Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0
jean paul

* I – A imprensa vem relatando que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, trava uma luta interna com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, a ponto de já ter um nome para substituí-lo, Marcus Cavalcanti, ex-secretário de Rui quando foi governador da Bahia.

* II – Outro interessado na saída de Jean Paul é o ministro das Minas e Energias, Alexandre Silveira. Nesse caso, a insatisfação tem a ver com o preço dos combustíveis. Com as cotações do petróleo e do dólar em baixa, Silveira defende a diminuição dos valores nas refinarias e postos.

* III – Prates tem a seu favor o corpo técnico que comanda a estatal e a maioria da imprensa. Editorial de hoje da Folha defende sua atuação, classificando-a como técnica e racional. Alerta que voltar ao modelo adotado na gestão de Dilma Rousseff não seria uma boa.

* O Governo Federal quer que ministros também tenham direito a passagens aéreas entre Brasília e seus estados de origem, assim como os deputados e senadores. Sai mais em conta do que usar os jatinhos da FAB, calcula.

* A América do Sul tem hoje sete governos de esquerda – Brasil, Chile, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname – e cinco de direita: Argentina, Equador, Paraguai, Uruguai e Peru. A onda rosa que tomaria conta de toda a América do Sul não rolou.

* O dólar fechou na última segunda-feira a R$ 4,85, menor cotação desde 2 de agosto, já o principal índice do Ibovespa subiu 0,95%, indo aos 125.957 pontos, melhor patamar desde 28 de julho de 2021. A torcida para “dar certo” parece que está surtindo efeito.

* A Fuvest revolucionou, os livros de leitura obrigatória para os vestibulares de 2026 a 2028 são todos escritos por mulheres, todos. Até Machado de Assis ficou de fora. Nos três anos há obras da potiguar Nísia Floresta.

* Um dos maiores mistérios do futebol brasileiro é saber o que está por trás da permanência de Gabriel Jesus na Seleção Brasileira, um atacante que não cumpre sua principal missão – fazer gols. Você contrataria um padeiro que não sabe fazer pão? Pois é.

* Estreia amanhã nos cinemas a megaprodução “Napoleão”, com orçamento de US$ 200 milhões. O imperador é vivido pelo ator Joaquin Phoenix (Coringa). Direção de Ridley Scott (Gladiador). A película tem 2h35min de duração.

* A canção “Marvin” (1984), dos Titãs, é uma versão de Sérgio Britto e Nando Reis para o reggae “Patches”, de Clarence Carter. O nome foi uma homenagem ao guitarrista Julian Marvin, do Wailers, e não a Marvin Gaye, como muitos insistem em dizer.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *