Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* Em editorial, o jornal O Globo compara a aprovação da reforma tributária, na última sexta-feira, ao Plano Real, em termos de “transformação da economia brasileira”. Há 40 anos o país ansiava uma reforma que simplificasse e racionalizasse o sistema tributário.

* O editorial do Estadão foi na mesma linha, comparando a reforma tributária com o Plano Real, bem como pontuando a importância dela para o país: “Uma nova etapa de desenvolvimento e crescimento econômico”, diz trecho.

* Segundo a Fiocruz, 14,2% das crianças (0 a 12) brasileiras estão acima do peso, quase o triplo da média mundial, 5,6%. Entre os adolescentes, a parcela com sobrepeso é de 31,2%, quase o dobro da média, 18,2%.

* O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, tem dado sinais de que será bem mais radical caso volte ao posto. Já avisou que submeterá todos os servidores públicos a um novo teste, colocará moradores de rua em cidades-tendas e, a mais enigmática, será ditador por um dia.

* O Estadão trouxe uma matéria que me impactou bastante. O número de suicídios de crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos subiu 45% entre 2016 e 2021. Há cada vez mais relatos de crianças e adolescentes que atentam contra a própria vida. O jornal cita o caso de uma criança de 7 anos. (aqui)

* No início do Século XX, alguns brasileiros abastados que iam à França se encantavam com os pães tipo baguete vendidos no país europeu. Ao retornar ao país, algum deles pediu a um padeiro para fazê-lo. Nascia assim o “pão francês”, mais pela aparência do que pela receita.

* A CBF pagava R$ 80 mil por mês, em média, pela escolta do seu ex-presidente, Ednaldo Rodrigues. Aonde ele ia, um exército de seguranças privados ia atrás. Não sabia que o cargo de presidente da CBF fosse de tamanho risco. “Mamãe, não quero ser presidente da CBF…”.

* O Fluminense entra em campo hoje para um dos jogos mais importante de sua história. Enfrentará o Al Ahly do Egito pelas semifinais do Campeonato Mundial de Clubes. A partida começa às 15h, com transmissão da TV Globo.

* “O Mundo Depois de Nós”, filme do momento da Netflix, é desagradável e frustrante. Após mais de duas horas de duração, as letrinhas começam a subir e o espectador institivamente sapeca: “ué”, “como assim?”, “terminou?”, “quero meu ingresso de volta”.

* A música “Vermelho”, composição do sambista Chico da Silva, é uma espécie de hino do Boi Garantido, da festa de Parintins (AM). A canção recebeu várias versões, a mais conhecida é o dueto de Fafá de Belém com David Assayag. “Tudo é Garantido após o Sol vermelhecer”, diz um dos versos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *