Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* O Solidariedade, do prefeito Allyson Bezerra e do presidente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim, não atingiu a cláusula de barreira e assim perdeu direito a Fundo Partidário e propaganda eleitoral na TV e rádio. Mais cedo fiz um post a respeito. Clique aqui.

* Sobre a situação acima, o jornalista Vonúvio Praxedes acrescentou no seu Diário Político que o clima interno no Solidariedade não é dos melhores. Muito provavelmente haverá uma diáspora entre seus integrantes.

* Caso o TSE valide os 16.821 votos do candidato Dr. Anax (União Brasil), haverá mudança na formação da Assembleia Legislativa. Entrará Robson Carvalho (União Brasil) e sairá Neilton Carlos (PL). A ver.

* O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), sentiu por ter perdido a vaga pro Senado para Rogério Marinho (PL), o que é normal, mas ele ficou estiolado mesmo foi por não ter vencido em Parnamirim, onde seu pai, Agnelo Alves, foi prefeito e saiu com enorme aprovação.

* Quem demonstrou ter força no terceiro maior município do Estado foi o seu atual prefeito, Rosendo Taveira, que elegeu o filho, Taveira Júnior, para a Assembleia Legislativa. Surge assim uma liderança na grande Natal.

* O candidato mais rico do Rio Grande do Norte, Alex da Renavin (PSC), com patrimônio de R$ 80 milhões, obteve 73 votos na disputa para a Câmara dos Deputados. Ele, que descobriram ser foragido de Justiça, foi preso no dia 13 de setembro, situação em que ainda se encontra.

* Já foram divulgadas três pesquisas para a corrida presidencial. O IPEC (presencial) mostra Lula com 51% e Bolsonaro 43%; a PoderData (telefone) dá Lula com 52% e Bolsonaro com 48%; e a Quaest (presencial) aponta Lula com 54% e Bolsonaro 46%.

* Vale lembrar que em 2018 os institutos de pesquisa cometeram vários erros no primeiro turno, sobretudo em Minas Gerais e Rio de Janeiro, mas no segundo turno o Ibope (hoje IPCE) errou por um ponto e o Datafolha acertou em cheio, nem precisou de margem de erro.

* A votação de cada seção pode ser vista no site do TSE, na aba resultados, e depois boletim de urna. Fui espiar a seção que votei. Nela, Lula teve 98 votos, contra 59 de Bolsonaro, 11 de Ciro Gomes e 3 de Simone Tebet. Dos 211 eleitores aptos, 175 compareceram.

* A pessoa que fica parada com cara de veado que viu caxinguelê é o ex-presidente Ernesto Geisel, segundo o autor da canção, o baiano Wilson Aragão. A música “Capim Guiné” (1983), que fez sucesso na voz de Raul Seixas, usa metáforas animais para criticar a ditadura.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *