Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* O jogador baiano Anderson Talisca, hoje companheiro de Cristiano Ronaldo no Al-Nassr da Arábia Saudita, tem uma carreira paralela de cantor e compositor, onde se apresenta como Spark Trap. Ele já lançou dois álbuns de estúdio, além de EPs, discos ao vivo e singles. O estilo abraçado por ele é o trap, tipo Matuê e L7NNON.

* A dupla Fernando & Sorocaba já está no quarto “Fernando”. O primeiro se chamava Humberto Santiago, depois assumiram o posto Marcelo de Sá e Everson Félix. Curiosamente, o atual realmente se chama Fernando (Zorzanello). E sabe qual é o nome de batismo de Sorocaba? Fernando Fakri de Assis.

* Em 2005 a banda Aviões do Forró estourou com o disco “Vol. – 3”, que chegou a vender um milhão de cópias. Um dos responsáveis por tamanho sucesso foi o potiguar Dorgival Dantas, compositor de “Coração”, a música que puxou o disco, além de outras faixas da obra. Claro que o sucesso também alavancou a carreira de Dorgival.

* I – Em 2011 o cantor e compositor paranaense Michel Teló estourou com o hit “Ai se eu te Pego”. Inclusive muitos pensam que a canção é de sua autoria, mas ela surgiu de uma ideia de cinco amigas paraibanas em visita à Disney, em 2006. Elas criaram o refrão e apresentaram para uma cantora de Porto Seguro (BA), Sharon Acioly.

* II – Sharon então fez a canção, inicialmente um funk, com o título “Assim você me mata”. O empresário Antônio Dyggs viu a cantora executar a música num show e percebeu logo seu potencial. O passo seguinte foi gravá-la profissionalmente, valendo-se da banda Cangaia de Jegue, de Salvador. Teló a descobriu ao assistir a um show deles.

* Há certa semelhança entre as bandas Los Hermanos e Camisa de Vênus quando se trata de seus maiores sucessos, “Ana Júlia” e “Sílvia”, respectivamente. Ambas meio que desdenham os hits. Em sua autobiografia, Marcelo Nova, do Camisa, disse que achava “Sílvia” uma canção irrelevante, que só entrou no disco “Viva” porque não tinha outra.

* Após um período de baixa, o funk carioca ressurgiu em 2001 com novos elementos, sendo adjetivado de “pancadão”. O primeiro grande êxito foi “Cerol na Mão”, do Bonde do Tigrão, com um sample surrupiado da canção “Headhunter”, da banda belga Front 242.

* O rei Roberto Carlos também se encantou pelo funk, no caso, “Ela só Pensa em Beijar”, do MC Leozinho, que trouxe elementos novos para o ritmo, como violão. Os dois cantaram a canção num dos especiais de fim de ano do rei. Veja o vídeo aqui.

* Em 2003, Alexandre Pires cantou a música “Garota de Ipanema” na Casa Branca, numa interpretação voz e violão. Na oportunidade, foi aplaudido de pé pelos presentes, inclusive o então presidente dos EUA, George W. Bush, o que levou o cantor mineiro às lágrimas. O vídeo pode ser visto aqui.

* A canção que embalava o Show de Calouros de Sílvio Santos, aquela do “Lá, lá, lá, lá…”, entoada na entrada de Pedro de Lara e companhia, era a versão de uma canção soviética dos anos 30, chamada “Dorogoi dlinnoyou”, já regravada em mais de 70 línguas, incluindo uma versão brasileira, “Aqueles Tempos”, com Joelma.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *