Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* I – A Câmara dos Deputados deverá cassar o mandato do deputado Glauber Braga (Psol-RJ) por quebra de decoro parlamentar. No ano passado ele expulsou aos chutes e pontapés um militante do MBL daquela Casa.

* II – O deputado, contudo, não será cassado pelo que fez de errado, fato usado como mero pretexto, mas pelo que fez de certo: cobrar transparência e rigor no uso de emendas parlamentares, o que desagradou a vários pares. Por isso ele será cassado.

* O Senado Federal aprovou um projeto de lei que exige exame de proficiência para os formandos em medicina, tal e qual o Exame da OAB. A matéria agora tramita na Câmara dos Deputados. Atualmente o Brasil tem mais de 400 cursos de medicina.

* I – Até interessante o artigo que o escritor Walcyr Carrasco publicou na edição desta semana da Veja. Ele discorre sobre um tema bem comum no nosso cotidiano: pedidos de empréstimos feitos por amigos. Carrasco defende que tais pedidos devem ser sempre negados.

* II – “Perderei o amigo quando ele não pagar. Então, o melhor é não perder o dinheiro também. Digo logo que não, e a vida continua”, escreveu. Carrasco também fala do tal do “emprestar o nome” e da proliferação de rifas nos grupos de WhatsApp.

* Nos meus tempos de colégio, os livros de geografia traziam ilustrações da cidade de Cubatão (SP), apontada como a mais poluída do país naquela época. Não é mais, muito pelo contrário. A cidade receberá da ONU o selo de “Cidade Verde do Mundo”.

* O número de pedidos de patente ao INPI é uma boa bússola para mapear os estados que mais avançam em ciência, tecnologia e inovação. O líder é São Paulo, com 72 920 pedidos entre 2000 e 2024. No mesmo período o RN fez 1 154 pedidos. A vizinha Paraíba, 2 236; CE, 2 676.

* Ao inaugurar uma nova unidade do “Loucos por Coxinha” em Macaíba, o empresário potiguar Pablo Farias frisou que o “Proedi”, programa de incentivo do governo do Estado, teve grande contribuição para o crescimento da empresa, presente hoje em 12 estados e gerando 700 empregos diretos.

* “O que diria do comportamento dos pastores que, em vez de ajudar os pobres, raspavam seus bolsos cobrando pelos serviços de religião? Será que as palavras de Deus podiam ser vendidas, não deviam ser dadas de graça”. (Mário Vargas Llosa em “A Guerra do Fim do Mundo”, 1981).

* O escritor peruano Mário Vargas Llosa, que faleceu no último domingo, se separou da mulher, com quem viveu 50 anos, para engatar um relacionamento com Isabel Preysler, mãe do cantor Enrique Iglesias. O romance durou sete anos, de 2015 a 2022.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *