Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0
Carlos Jordy

* A Operação Lesa Pátria, que até então só tinha pegado as arraias miúdas que participaram da tentativa de golpe em 8 de janeiro, começou a chegar nas arraias médias. A primeira foi o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), alvo ontem de mandado de busca e apreensão.

* O deputado federal Paulinho Freire (União) anunciará sua candidatura a prefeito de Natal na próxima terça-feira (23), em evento num hotel da cidade. Ele terá o apoio do PL de Bolsonaro, do Podemos do senador Styvenson, do PSDB, Progressista e 15 dos 29 vereadores.

* I – O TSE está reformulando a regra da autodeclaração de cor dos candidatos. Caso haja alteração de uma eleição para outra, o candidato terá que justificar a mudança. O órgão sacou que muitos “brancos” viraram “pardos” para receber mais do fundo eleitoral.

* II – Mas, como alguém pode justificar uma mudança de cor, especialmente de branco para pardo ou negro? Passou a morar na praia? Passou a trabalhar num roçado de milho ou feijão? Já estou ansioso para ver a criatividade de nossos representantes.

* Há 1.545.129 veículos registrados no Detran do Rio Grande do Norte. Desses, 604.098 mil estão com o licenciamento atrasado, o que corresponde a 39% do total, segundo dados do próprio Detran publicados na edição de quarta-feira da Tribuna do Norte.

* Pesquisa publicada na revista científica Public Health Journal apontou uma ligação entre o consumo de energéticos e doenças mentais e cardíacas. O estudo envolveu 1,2 milhão de crianças e adolescentes em 21 países, entre os anos de 2016 e 2022.

* I – O cantor Jessé Aguiar, que deixou o mundo gospel em razão da rejeição que sofria por ser gay, havia tomado a decisão de tirar a própria vida. Fez uma carta de despedida, mas na hora H uma força maior o impediu de cometer o ato extremo.

* II – Ele transformou o texto da carta em música, cujo nome prefiro omitir. Muitas pessoas veem a canção como uma apologia ao suicídio. O artista, contudo, diz que é justamente o contrário, que mesmo estando naquela situação narrada, conseguiu se superar.

* A pernambucana Lia de Itamaracá, nome artístico de Maria Madalena Correia do Nascimento (81), será homenageada duplamente no Carnaval de 2024. A Rainha da Ciranda será tema das escolas Império da Tijuca (RJ) e Nenê de Vila Matilde (SP). Merecido.

* Belchior e Sílvio Brito não são os únicos que Raul Seixas alfineta na música “Eu Também Vou Reclamar” (1976). O verso “Falam em nuvens passageiras, mandam ver qualquer besteira”, remete ao maior sucesso de Hermes Aquino, “Nuvem Passageira”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *