* À Tribuna do Norte, o senador Rogério Marinho (PL) disse que mantém uma conversa muito proveitosa com o prefeito Alysson Bezerra (União Brasil) no sentido de o PL compor chapa com ele nas eleições do ano que vem. Foi, ele disse.
* Na mesma entrevista, quando perguntado sobre o novo PAC, anunciado pelo Governo Federal, Marinho disse que Lula estava jogando manteiga nos beiços dos gatos (sic). Não entendi. Até onde sei essa expressão sugere ingratidão. O que tem a ver uma coisa com outra?
* Em entrevista à Rádio Gaúcha FM, o ex-presidente Bolsonaro (PL) afirmou que não puxou coro com a palavra “imbrochável” em discurso no Sete de Setembro, que se trata de uma mentira de Alexandre de Moraes, que não há nenhum vídeo mostrando isso. Pois diga. (aqui).
* I – Imagine você, se o ministro Kássio Nunes, do STF, costumasse passar suas férias na companhia de Luciano Hang, empresário e financiador do PL. Seria um escândalo, não? Capa da Veja. Situação assim acontece na “exemplar” Suprema Corte dos EUA.
* II – O ministro Clarence Thomas costuma passar suas férias com o bilionário Harlan Crow, doador do Partido Republicano. E esse caso não é único na Casa. Samuel Alito, Neil Gorsuch e Sônia Sotomayor também já foram flagrados em relações bem chegadas com empresários.
* I – Matéria publicada sobre Machado de Assis no Globo afirma que a obra do Bruxo do Cosme Velho gira basicamente em torno dos seguintes temas: ciúme, dúvida, desilusão, ambição, assimetrias sociais e relações com o poder. Daria uma boa questão de prova.
* II – O jornal lembra ainda que Machado era mulato, gago, tímido e não tinha nenhum protetor, e que tais condições, supostamente adversas, não o impediram que se tornar o maior escritor brasileiro de todos os tempos. Seria hoje um excelente influencer.
* I – A partir dos anos 70, a enfermeira Thereza Eugênia passou a fotografar os grandes artistas brasileiros. Inicialmente em shows, mas logo se tornou amiga de quase todos, e então os fotografava em pose. Muitas imagens que conhecemos foram feitas por ela.
* II – Boa parte do acervo pode ser encontrada na conta da fotógrafa no Instagram. Thereza Eugênia, que hoje tem 85 anos, nunca viveu do ofício de fotógrafa. O sustento sempre veio do trabalho como enfermeira. Fotografar era uma hobby.
* O Queen é a segunda banda a mais vender discos na história, 300 milhões de unidades, atrás apenas dos Beatles, um bilhão. No streaming, contudo, as posições se invertem. 47 milhões de audições mensais para o Queen, contra 30 milhões dos Beatles.