evento.

Ainda tem alguma dúvida de qual camarote ficar?

*

CURIOSIDADE – A palavra desorientado remete ao século XVII, onde era usada para designar as pessoas que desconheciam os avanços que ocorriam no oriente, como a descoberta da pólvora, a criação da bússola, as primeiras embarcações, os mapas náuticos, a seda etc.

Já após a Segunda Guerra Mundial passou a ser utilizada a palavra desnorteado, que se referia aos que estavam alheios aos avanços que ocorriam nos Estados Unidos, localizado no hemisfério norte.

Nos dias atuais, de briga tecnológica entre China e Estados Unidos, faz todo sentido você optar por usar desorientado ou desnorteado, dependendo de quem você acha que está vencendo essa batalha.

*

SUGESTÕES/CRÍTICAS – Esta coluna é atualizada às sextas-feiras, sempre às 04h59. Sugestões e críticas podem ser enviadas para o número 99648-2588 (WhatsApp).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *