Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* I – A ex-reitora da Ufersa, Ludimilla Oliveira, nivelou por baixo a política local. Aproveitou-se de um incêndio na residência universitária da instituição para “lacrar” nas redes sociais, fazendo um vídeo onde aparece agredindo e desrespeitando o atual reitor, Rodrigo Codes, que estava ao seu lado.

* II – A preocupação da ex-reitora com os estudantes era apenas de “faz de conta”, como se pode observar no final do vídeo, gravado sem seu conhecimento, onde ela aparece rindo alto e se gabando da “lacração”. Ela poderia ter optado por um debate sério.

* I – Descontos dos aposentados, o que de fato Bolsonaro fez – Os apoiadores do ex-presidente vêm dizendo que ele agiu para coibir as fraudes no INSS. A afirmação não encontra alicerce na realidade. Ainda em 2019, o ex-presidente enviou uma medida provisória ao Congresso Nacional.

* II – Nela, previa um prazo de revalidação dos contratos entre aposentados e instituições, um ano. Ou seja, todos os anos os contratos deveriam ser renovados. A intenção não era evitar fraudes, mas dificultar a atuação dos sindicatos, uma bandeira bolsonarista.

* III – Após discussões, o Congresso Nacional alargou o prazo para três anos, com vigência a partir de 31 de dezembro de 2021. O ex-presidente sancionou. Depois, outra MP adiou a vigência da revalidação, novamente Bolsonaro concordou, sancionando a lei.

* IV – Por fim, e o mais importante, o ex-presidente, numa terceira MP, criou o Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores, em março de 2022. Um de seus artigos acabava com a revalidação. Daí as fraudes estouraram, ante a facilidade. Foi isso.

* I – O encarceramento indiscriminado, como almejam muitos, é uma forma arcaica e comprovadamente ineficaz de cessar a violência e o crime. O que cabe ao estado é criar políticas que evitem a ocorrência de crimes, sobretudo uma política eficaz de combate às drogas.

* II – Cumpre destacar que não prendemos pouco, como alguns pensam. Temos a terceira maior população carcerária do mundo, com 832 mil presos, presas fáceis para as facções criminosas. Nossos presídios são universidades do crime. Isso adianta?

* III – E não venha com aquele papinho de “leve para sua casa” ou ironizar dizendo que o bandido é “vítima da sociedade”. Ninguém aqui defende criminoso, o que se defende é uma política pública que afaste os jovens do mundo do crime. Quem comete crime tem que pagar.

* Um show diante dos mortos – Será lançado no dia 5 de junho, nas plataformas de streaming, o álbum “Alive in the Catacombs”, da banda Queens of the Stone Age, gravado nas chamadas catacumbas de Paris, onde descansam milhares de centenas de caveiras e ossadas. Macabro.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *