Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

12

* O deputado federal General Girão (PSL-RN) colocou seu nome à disposição para disputar o governo em 2022. Ele disse que o PT no estado precisa ser destruído. Pois é, ele quer ser governador pra isso, destruir o PT.

* Na reunião da bancada federal para discutir o destino das emendas parlamentares, Girão foi o único que ficou contra a compra de vacinas, por supor que haveria má gestão e desvio de dinheiro. Girão é aquele que costuma destinar emendas para outros estados.

* O prefeito de Gov. Dix-sept Rosado, Artur Vale (DEM), nomeou o seu irmão e ex-prefeito, Anaximandro Vale, para exercer o cargo de Chefe de Gabinete, enquanto perdurar a licença-maternidade da titular, Lorenna Cordeiro do Vale.

* Mossoró precisa dar mais atenção à Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, tanto a sociedade em si como o poder público. Há anos o acervo não é atualizado, nem por doação, nem por aquisição. Bibliotecas são de suma importância, pois mantém vivo o conhecimento.

* Ante a reabertura do Aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró, o ex-governador Robinson Faria (PSD) usou suas redes sociais para dizer que o aeroporto em tela é um legado da administração dele, que investiu R$ 2 milhões no equipamento. Foi, ele disse.

* Por meio do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (Proedi), do governo estadual, foi reativada em São Paulo do Potengi a fábrica de castanhas de caju Greenlife Cashew, que até o fim do ano exportará 30 contêineres do produto, aproximadamente 500 toneladas.

* O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), tomou uma série de medidas para socorrer quem trabalha no setor de bares e restaurantes, desde um auxílio de R$ 1.000, até parcelamento de ICMS, isenção de IPVA, dispensa de contas de água etc.

* Ontem, ao falar sobre a pandemia, o presidente disse que a população deveria deixar de frescura e mimimi. A declaração revoltou, ainda mais, os seus opositores, mas não fez os apoiadores mexerem nem as pestanas. E assim segue o Fla x Flu…

* Representantes das promotorias de Justiça de todos os estados assinarão uma nota conjunta recomendando à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a suspensão de todos os campeonatos em andamento. O Ministério Público entende que futebol não é atividade essencial.

* Estreou hoje no Amazon Prime Video o filme Príncipe em Nova York II, com diferença de quase 23 anos em relação ao primeiro, lançado em 1988. A nova película também é com Eddie Murphy. Uma boa pedida para os saudosistas dos anos 80.

Compartilhe

12 respostas

  1. “O deputado federal General Girão (PSL-RN) colocou seu nome à disposição para disputar o governo em 2022. Ele disse que o PT no estado precisa ser destruído. Pois é, ele quer ser governador pra isso, destruir o PT.” Ele nem precisa se candidatar para isso. Aqui, pelo menos no RN, o PT está destruído. Essa que está aí só tem essa legislatura. Ganha nem a pau mais! Então, Girão deveria ter outros objetivos, pois esse já foi alcançado. É só questão de tempo.

    ——–

    SOBRE A BIBLIOTECA
    Tio, parabéns por colocar em destaque o assunto Biblioteca Municipal. Ali se tornou um lugar onde não se tem lei nenhuma e onde se faz de tudo, menos cuidar bem do acervo. Não fosse o trabalho abnegado de alguns funcionários, aquilo já tinha ido pro espaço. Pelo menos, esse novo secretário teve uma grande visão: NADA DE PESSOAS GABARITADAS PARA A BIBLIOTECA. VAMOS COLOCAR UMA COLUNISTA SOCIAL! Realmente, ele está certo. Quem está errado somos nós, que não entendemos nada de cultura, na visão deles. Acredito, piamente, que o velho Jaime Hipólito Dantas e Vingt-un Rosado devem estar se remexendo no túmulo agora. A biblioteca é dos vips de Mossoró… rsrs Daqui a pouco teremos uns clicks do além.

    SOBRE A SECRETARIA DE CULTURA
    Sem medo de errar, essa nova pasta de cultura vai fazer o mais do mesmo e olhe lá! Rapaz, reclamavam disso e daquilo. Fizeram nada. Programa nenhum de cultura. Até aqui, o burro estancou lá na Estação das Facas.

    CONTE OUTRA
    E acerca dos artistas, tão tudo caladim, como diria aquele torcedor do Flamengo, mais eufórico que um pedinte quando vê uma nota de 5 conto caindo nas suas mãos.

    VOU PARAR
    Por aqui, para não me parecer tão chato quanto esses decretos que saíram hoje, mandando o povo arredar pra casa: arreda, magote de desocupado!

