Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* Em Mossoró, as urnas confirmaram o que as pesquisas diziam, uma vitória avassaladora de Allyson Bezerra (União), que teve 97.006 de maioria sobre o segundo colocado, Lawrence Amorim (PSDB): 113.121 a 16.115. Genivan Vale (PL) ficou na terceira posição com 11.019 votos.

* Os partidos que integram a coligação Mossoró do Povo, do prefeito Allyson Bezerra (união), conseguiram 14 cadeiras; a coligação de Lawrence Amorim (PSDB) conseguiu quatro; a de Genivan Vale (PL), duas. A Rede, que não anunciou apoio formal a nenhum candidato a prefeito, elegeu um.

* Na disputa interna no PT entre a vereadora Marleide Cunha e a deputada estadual Isolda Dantas, a primeira saiu-se vitoriosa, mais uma vez. Marleide teve 3.408 votos e a candidata de Isolda, Plúvia, teve 2.599. As duas foram eleitas.

* O candidato a vereador mais votado foi Petras Vinícius, do PSD, com 4.638 votos, o que dá a ele o título de segundo vereador mais votado da história de Mossoró, atrás apenas de Alex Moacir, que teve 4.701 votos nas eleições de 2012.

* O menos votado foi o médico Yoanis Infante Rodriguez, conhecido por Dr. Cubano (PSDB), com 1.515 votos. A primeira suplente foi Ana Flávia (PT), com 2.335 votos. A candidata Heliane Duarte, do Republicanos, teve 2.602 votos, mas seu partido não alcançou o quociente eleitoral.

* Por falar nisso, passei o dia ontem ouvindo a expressão “coeficiente eleitoral”. Quando tinha oportunidade corrigia com discrição. Caso alguém tenha dúvida é só ler o art. 106 da Lei n.º 4.737/65, o chamado Código Eleitoral, que trata de quociente eleitoral.

* I – Em Natal, Paulinho Freire (União) foi o primeiro colocado, com 171.146 votos, feito atribuído ao arco de alianças que ele fez, com Republicanos, Federação PSDB/Cidadania, PP, Podemos, Solidariedade, PL e União Brasil.

* II – Na segunda posição ficou a candidata Natália Bonavides (PT), com 110.483 votos, indo os dois para uma nova disputa em segundo turno. O candidato Carlos Eduardo (PDT), que era cotado para ganhar no primeiro turno no início da campanha, chegou em terceiro lugar.

* Em Governador Dix-sept Rosado o prefeito e candidato à reeleição, Artur Vale (União), venceu com 6.714 votos (66,08%). Sua única adversária, Zineuda Macedo (MDB), teve 3.446 (33,92%) votos. Na Câmara Municipal a situação elegeu sete e a oposição dois.

* O fato pitoresco nas eleições no Rio Grande do Norte ocorreu no município de Olho D’Água do Borges, onde o candidato Antonimar Amorim (União) venceu a disputa com um voto de diferença em relação a sua adversária, Laize Sales (PP), 2.178 a 2.177.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *