Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1
Brasil x Israel

* O chanceler de Israel, que se chama Israel, disse que Lula passou a ser “persona non grata” (não é bem-vindo) no país após declarações dadas ontem. O chanceler brasileiro Celso Amorim retrucou dizendo que “non grata” no mundo é Israel. O clima está assim!

* Deputados federais e senadores voltam à labuta esta semana. A partir de amanhã a expectativa é de plenários cheios. Muitas pautas devem antagonizar Executivo e Legislativo. O interesse da população, tão exaltado nas campanhas eleitorais, quase nunca é levado em conta.

* Por falar em Câmara dos Deputados, uma curiosidade: apesar de termos 513 deputados federais, o plenário tem apenas 396 assentos, por isso vemos tantos parlamentares em pé nos dias de Casa cheia, como na votação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

* A fuga dos presos em Mossoró deverá motivar o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a pautar ainda para esta semana o projeto de lei que reformula a “saidinha” de presos, tornando-a bem mais restrita, apesar de uma coisa não ter nada a ver com outra.

* Na última sexta-feira (16) um major da reserva da Polícia Militar matou o porteiro do seu prédio, isso por que o funcionário ligou para o 190 informando que o major estava agredindo a mulher e a filha. O fato aconteceu no bairro de Boa Viagem, Recife (PE).

* Da posse de Lula até o último dia 10 o Brasil registrou 2,1 milhões casos de Covid-19, com 16.456 mortos, o que dá uma taxa de letalidade de 0,8%. Muito provavelmente são pessoas que não se imunizaram contra a doença.

* O ex-senador Cristovam Buarque chega amanhã aos 80 anos. Nasceu em Recife (PE), estudou na França e trabalhou no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Entrou na política em 1994, eleito governador de Brasília. Sua principal bandeira sempre foi a educação.

* Senador nos tempos da ditadura, Lucídio Portela (PI), que tinha fama de iletrado, citou o escritor Dostoievski num pronunciamento. Impressionado, um opositor perguntou se ele já havia lido “Crime e Castigo”. Portela então sapecou: “Claro, todos os dois”.

* Aconteceu o que muitos aguardavam, a Amazon Prime Vídeo anunciou a segunda temporada da série Cangaço Novo. O comunicado foi feito através de um vídeo publicitário nas redes sociais da plataforma, com a atriz Alice Carvalho, a Dinorah, e Allan Souza Lima, o Ubaldo.

* Certa vez escrevi aqui que a música “Formato Mínimo” (2003) do Skank, assim como “Construção” (1971), de Chico Buarque, encerra todos os versos com uma palavra proparoxítona. Descobri outra música que faz o mesmo: o rap “Política” (1994), de Athalyba e A Firma.

Compartilhe

Uma resposta

  1. Lula devia falar mais. É um verdadeiro estadista. Se toda semana ele falasse uma dessas, ia pendurar uns dez títulos de persona non grata na parede do Palácio dele. Por mais do nosso estadista tupiniquim. Ruy Barbosa deve estar se mexendo no túmulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *