* I – A jornalista Andréa Sadi, da Globo News, criticou o Governo Federal pela “fritura” de suas ministras antes de exonerá-las. Citou Ana Moser, dos Esportes, e Nísia Trindade, da Saúde. A comentarista sugeriu misoginia.
* II – Não sei bem o que é “fritura”, mas não vi muita diferença entre os processos de exoneração das ministras citadas e as exonerações de Paulo Pimenta, ex-ministro da Secretaria da Comunicação Social (Secom); e Jean Paul Prates, ex-presidente da Petrobras.
* III – E se “fritura” se refere a fogo amigo e vazamento prévio da exoneração por meios indiretos, o ex-presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, foi o que passou mais tempo ardendo na frigideira. A imprensa passou meses dizendo que ele não iria ser mantido no cargo.
* Tecnologia contra a criminalidade – No Carnaval, vários foragidos da Justiça foram presos em razão da instalação de câmeras de reconhecimento facial. No Rio de Janeiro, foram 16; em São Paulo, 23 criminosos; Na Bahia, 55; e em Pernambuco, cinco foragidos.
* A gangorra dos alimentos, que ora fazem bem, ora fazem mal, como o ovo, o café, chocolate, taça de vinho e banha de porco, ganhou contornos mais impactantes. Tenho visto vários nutricionistas defendendo Coca-Cola Zero, óleo de soja, margarina, pão branco etc.
* I – Não é apenas o Homo sapiens que promove guerras por territórios e recursos naturais. A comunidade científica cita ao menos um caso de guerra entre clãs de chimpanzés. A chamada Guerra dos Quatro Anos ocorreu na Tanzânia, a partir de 1974.
* II – Não se tratou de uma luta entre um animal contra outro, ou um grupo familiar contra outro, mas sim de dois clãs: o Kasekala e o Kahama, o que torna a disputa única. Ao que parece, a guerra era por território, e acabou quando o grupo Kahama foi totalmente aniquilado.
* Ontem, a aposentada Deolira Glicéria Pedro da Silva, moradora de Itaperuna (RJ), completou 120 anos de idade, conforme certidão de nascimento. É a pessoa mais velha do mundo, mas extraoficialmente. Faltam alguns documentos para o reconhecimento oficial.
* A série “Paradise”, disponível na Disney +, é uma das poucas produções que conseguiu despertar meu interesse nas últimas semanas. Um suspense intrigante, que gira em torno do misterioso assassinato do presidente dos EUA, que já ocorre no primeiro capítulo.
* O Festival de Woodstock, 1969, é apontado por muitos como o maior evento de rock da história. Uma curiosidade é que ele não ocorreu em Woodstock – a ideia original – mas numa fazenda na pequena cidade de Bethel, distante uns 200 km do local inicialmente escolhido.