* I – Até 2016, os presidentes da República não sabiam bem o que podia ou não ser incorporado ao acervo próprio no recebimento de presentes, isso porque a lei n.º 8.394/91, que dispõe sobre o assunto, tinha um texto dúbio, que poderia ser interpretado de diversas formas.
* II – A situação foi resolvida quando o TCU, a pedido do juiz Sérgio Moro, fez uma vistoria nos presentes recebidos pelo então ex-presidente Lula. Na oportunidade criou uma regra para diferenciar o que podia ou não ficar com o presidente.
* III – O órgão concluiu que apenas itens de natureza personalíssima, como medalhas, e de consumo imediato, como comidas e bebidas, poderiam ficar com o presidente. Determinou então que Lula devolvesse 360 itens anexados ao seu acervo, o que foi feito.
* Salvador (BA) é a capital mais violenta do país em número de homicídios, com taxa de 66,4 ocorrências para cada grupo de 100 mil habitantes. Florianópolis (SC) é a mais tranquila, com 8,9 ocorrências/100 mil. Natal (RN) está no meio do caminho, 36,9.
* Empresas que outrora cometeram erros, e por tal fizeram acordos e pagaram multas, não estão proibidas de novamente contratar com o setor público. As leis atuais estão mais severas quanto ao controle e à fiscalização. É só observá-las.
* O Brasil vem registrando consideráveis aumentos na venda de veículos, e no Rio Grande do Norte não é diferente. No primeiro semestre de 2024 foram emplacados 9.913 novos veículos de passeio e utilitários, contra 7.566 no mesmo período de 2023, aumento de 31%.
* A Câmara dos Deputados aprovou a regulamentação da Reforma Tributária estendendo a regra do imposto zero para carnes, peixes, queijos e sal. A medida é demagógica e contraproducente. Trata-se de uma política social falha, pois favorece ricos e pobres indistintivamente.
* I – A Igreja Católica vive uma guerra interna, acentuada pela excomunhão do arcebispo italiano Carlo Maria Vigano pelo Papa Francisco. Até o ator Mel Gibson entrou na briga, publicando nota onde diz que ser excomungado por Bergoglio é uma medalha de honra.
* II – E mais: “Bergoglio não tem poder para excomungá-lo porque nem sequer é católico. Então alegre-se! Estou com você e espero que ele me excomungue também de sua falsa igreja”, e arremata: “Bergoglio não tem autoridade nenhuma”. Eita, que Deus acalente esses coraçõezinhos.
* Quatro músicas para quem curte solos de bateria: “Moby Dick” (1969), Led Zeppelin; “Rat Salad” (1970), Black Sabbath; “The Mule” (1971), Deep Purple; “Carr Jam 1981” (1992), Kiss. Desta vez fiquei apenas no rock. E aí, incluiria mais algum?