  2. Rapaz, em Gov eh o lugar dos absurdos. O Prefeito eleito, Artur Vale nomeou sua esposa, grávida para chefe de Gabinete, que por sua vez, já encontra-se afastada, para gozar a licença maternidade. Detalhe, o prefeito assumiu em Janeiro de 2021, estamos no mês de Março. Mesmo nao havendo impedimento legal para não contratação de sua esposa( o nepotismos la é algo desconhecido) , agora o prefeito contrata o irmão para assumir tal cargo. Aí me pergunto, o legislativo percebendo essa derramada de dinheiro público à dois familiares direto, nao faz nada? Não cabe fiscalizar ? “VALE” lembrar que essa não foi a única grávida q ele contratou nao, tem mais. O salário maternidade la tá mudando de nome: “cargo comissionado”.

  3. Esse tal de deputado Girão saiu de que lugar? Não sou nenhuma cientista ou comentarista política, mas, às vezes, a aberração é tão grande que não tem como passar despercebida. Cabra besta! Esse e mais uma “cambada” que fala imbecilidade, era para ser retirado do cargo na inhanha.

  4. Comparar Girão com Natália poderia ser engraçado se na verdade não tivesse graça nenhuma. Enquanto um luta contra a ciência e só ppagueia o que o chefe genocida fala, a outra é a parlamentar mais ativa do estado.

    Mas quem tem boca fala o que quiser…

  5. Pedro, enumere aí, por favor, se der, as propostas e ações da deputada Natália. Não sou do lado do Girão, antes de tudo. Grato.

  6. É muito importante cuidar das bibliotecas e dos livros, mas é preciso lembrar que, ler nem sempre é entender, compreender e interpretar. Durante o surgimento da burguesia francesa isso fica bem claro, como mostra Gustave Flaubert em Madame Bovary. O que é mais interessante aqui no Brasil é que, para ser “elite” basta ter dinheiro, enquanto falta um elemento fundamental: o intelectual. Acho que isso explica muita coisa do nosso país.

  7. A burguesia – nesse sentido que você falou, Candice – tinha, sim, sua importância, no aspecto intelectual, inclusive Gustave Flaubert denuncia e, ao mesmo tempo, deve ter usufluído disso. Hoje, no entanto, no Brasil, o que vemos é justamente o contrário. O sentido de burguesia mudou e se fixou apenas em quem tem dinheiro. Digo apenas porque o dinheiro, no seu sentido pleno, pode comprar livros, mas não a inteligência. Vejamos os casos de alguns ricos ou novos ricos ou dublês de ricos que temos por aqui e alhures, sempre esbanjando uma falsa sabedoria e falso glamour, uma espécie de “jeca chique”, com todo respeito aos nossos verdadeiros e notórios jecas. Veja o caso desse pessoal, os “novos ricos”, alpinistas sociais. Eles simplesmente só têm dinheiro. Podem entrar numa livraria e comprar até a livraria, mas o conhecimento que nela está jamais assimilarão.

    SOBRE MADAME BOVARY
    Se você, Candice, minha querida leitora, o estiver lendo, continue. É um livro maravilhoso e, aproveito a oportunidade que o Tio me dá, dentro dos comentários do blog dele, para lhe indicar outra obra – também de um grande escritor francês: leia, se puder e der, e o dinheiro ajudar, o livro Ilusões Perdidas, do Honoré de Balzac. Você irá gostar muito. Depois, ainda indico, se tiver tempo e o dinheiro der, Os Miseráveis, de Victor Hugo. Quase retrato do que vivemos. Acompanhe, logo a seguir, com a leitura de A Peste, de Albert Camus, esse último retrata, muito bem, o quadro apocalíptico no qual todos nós nos encontramos.

    SOBRE O BLOG DO TIO COLORAU
    Se o Tio permitisse, qualquer dia, este humilde datilógrafo, indicaria uns livros em sua página. Quem sabe as conversas com o grande Erasmo Firmino não evoluam… Ajude-me aí, Candice, com sua influência…

  8. Pedro, obrigado, meu caro. Vou ver agora. Não tenho partido e sempre disposto a ouvir. Um grande abraço.

  9. Erasmo, podemos, sim, conversar. Indicarei com maior prazer os livros que tenho lido e os que estão na fila, as primeiras impressões. Posso, futuramente, fazer umas notinhas e mandar para seu e-mail. Analise e diga o que achou. Mas só sobre livros e coisas da cidade – sem política – que tem muita gente já agarrada nesse tema e é um tema enfadonha pencas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *