Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* Os deputados estaduais aprovaram ontem projeto de lei que reconhece o evento “Mossoró Cidade Junina” como Patrimônio Imaterial, Histórico, Cultural e Artístico do Rio Grande do Norte. A autora foi a deputada Cristiane Dantas (SD).

* Por unanimidade, o conselheiro Gilberto Jales foi eleito presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para o biênio 2023/24. Jales, que é de Messias Targino, tomou posse como conselheiro em maio de 2013, indicado pela então governadora Rosalba Ciarlini.

* O consultor político Gaudêncio Torquato lembra que Lula não foi eleito apenas com seus votos, que a criação de uma frente ampla foi decisiva para tal. Assim, seu governo, para ter sucesso, tem que acomodar esses atores. Que os mais radicais entendam isso.

* Matéria na edição de ontem do Valor Econômico informa que Camilo Santana, ex-governador do Ceará, é cotado para o ministério do Desenvolvimento Regional, uma alavanca para quem tem maiores pretensões políticas. Sinais, sinais…

* Na segunda-feira (28), o governo Bolsonaro bloqueou R$ 1,4 bilhão da verba para a Educação, sendo R$ 344 milhões para universidades. Ontem, recuou da decisão e desbloqueou os valores. Tem uma criança na sala apertando botões…

* Já foi aprovado nas casas do Congresso Nacional o projeto de lei nº. 3.528/2019, que disciplina a posição do juiz, do promotor de Justiça e do advogado nas salas de audiências. Os três devem ficar equidistantes e no mesmo plano topográfico. Só falta o presidente sancionar.

* Entre janeiro e junho a perda do poder de compra do salário do brasileiro foi de 6,9%. No mundo, no mesmo período, a percentagem foi de 0,9%. Do início de 2020 até o primeiro semestre de 2022 a perda acumulada já é de 18,8%. Dados da OIT.

* Segundo Adam Smith, a empatia humana se dá por círculos concêntricos. Primeiros nós mesmos, depois nossos familiares, na sequência amigos e vizinhos. Apenas por último a sociedade em geral. Esta na Teoria dos Sentimentos Morais.

* O Papa Francisco beatificou o brasileiro Dom Hélder Câmara, um homem repleto de bons valores morais e boas ações. Indicado ao Nobel da Paz três vezes, só não foi escolhido porque o regime militar agiu nos bastidores para melar sua candidatura, por ele ser “comunista”.

* Morreu no último dia 25, aos 63 anos, a atriz e cantora Irene Cara, do megassucesso “Flashdance… What a Feeling” (1984), onipresente em qualquer festa-baile. Como atriz, seu destaque foi no filme “Fama” (1980). A causa da morte não foi revelada.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *